Semana Europeia da Prevenção 2022 – Mais de 155 ações a decorrer nos Municípios Associados da LIPOR | #40AnosLIPOR

#40AnosLIPOR

Arranca já amanhã a edição de 2022 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá entre os dias 19 e 27 de novembro com o tema central Têxteis Circulares & Sustentáveis.

Na área de influência da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas 156 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana, abrangendo diferentes públicos-alvo.

Estamos todos incluídos na causa ambiental e a prevenção é absolutamente essencial. Imbuídas nesta missão, são inúmeras as entidades participantes, nomeadamente: Municípios Associados da LIPOR; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, Mar Shopping; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; LIPOR e Cidadãos em nome individual, entre muitas outras.

O dia 19 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022 e são muitas as atividades a acontecer.

No dia 22 de novembro, a Academia LIPOR promove o Curso “Impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade" que visa promover a partilha do conhecimento no âmbito das alterações climáticas, reconhecer o seu impacto na biodiversidade e sensibilizar para os gestos a ter em conta para contrariar este ciclo.

Já a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a 19 de novembro dinamiza o Workshop DIY - Reparação de peças via bordado criativo ou reparação meias com técnica passajar e a 22 de novembro o Workshop DIY - Personalização de t-shirt com bolso (gratuito), no qual os participantes aprendem a personalizar uma t-shirt com um bolso de outro tecido. Este workshop é realizado pela "Vintage for a cause" e é destinado à Associação de Reformados. Já no dia 26 de novembro, dinamiza, ainda, a sessão “À conversa com... Os desafios da indústria têxtil na prevenção de resíduos".

Vista a camisola da causa ambiental, pois durante toda a semana, decorrerá uma Recolha de materiais - Campanha "Dress a Girl", que tem a missão de vestir meninas (e meninos) de países carenciados, levando-lhes dignidade, proteção e esperança. Esta campanha de recolha envolverá todas as escolas do concelho, assim como, empresas e Juntas de Freguesias.

A Câmara Municipal de Matosinhos dinamizará uma série de Workshops "Da camisola ao saco" (21 de novembro), "Do algodão ao linho" (22 de novembro), "Ulisses e o fabuloso destino do lixo" (24 de novembro) e “Costura Criativa” (25 e 27 de novembro).

O Centro Educativo Quinta do Passal do Município de Gondomar dinamizará uma série de iniciativas à disposição de todos, das quais de destacam, no dia 19 de novembro, um Mercado de Trocas em parceria a Let's Swap.

Durante toda a semana serão dinamizadas as oficinas "Reutilizar com Imagina", em que as crianças são desafiadas a serem os influenciadores da reutilização, transformando rolhas de cortiça, tampinhas e garrafas de plástico e elementos naturais como ramos de árvores, folhas, casca menor de sobreiro (cortiça), bolotas, entre outros.

A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho promoverá a iniciativa “Retalhos com Vida”, que tem como objetivo principal, dar uma nova vida a camisas, calças e tecidos doados, transformando-os em aventais, acessórios úteis para guardar pertences, como sacos de tecido, sempre com a intenção de serem doados.

A Escola Básica Quinta do Vieira do Município de Matosinhos promoverá a iniciativa “Planeta + Dar e receber”, onde na zona exterior de acesso à escola, será colocado um armário com prateleiras, onde as pessoas poderão entregar e/ou recolher os artigos têxteis que já não usam ou que necessitem usar.

Durante toda a semana, o MarShopping promoverá “Repair Café”, a Exposição da Compostagem Caseira e uma Campanha de doação de roupas.

A LIPOR elaborou um Guia sobre a temática dos Têxteis, com soluções de redução, reutilização e reciclagem. O guia apresenta a problemática dos têxteis, os impactos da produção e consumo na sustentabilidade, bem como um conjunto de casos de estudo de boas práticas de redução, reutilização e reciclagem implementadas por empresas, associações e municípios a nível nacional.

Ainda, durante toda a Semana destacamos as seguintes ações:

• No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos e um vídeo explicativo sobre a problemática de produção de lixo invisível, em peças de uso diário.
  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição Muppies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;
  • A LIPOR publicará dicas de prevenção de resíduos nos seus canais internos e externos associadas ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto #somospelasustentabilidade.
  • A LIPOR colocará à disposição dos seus colaboradores e dos seus visitantes uma estrutura destinada à troca de livros: traga um livro, leve um livro!
  • O EcocentroMóvel fará uma itinerância pelos municípios associados da LIPOR. Consulte as datas em que este equipamento estará no seu município!

LIPOR | 40 anos a reinventar o amanhã
#40AnosLIPOR

Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa europeia que tem como objetivo principal a promoção de ações a nível local e o aumento da sensibilização para as questões relacionadas com a gestão sustentável de recursos e a produção de resíduos.
Com estas iniciativas, concentradas ao longo de uma semana, em toda a Europa, pretende-se atingir um conjunto variado de públicos, como a sociedade civil, escolas, empresas e entidades públicas.
Os principais objetivos da EWWR prendem-se com:
  • A sensibilização para as estratégias de redução de resíduos, de reutilização de produtos e de reciclagem de materiais, bem como de políticas da União Europeia e dos Estados-Membros relacionadas;
  • A necessidade de destacar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR;
  • A mobilização e o incentivo dos cidadãos europeus a concentrarem-se em quatro temas-chave de ação;
  • O reforço das capacidades das partes interessadas da EWWR, fornecendo-lhes ferramentas de comunicação e formação direcionadas.

Em 13 anos de Semana Europeia da Prevenção foram dinamizadas mais de 2 800 ações na área da LIPOR.

Ter acesso a informações confiáveis sobre o impacto do consumo e da geração de resíduos no meio ambiente é um precursor essencial para mudar o comportamento e os hábitos diários em torno desses problemas. Para a EWWR 2022, desafiamos os participantes a educar a si mesmos e aos outros sobre resíduos e colocar esse conhecimento em prática, alterando seus hábitos diários de consumo para reduzir seu desperdício e refletirem sobre os “Resíduos Têxteis”.
Desde 2017, o projeto é financiado e coordenado por um Comité Diretor, cujos membros são: ACR+, ADEME, Bruxelles Environnement/Leefmilieu Brussel, EMWR, ARC, AICA, Comissão Europeia, LIPOR, Direção Ambiental do Principado do Mónaco, VKU, Ilhas Baleares, EIT e Wasteserv Malta Ltd.