LIPOR reconhece Melhores Ações de Prevenção de 2021 e lança desafio para a Semana de 2022

Em 2022 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 19 e 27 de novembro. As inscrições e o registo de ações estão abertas até 13 de novembro de 2022.

Dando o pontapé de saída para esta iniciativa, decorreu hoje, dia 21 de setembro, o Programa de Formação para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, destinada a todos os proponentes de ações para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa pretendeu explorar e fornecer ferramentas práticas sobre o tema selecionado da EWWR 2021 “Têxteis Circulares & Sustentáveis” e promover e divulgar boas práticas entre os parceiros.

É de destacar, ainda, o Reconhecimento da LIPOR e dos seus Municípios Associados das Melhores Ações dinamizadas em 2021 na sua área de atuação.

Uma ação em cada categoria (Autoridade Pública, ONG, Empresa, Estabelecimento de Ensino e Cidadão Individual) foi selecionada, tendo como base os critérios de Originalidade, Abordagem ao tema da EWWR, o Alcance e Impacto na comunidade.

As ações reconhecidas foram as seguintes:

Nome da Ação Nome da Entidade Categoria
Co Construção do Livro “Um Futuro Sem Desperdício Alimentar” Câmara Municipal de Matosinhos Entidade Pública
Oficina Criativa: Bordar Roupa Usada Centro Social de Ermesinde - CLDS4G VALER Associação/ONG
Combate ao Desperdício Alimentar: “O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã” Klepierre – Centro Comercial Parque Nascente)

Desafio Tcircular Lady in Green Cidadão Individual
Alimentação sustentável e prevenção de resíduos: Workshop de Receitas Mediterrânicas Escola Superior de Enfermagem do Porto Estabelecimento de Ensino

Nesta edição do Programa de Formação, contámos com a presença de cerca de 60 participantes.

Estamos confiantes que em 2022 vamos ultrapassar o número de iniciativas registadas no ano passado! Contamos com todos!

Mais informações sobre a Semana Europeia da Prevenção em: