Reconhecimento em dose dupla: Campanhas de Comunicação da LIPOR ganham os Prémios de Comunicação M&P

Duas campanhas de comunicação promovidas pela LIPOR e seus Municípios Associados foram galardoadas com os Prémios de Comunicação M&P, atribuídos pelo jornal Meios & Publicidade. As temáticas destacadas nestas campanhas foram o desperdício alimentar e a reutilização de resíduos.

Com o mote “Poupe o Ambiente e a Carteira”, a campanha de comunicação sobre desperdício alimentar objetivou sensibilizar os cidadãos para o impacto ambiental, económico e social do desperdício. Ao materializar o que as pessoas podem realizar com o dinheiro poupado ao evitar o desperdício de alimentos, a campanha levou-as a refletir sobre sonhos e necessidades que podem ser supridas com a mudança de comportamento.

Desenvolvida pela agência Mustard, a campanha decorreu de 28 de novembro de 2022 a 14 de março de 2023 e alcançou mais de 500 mil pessoas nas redes sociais, nomeadamente, Facebook e Instagram. Também contou com meios de comunicação offline, como muppies, anúncios de imprensa e cartazes em restaurantes. Além do cidadão, a campanha foi direcionada para potenciais novos aderentes dos projetos Dose Certa e Embrulha. Ambos iniciativas da LIPOR para redução de desperdício alimentar.

Já a campanha sobre reutilização de resíduos, desenvolvida pela agência Winício e apoiada pelo Fundo Ambiental, sensibilizou e mobilizou entidades e populações locais para terem um papel ativo na reutilização de vestuário, pequenos eletrodomésticos e mobiliários. “Reutilizar Muda Tudo” foi o conceito criativo escolhido para transmitir de forma direta e impactante a atitude de mudar não apenas o destino dos bens usados, mas também o mundo, tornando-o mais sustentável.

Lançada em agosto de 2023, só no primeiro mês, a campanha nomeada carinhosamente de “Muda Tudo” alcançou mais de 100 utilizadores no Instagram e gerou mais de 400 interações dos usuários, resultando num aumento significativo de visitas e ligações externas.

Ao longo de dez anos de existência, completados em 2023, os Prémios Comunicação M&P têm reconhecido os melhores projetos de comunicação e relações-públicas realizados por consultoras de comunicação e empresas. Ambas as campanhas, da LIPOR, foram reconhecidas com a distinção bronze. A campanha “Poupe o Ambiente e a Carteira”, na categoria Sustentabilidade e a “Muda Tudo”, na categoria Associações, Setor Público e Terceiro Setor. A cerimónia de entrega do Prémio ocorreu no dia 28 de fevereiro, em Lisboa.

Poderá aceder às fotografias em https://we.tl/t-Es99wBYcER