Obrigado pela excelente época de 2019!

Depois do encerramento do Parque Aventura LIPOR no passado dia 31 de outubro, com a festa de Halloween, é tempo de fazer um balanço de mais uma época!

Em 2019 o período de funcionamento foi de maio a outubro, estando aberto aos fins de semana, das 10h às 20h, para fruição livre pela população e às terças e quintas-feiras para atividades para grupos - mediante calendarização e disponibilidade.

Foi uma Época excelente no Parque Aventura LIPOR!

Obrigado a todos os que de uma forma ou de outra ajudaram a que o Parque Aventura LIPOR em 2019 fosse um êxito e claro, a todos os que nos visitaram!

Não podemos deixar de referir, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2019, já percorreram o Trilho Ecológico LIPOR 19.569 pessoas, o que representa um acréscimo de 5.277 utilizadores face ao período homólogo.

O Trilho Ecológico continua aberto todos os dias das 8h às 20h, pelo que podem continuar a percorrê-lo e a utilizá-lo com vista à manutenção da boa forma física.

…e já agora SABIA QUE:
  • O Parque Aventura Lipor recebeu uma Menção Honrosa do Prémio BES Biodiversidade 2011?!
  • Em 2019 o número de visitantes do Parque Aventura foi de 68.918 pessoas?!
  • O Parque Aventura, desde a sua abertura ao público em 2010, já foi visitado por 350.633 pessoas?!
  • Já são portadores do cartão ECO SHOP/ Parque Aventura 3.767 pessoas?!
  • Já foram entregues pelos visitantes do Parque Aventura mais de 52 toneladas de resíduos de embalagem para reciclar?!
  • Em 2019, já percorreram o Trilho Ecológico Lipor 19.569 pessoas?!
  • A página do facebook do Parque Aventura já tem 12.470 "gostos”?!

Para mais informações, consulte a área dedicada ao Parque Aventura LIPOR, no nosso Portal https://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/parque-aventura-trilho-ecologico/

Sobre o Parque Aventura e o Trilho Ecológico LIPOR

O Parque Aventura é um espaço ao ar livre de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização - formação integral do indivíduo e está localizado nas instalações da Lipor em Baguim do Monte - Gondomar e Ermesinde - Valongo.

Este espaço nasceu do projeto de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do espaço do Antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte. O antigo Aterro Sanitário localizado nos terrenos anexos à Central de Valorização Orgânica, ao Centro de Triagem e às Plataformas de Triagem da Lipor tem uma área de cerca de 19 ha e rececionou desde 1970 grande parte dos resíduos urbanos dos Municípios associados da LIPOR.

Este projeto previu a implementação um sistema de monitorização constituído por um sistema de captação e drenagem de lixiviados; um sistema de drenagem pluvial superficial e um sistema de captação e drenagem de gases, permitindo a criação de um espaço lúdico, de lazer e formação que pode ser utilizado pela população do Grande Porto – o PARQUE AVENTURA LIPOR.

O Parque Aventura estará aberto aos fins de semana entre os meses de maio e outubro das 10:00h às 20:00h, com diversas atividades! Desde o Parque Radical, ao Circuito de Arborismo, passando pelo Campo de Minigolfe até aos Circuitos Pedonais, de Corrida e de Bicicleta o Parque Aventura está pronto para o receber! Aproveite-o ao Máximo!

O Trilho Ecológico da Lipor é um trilho interpretativo que acompanha as margens do rio Tinto e que permite que o circuito pedonal do Parque tenha, agora, mais de 4 km.
A construção deste Trilho Ecológico, integrado na Estratégia de promoção da Biodiversidade da Lipor, visa aproximar a Comunidade ao rio Tinto, protegendo-o e devolvendo-o à população.

Nas margens do rio, foi recuperado um antigo Moinho, onde foi instalado um Centro de Interpretação Ambiental para suporte a um Programa Educacional para as Escolas da região. Na parede do Moinho podemos apreciar um mural do artista Bordalo II, o Peixe, que pretende promover a reflexão sobre os princípios da Economia Circular e a reutilização dos resíduos!

Venha percorrer o Trilho e conhecer e desfrutar do rio Tinto!