Simulacro ocorreu nas Instalações da LIPOR

#somos pessoas #somospelasegurança

Teve lugar ontem, 29 de setembro, nas instalações da LIPOR, em Baguim do Monte (Gondomar)/Ermesinde (Valongo), um simulacro de incêndio de grande dimensão.

O simulacro teve um caráter supramunicipal e contou com a colaboração do CDOS do Porto e a intervenção de Corporações de Bombeiros de quatro Municípios: Gondomar (Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto; Bombeiros Voluntários de Valbom e Bombeiros Voluntários de Gondomar ), Maia (Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Bombeiros Voluntários de Moreira), Matosinhos (Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta) e Valongo (Bombeiros Voluntários de Valongo, Bombeiros Voluntários de Ermesinde); Serviço Municipal de Proteção Civil de Gondomar e Valongo; Polícia de Segurança Publica de Gondomar; INEM; Cruz Vermelha Portuguesa; Equipas de Resposta a Emergência da LIPOR e PREZERO, bem como Observadores externos para avaliação, supervisão, direção e controlo do exercício, garantindo a segurança do mesmo e que este se manteve alinhado com os objetivos e os procedimentos fixados.

Com este simulacro pretendeu-se testar a resposta a um cenário de emergência de grande envergadura contemplada nas “Medidas de Autoproteção” e no “Plano de Recuperação de Desastres”, testando toda a cadeia de resposta, desde interna até à resposta externa de patamar supramunicipal, com especial destaque para a interligação entre a LIPOR e os vários agentes de proteção civil, bem como a resposta da LIPOR ao nível da Comunicação pelo “Manual de Gestão de Crise – Comunicação e Estratégia para a preservação de Valor”.

Tendo a LIPOR implementado um Sistema de Gestão Ambiental, encontra-se certificada segundo o referencial normativo NP EN ISO 14001:2015. Assim, esta iniciativa permitiu, ainda, avaliar a atuação da LIPOR a nível ambiental, perante um de incêndio, nomeadamente, o encaminhamento dado às águas do incêndio e a não escorrência das mesmas para o sistema de águas pluviais, bem como o encaminhamento dado aos resíduos ardidos.

No final foi realizada uma avaliação da ação com o debriefing que contou com a participação dos intervenientes.

O Simulacro foi enquadrado no Programa das Jornadas de Ambiente e Proteção Civil que conta, ainda, com as seguintes iniciativas:

• Debate Proteção Civil e Ambiente | 29 setembro | LIPOR
  • Conferência “Novos Paradigmas da Proteção Civil” | 30 setembro, sob organização da Universidade Lusófona | Auditório Central Valorização Orgânica, LIPOR
  • Workshops Ambiente e Proteção Civil | 01 outubro | Parque Aventura, LIPOR