Projeto ESTRAEE proporciona aos Municípios da LIPOR maior qualidade na Gestão Municipal de Resíduos Elétricos e Eletrónicos

28 de setembro de 2020

No âmbito do Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, os Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e a LIPOR adaptaram 9 Ecocentros da sua área de influência, para melhorar as condições de receção destes resíduos e potenciar a sua reutilização e reciclagem.

Os 9 Ecocentros selecionados foram alvo de obras de requalificação, tendo sido também reforçada a segurança nestes locais através da instalação de um total de 36 câmaras de videovigilância e demais equipamentos de suporte.

Nesta fase, os Ecocentros abrangidos estão a ser equipados com um total de 18 novos contentores para a receção de resíduos elétricos e eletrónicos que permitirão separar os resíduos com potencial de reparação, daqueles que são entregues desmantelados ou em mau estado de conservação. Permitirão também cumprir os requisitos legais de receção desta tipologia de resíduos.

Os Ecocentros serão ainda equipados com 9 contentores móveis para a realização de ações de sensibilização da Comunidade.

Para apoio às operações de preparação para reutilização, foram instalados na Lipor 2 novos edifícios, nomeadamente uma Unidade na plataforma exterior e um Centro de Reutilização no Ecocentro da Formiga.

Utilize os Ecocentros dos seus Municípios e ajude a dar uma nova vida aos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos!

www.lipor.pt

Sobre Projeto ESTRAEE

O Projeto ESTRAEE promove, no espaço transfronteiriço da Galiza-Norte de Portugal, uma Estratégia para a Gestão Sustentável Resíduos Elétricos e Eletrónicos, envolvendo os Cidadãos, a Administração Local, os Fabricantes e Produtores, através dos Sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor.

Aprovado no âmbito do programa de cooperação Espanha-Portugal, através do Programa INTERREG V – A POCTEP 2014-2020, o Projeto é coordenado pela Deputación de Pontevedra (Espanha) e tem como parceiros portugueses a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e a ERP - Portugal (European Recycling Platform) e espanhóis, a ERP SAS – Espanha, a Fundação Centro Tecnológico de Eficiência e Sustentabilidade Energética - Energylab e a Revertia - Reuse and Recycling.

Na área Lipor os 9 Ecocentros-alvo de implementação do Projeto são:

o             Ecocentro de Silvalde (Espinho)
o             Ecocentro da Cal (Gondomar)
o             Ecocentro de Moreira (Maia)
o             Ecocentro de Nogueira (Maia)
o             Ecocentro de Custóias (Matosinhos)
o             Ecocentro de Sendim (Matosinhos)
o             Ecocentro da Prelada (Porto)
o             Ecocentro de Valongo (Valongo)
o             Ecocentro da Formiga (Lipor)

Para mais informações sobre o Projeto ESTRAEE consulte: www.lipor.pt/pt/inovar/projetos-financiados/estraee/