LIPOR publica Relatório Integrado 2019

A LIPOR publica, em 2020, o Relatório Integrado, reportando a sua atividade no ano civil de 2019, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019, marcando o ajuste da LIPOR às novas tendências de relato dos dados financeiros e não financeiros.

O Relatório Integrado 2019 pretende, através da integração das informações, de forma concisa e focada na estratégia e no desempenho, demonstrar como a Organização promove a gestão sustentável de recursos e a criação de valor partilhado.

Neste relatório apresentamos a Estratégia, o Modelo de Negócio e evolução da Organização ao nível dos Capitais Financeiro, Industrial, Natural, Humano, Intelectual e Social e Relacional. É ainda divulgada informação sobre a Governança, as Demonstrações Financeiras e o desempenho das principais dimensões da Sustentabilidade.

Relativamente aos resultados financeiros, em 2019 a LIPOR registou um volume de negócios de cerca de 40 milhões de euros. No que toca às alterações climáticas, registou-se uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa de 21% (-84.543 tCO2e), comparativamente a 2006.
E porque a LIPOR trabalha para um futuro sustentável de todos os cidadãos, é de destacar o investimento na ordem dos 2.500.000 euros na comunidade no ano de 2019.

O documento foi elaborado de acordo com as orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC) e, em matéria de Sustentabilidade, seguiu as orientações publicadas pela Global Reporting Initiative (GRI), norma internacional sobre elaboração de relatórios de sustentabilidade. O Relatório foi preparado de acordo com as GRI Standards: opção Core.

As Demonstrações Financeiras apresentadas foram preparadas de acordo com as disposições das Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), conforme adotadas na União Europeia.

À semelhança das melhores práticas, para garantir a fiabilidade e a veracidade dos dados apresentados, a informação de sustentabilidade contida no Relatório Integrado 2019 da LIPOR foi devidamente sujeita a verificação externa independente pela ERNST & YOUNG AUDIT & ASSOCIADOS - SROC S.A.
A edição deste importante documento é, pois, para a LIPOR e os seus Municípios Associados o reforço do empenho com os princípios de transparência e de envolvimento com as nossas Partes Interessadas, resultando de um percurso evolutivo com 16 anos consecutivos de reporte anual do Relatório de Sustentabilidade e Relatório & Contas.

Pode consultar o Relatório Integrado em https://www.lipor.pt/pt/aproximar/partes-interessadas/relatorio-integrado/