Novo Investimento de cerca de 3,8 milhões de euros na recolha de Biorresíduos

Comunicado de Imprensa
6 de outubro de 2020

LIPOR e MUNICIPIOS ASSOCIADOS continuam a promover e potenciar a recolha de biorresíduos

Novo Investimento de cerca de 3,8 milhões de euros na recolha de Biorresíduos

A LIPOR acaba de abrir um Concurso Público Internacional para a aquisição de nove viaturas pesadas, para recolha seletiva de biorresíduos, movidas a gás natural. O investimento previsto é de 1,2 milhões de euros, sendo as viaturas distribuídos pelas Câmaras Municipais associadas.

Em execução estão também investimentos de cerca de 2,6 Milhões de euros, também destinados às Câmaras Municipais associadas da LIPOR, dos quais se destacam o fornecimento de diversos tipos de contentores de deposição e recolha, “compartimentos” para alojar contentores, equipamentos de monitorização para otimização das recolhas e a promoção de Campanhas de Sensibilização - tudo no sentido de aumentar a facilidade da separação e a comodidade dos Cidadãos na separação e na entrega de Biorresíduos.

Este Investimento que totaliza de 3,8 milhões de euros, é co-financiado por Fundos Comunitários (POSEUR), dando, assim, continuidade ao esforço conjunto das Câmaras Municipais e da LIPOR, em superar os Objetivos e Metas nacionais e da União Europeia quanto à boa gestão dos Biorresíduos produzidos na Região.

Tendo por base as estratégias delineadas para a recolha porta-à-porta na região do Grande Porto, o Investimento atualmente em curso permitirá atingir o objetivo definido de, até ao final de 2021, servir 131.338 habitações/comércios por este tipo de recolha.

Uma aposta forte em ano de comemoração dos 15 anos da Central de Valorização Orgânica.

2020 ano de celebrar a excelência!