LIPOR galardoada com o Green Flag Award

O Parque Aventura & Trilho Ecológico da LIPOR, pelo segundo ano consecutivo, é galardoado com o Green Flag Award.

Este reconhecimento é uma referência internacional de qualidade atribuída a espaços verdes públicos. Com mais de 25 anos, o programa usa 8 critérios-chave para avaliar a estrutura de gestão de cada espaço, bem como para realizar uma inspeção anual de condições, efetuada através de uma rede de juízes qualificados.

Em 2022 um número recorde de parques e espaços verdes de todo o mundo comemoram a atribuição do Green Flag Award, incluindo vencedores pela primeira vez.

Hoje 2.400 espaços verdes de 17 países em redor do mundo, estão certificados com o Green Flag Award.

The Green Flag Award® é um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos que reconhece e galardoa parques e espaços verdes bem administrados, desde 1996, sendo gerido internacionalmente pela Keep Britain Tidy e uma rede de parceiros que oferecem o programa nacionalmente.

Este Prémio reconhece a estratégia pioneira da LIPOR que remonta já à década de 90, de transformação do espaço do antigo aterro sanitário num Parque Aventura & Trilho Ecológico, localizado em Ermesinde (Valongo) e Baguim do Monte (Gondomar). Nesta infraestrutura, recebemos mais de cinquenta mil visitantes todos os anos para explorar e desfrutar de espaços verdes enquanto aprendem sobre resíduos e biodiversidade.

Sobre The Green Flag Award Programme

O programa Green Flag Award (http://greenflagaward.org/) é administrado pela Keep Britain Tidy, sob licença do Departamento de Igualdade, Habitação e Comunidades do Reino Unido, em parceria com uma rede de Operadores Nacionais em todo o mundo.

Keep Britain Tidy é uma instituição de caridade ambiental líder no Reino Unido. Estabeleceu o padrão para a gestão de parques e praias, inspirando as pessoas a não fazerem lixo, a desperdiçar menos e a viver de forma mais sustentável. Realizam campanhas e programas, incluindo Great British Spring Clean, Eco-Escolas, Love Parks, Green Flag Award para parques e espaços verdes e Blue Flag/Seaside Awards para praias. Para saber mais sobre a Keep Britain Tidy, as nossas campanhas e programas visite http://www.keepbritaintidy.org.

Qualquer espaço verde de livre acesso ao público é elegível para concorrer ao Green Flag Award. Os prémios são concedidos anualmente e os vencedores devem inscrever-se anualmente para renovar o Green Flag Award.

Contacto para a imprensa da Keep Britain Tidy:
Helen Bingham helen.bingham@keepbritaintidy.org
Telemóvel Keep Britain Tidy: +44 07768 880016