Semana Europeia da Prevenção 2020

20 de novembro de 2020

Vamos mudar os nossos hábitos! 152 Ações em Movimento.

Em 2020 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 21 e 29 de novembro com o tema central o Lixo Invisível.
Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas mais de 150 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana e abrangendo diferentes públicos-alvo.

Algumas das Entidades participantes são entre muitas outras, os Municípios Associados da LIPOR, Bibliotecas; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos; Juntas de Freguesia; Escolas; LIPOR e Cidadãos.

21 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 e são muitas as atividades a acontecerem.

Neste dia, a Academia LIPOR promove Cursos de Fruticultura e Compostagem Caseira (online), dirigidos à população em geral e que pretendem sensibilizar para as vantagens da agricultura biológica e compostagem caseira como forma de prevenção.

A Alexandra Arnóbio Upcycling Project's fará diariamente de 21 a 28 de novembro uma (1) sessão online para sensibilizar o público para a problemática dos resíduos e do “Lixo Invisível”.

O Jardim D’Areias dinamizará um workshop online (21 e 28 de novembro) para ensinar a transformar uma t-shirt num saco de compras!

No dia 23 de novembro a Escola Superior de Enfermagem promove uma ação de troca de livros.

De 23 a 27 de novembro a Vintage for a Cause dinamiza, online, um conjunto de workshops focados na criação de acessórios de moda a partir de roupas usadas: Todos os dias um tema novo!

No dia 24 de novembro, na Escola Secundária de Rio Tinto, os óleos usados serão reciclados e darão origem a sabão! Seguidamente será comprovada a eficácia do sabão na correta higienização das mãos.
O Parque Nascente receberá a D. Generosa para um esclarecimento relativamente aos resíduos que produzimos e como podemos reduzir a sua produção!

No dia 25 de novembro serão lançados pela LIPOR os guias práticos "O Ciclo do Alimento" que têm como principal objetivo ensinar, de uma forma simples, o cidadão a cultivar os seus alimentos de uma forma sustentável, reduzir o desperdício alimentar e valorizar os seus biorresíduos.

No dia 26 de novembro, a LIPOR promove um Workshop onde os participantes serão convidados a criar o seu próprio saco das compras com a reutilização de materiais. Este tem como objetivos: sensibilizar para a temática do "Lixo Invisível" e reforçar os conceitos de Upcycling e de Economia Circular. Esta iniciativa será online. Fique atento ao nosso portal e À nossa divulgação!

Nos dias 26 e 27 de novembro o Parque Nascente volta a falar de prevenção, desta vez com o Repara (n)isto: o candeeiro e o ferro de engomar – workshop online 20 a 30 min – projeto CREW. Neste workshop é mostrado como fazer pequenas reparações em eletrodomésticos/objetos elétricos que ainda têm muito para dar!

Ainda, durante toda a Semana decorrerão ainda, ações:

• No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos e exibição dos filmes de sensibilização para o “Lixo Invisível”;
  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição mupies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;
  • A Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo de correio da Prevenção e divulgará nos seus suportes digitais filmes, rubricas e mensagens de sensibilização para a temática da Prevenção e do “Lixo Invisível”
  • O Mar Shopping levará a cabo uma Campanha de Recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos nos Centros Comerciais do Marshopping, que serão reparados para doação.

Todas as ações estão disponíveis para consulta em:

Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da prevenção de resíduos (EWWR) é uma iniciativa Europeia que promove a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana.
Incentiva um vasto grupo de atores (autoridades públicas, empresas privadas, sociedade civil, bem como os próprios cidadãos) a envolverem-se. A LIPOR associou-se a esta iniciativa desde a primeira edição, estando a decorrer a 12.ª edição. Em 11 anos de Semana Europeia da Prevenção foram dinamizadas mais de 2 350 ações na área da LIPOR.
Ter acesso a informações confiáveis sobre o impacto do consumo e da geração de resíduos no meio ambiente é um precursor essencial para mudar o comportamento e os hábitos diários em torno desses problemas. Para a EWWR 2020, desafiamos os participantes a educar a si mesmos e aos outros sobre resíduos e colocar esse conhecimento em prática, alterando seus hábitos diários de consumo para reduzir seu desperdício e refletirem sobre ao “Lixo Invisível”.