Valongo - Alargamento da recolha seletiva porta-a-porta nos Prédios

O projeto “Reciclar é Dar+”, promovido pela LIPOR e pelo Município de Valongo, alarga a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos aos prédios.

Está a decorrer uma campanha de sensibilização e adesão junto dos residentes de mais de 1100 alojamentos de natureza multifamiliar do concelho de Valongo, com o objetivo de promover a recolha seletiva dedicada. Nesta fase, cada conjunto habitacional será equipado com contentores exclusivos para a reciclagem de embalagens de papel/cartão, de plástico/metal, de vidro e alimentares, em regime de proximidade na via pública ou em Logradouros.

Nesta fase do projeto “Reciclar é Dar +”, os aderentes receberão um kit de ecobags para reciclagem multimaterial e um balde, com capacidade de 10 litros para a colocação dos resíduos alimentares.

Este sistema traz vantagens individuais aos valonguenses e contribuirá para o alcance das metas comunitárias de reciclagem, colocando o município na rota da Economia Circular e do combate ao desperdício.
Toda a informação relativa à gestão de resíduos no Município de Valongo está disponível no portal: https://residuos.cm-valongo.pt/

Continue a dar mais à Reciclagem!

Mais informações: https://www.lipor.pt/darmais/

Sobre o Município de Valongo

O Município de Valongo nasceu há mais de 180 anos, em 1836, mas a história deste território com 75 quilómetros quadrados onde convivem as cidades de Alfena, Ermesinde, e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado tem centenas de milhões de anos remontando à Era Paleozoica, quando as trilobites (seres vivos anteriores aos dinossauros) povoavam a Terra.

Valongo possui um bilhete de identidade muito rico e diversificado com marcas territoriais únicas que afirmam e distinguem o concelho na Área Metropolitana do Porto. É aqui a primeira porta de entrada do Parque das Serras do Porto. Além da beleza das Serras e Rios num território outrora habitado pelas Trilobites e depois pelos Romanos, destacam-se também a centenária tradição do Biscoito e da Regueifa, a arte do Brinquedo Tradicional Português, a espetacular tradição da Festa das Bugiadas e Mouriscadas, a Riqueza da Ardósia, os Monumentos Religiosos e a Ferrovia.

Com cerca de 100 mil habitantes, Valongo tem uma localização estratégica na região metropolitana, com excelentes acessibilidades, proximidade ao Aeroporto Internacional, ao Porto de Mar e à segunda maior cidade do país, destino turístico que recebe milhões de turistas por ano.

Valongo é já o primeiro destino metropolitano no que respeita à prática de desportos ao ar livre e direciona-se hoje estrategicamente para a construção de um território qualificado, equilibrado e catalisador, preparado para acolher investimento, promover a fixação de pessoas e atrair turistas.
O Município possui ainda condições únicas e uma vantagem estratégica para as empresas exportadoras pois disponibiliza no seu território o único “Porto Seco” do norte de Portugal, estrutura rodoferroviária que liga Valongo a todos os portos de mar da Península Ibérica.