O projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes anda pelas ruas bem perto de si... esteja atento!

A implementação do serviço de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes permitiu, já neste semestre, a recolha e valorização orgânica de mais de 10.000 toneladas de resíduos verdes, que se traduz num desvio significativo desta tipologia de resíduos da fração indiferenciada e corresponde a um crescimento de 5% face ao ano anterior.

Entre janeiro e junho foram reforçados, não só os circuitos de recolha seletiva de resíduos verdes nos municípios associados da Lipor, bem como a comunicação e sensibilização direcionada à comunidade. Sendo este um dos grandes objetivos deste novo serviço de recolha seletiva gratuito: valorizar e integrar na Economia Circular todas as frações de resíduos urbanos que estão a ser mal encaminhadas e desperdiçadas.

Através da colaboração dos cidadãos que separaram os restos dos seus jardins, chegaram à Lipor os resíduos verdes e começou, desta forma, o processo de uma nova vida para os mesmos. Após serem rececionados, foram pesados e contabilizados, para ser percetível o impacto positivo que apresentam, e encaminhados, posteriormente, para a Central de Valorização Orgânica. Já na Central foram alvo de uma transformação que originou matéria, proveniente da compostagem, para a produção de um corretivo orgânico natural de alta qualidade – o NUTRIMAIS, que permitirá a manutenção ou aumento da fertilidade natural dos solos.

Sendo que, apenas com a participação de todos nesta iniciativa conseguimos o aproveitamento desta matéria-prima e, consequentemente, a redução de extrações diretamente da natureza. Colabore com esta iniciativa e não deposite os resíduos verdes no contentor do lixo indiferenciado. Estamos sempre a tempo de mudar de atitude!