Reciclagem Aumenta no Sistema LIPOR - Cidadãos dos oito municípios da LIPOR unidos na Reciclagem

Proveniente de Recolha Seletiva de Biorresíduos e em resultado da expansão de projetos de Recolha Porta a Porta e de Proximidade com acesso condicionado para os fluxos de resíduos alimentares e de resíduos verdes, a LIPOR recebeu 51 889 toneladas, o que representa um aumento de +8% comparativamente a 2022.

Estes resultados demonstram o forte investimento e aposta da LIPOR e seus Municípios Associados na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais a enviar para Reciclagem e Valorização Orgânica, tendo sido crucial o envolvimento do cidadão. De realçar, o significativo crescimento dos quantitativos de resíduos alimentares recolhidos seletivamente no setor residencial resultado da forte aposta dos 8 Municípios LIPOR na recolha Porta a Porta ou de Proximidade com acesso condicionado.

Um excelente resultado é o decréscimo na produção de lixo dos munícipes em -1,2%, que representa menos 4 519 toneladas face a 2022. A LIPOR encaminhou 362 933 toneladas para Valorização Energética o que permitiu, no ano de 2023, a exportação para a rede nacional da EDP de 163 182 MWh de energia elétrica. Foram depositadas 11 546 toneladas de lixo em aterro, o que representou apenas 2% dos resíduos produzidos nos oito Municípios Associados.

Os produtos LIPOR - nomeadamente os Recicláveis (papel e cartão, plásticos, vidro e metais), o Composto Orgânico e Substratos Nutrimais® e a Energia Elétrica exportada - tiveram um impacto positivo na redução de emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) noutros setores económicos na ordem das 105 000 tCO2e (ver Nota 1), o que equivale às emissões de GEE associadas à circulação anual de 40 mil automóveis.

O Projeto LIPOR e os Municípios Associados disponibilizam aos cidadãos um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto. A LIPOR quer continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em Sistemas e Infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de resíduos e a consequente eliminação dos Aterros.

LIPOR
Continuamos a dar Mais à Reciclagem

Legenda:
Reciclagem Multimaterial de papel/cartão, plástico e vidro: Papel e Cartão + Vidro + Embalagens de Plástico e Metal + Esferovite + Sucatas + Tampinhas