Novo Conselho de Administração reconduz Iain Gulland, CEO da Zero Waste Scotland na missão de impulsionar a Economia Circular

Os membros do ACR + renovaram a sua confiança em Iain Gulland, elegendo-o para um novo mandato de dois anos à frente da Associação.

Nestas eleições para o Conselho de Administração da ACR+ a LIPOR, na pessoa de Fernando Leite, foi eleita para a Vice-Presidência, num mandato de dois anos.

Adaptando-se à situação atual e procurando manter o distanciamento social, a Assembleia Geral da ACR+ decorreu on-line com a presença de mais de 90 membros da rede, de todos os cantos da Europa. Este evento estava previsto ser realizado, originalmente, em Edimburgo nas instalações da Zero Waste Scotland.

No entanto, da mesma forma, esta foi uma grande oportunidade para se discutirem as próximas atividades e orientações da rede. Ao longo dos últimos anos a ACR+ concentrou as suas atividades no papel das autoridades públicas e na integração de uma abordagem multissetorial no debate sobre sustentabilidade. Assim é natural a defesa do estreito vínculo entre economia circular e as alterações climáticas. Na ACR+ estamos convictos que a circularidade é um pré-requisito para a neutralidade climática e por isso continuaremos a dedicar toda a energia para tornar a Economia Circular uma realidade.

A campanha “Mais circularidade e menos carbono” lançada no ano passado pelo 25º aniversário da rede é o exemplo prático do envolvimento da ACR+.

Esta campanha e outras iniciativas, como uma pesquisa sobre o impacto do COVID-19 nos sistemas de gestão de resíduos ou projetos para promover um futuro sustentável para as ilhas, mostram a vitalidade da Associação.

Um momento chave desta Assembleia Geral on-line foi a renovação do Conselho de Administração da ACR+. As cidades de Génova, Odense, região metropolitana do Porto (LIPOR), SERIT - Serviços para o território do Verona (Verona), Haia, bem como a província de Fryslân, região autônoma da Sardenha, região de Arnhem-Nijmegen, região de Bruxelas, a Catalunha (ARC), a região de Midlands Oriental (EMRWO), a região do País do Loire, a Zero Waste Scotland e a Wasteserv Malta foram eleitos membros do Conselho de Administração da ACR+ até junho de 2022.

Depois da eleição, Iain Gulland, reconduzido Presidente da ACR+ referiu: “Estou muito satisfeito e orgulhoso de ser reeleito Presidente do ACR+. Agora, mais do que nunca, o planeta precisa de ações para combater as alterações climáticas e recuperar para melhor depois da pandemia global, e a ACR+ provou ser uma rede extremamente eficaz para os membros compartilharem e colaborarem na realização de ações práticas no terreno para reduzir o desperdício e acelerar a economia circular. O nosso objetivo agora é desenvolver o nosso papel de liderança na mudança para a Economia Circular na Europa e mais além, mostrando as melhores práticas e fornecendo apoio a muito mais regiões e municípios, para que eles também tenham a confiança de adotar novos abordagens para reduzir o desperdício e cumprir metas mais amplas das alterações climáticas."

Juntamente com os 14 membros do Conselho de Administração, com muito trabalho realizado e na vanguarda do desenvolvimento e a experiente equipe do Secretariado em Bruxelas, a ACR+ continuará o caminho seguro em direção ao seu objetivo de colocar a economia circular como um pré-requisito para a neutralidade climática.