Vamos mudar os nossos hábitos!

Em 2019 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 16 e 24 de novembro. Este ano, o tema central da Semana é a Mudança de Hábitos: Comunicação e Educação para a Prevenção.

Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas 185 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana em todos os Municípios da Lipor e abrangendo diferentes públicos-alvo.

As ações, ao nível da Lipor, estão disponíveis para consulta em: https://www.lipor.pt/pt/residuos-urbanos/prevencao/semana-europeia-da-prevencao-de-residuos-ewwr-2019/.

Algumas das Entidades participantes são: Municípios Associados da LIPOR, Hard Rock Café Porto; ANA Aeroportos; Juntas de Freguesia; Escolas; LIPOR; entre outras.

16 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018.

Neste dia, a Academia LIPOR promove, durante o período da manhã, um Curso de Reutilização sob o tema “Um olhar criativo sobre os resíduos”, dirigido a professores e que pretende ensinar a dar uma segunda vida aos materiais e o Jardim D’Areias dinamizará, no período da tarde, um Workshop onde se ensina a produzir a própria pasta de dentes, numa vertente de redução de embalagem e sustentabilidade.

No dia 17 de novembro a Associação Humana Portugal, em todas as suas lojas, incentivará os seus clientes a entregar peças têxteis para doação e desta forma promover a reutilização e a IRL (Independent Resource Location) colocará em prática a ação Full Week Repair Café CREW que visa ensinar a reparar pequenos eletrodomésticos num ambiente descontraído e informal. Esta ação terminará com um concerto música Joseph Shabason.

No dia 18 de novembro a União de freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões iniciará uma Campanha de recolha de medicamentos usados ou fora de validade, junto da população idosa para tratamento adequado na Valormed e proteção do ambiente. Esta ação decorrerá durante toda a semana.

A Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta - Câmara Municipal da Maia, levará a cabo a distribuição do autocolante "Publicidade aqui não" aos participantes das suas atividades.

No dia 19 de novembro, a Escola Básica Quinta do Vieira será construído, com recurso a materiais reutilizados, um móvel que será colocado no portão da escola onde as famílias poderão deixar artigos que já não utilizam e recolher outros que lhes possam fazer falta.

A Junta da Freguesia de Ermesinde iniciará uma campanha até 5.ª feira "Be.Ação - Cidade Sem Beatas no Chão!" que tem como objetivo principal a prevenção, educação e sensibilização da população da cidade de Ermesinde para a problemática das beatas largadas em espaços públicos. Diariamente são recolhidas/varridas das ruas, espaços verdes e parques, centenas de beatas lançadas para estes locais pelos consumidores de tabaco.

Durante a Semana daremos mais informações sobre outras atividades em curso.

Durante toda a Semana:

•           No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos;

•           Nos Municípios da Lipor estarão em exibição mupies na via pública com a mensagem da prevenção;

•           A Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo de correio da Prevenção e terá ao dispor dos seus visitantes o autocolante “Publicidade Aqui Não! Obrigado!”

•           Em vários municípios da LIPOR haverão cursos de Compostagem Caseira Terra-a-Terra. Consulte  https://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/compostagem-caseira/terra-a-terra/particular/ e veja nos que pode participar.

Durante a Semana serão dinamizadas ações em todos os Municípios da Lipor; que decorrerão durante todos os dias da semana; abrangendo diferentes públicos-alvo.

Aceda a www.lipor.pt – Prevenção e consulte todas as ações https://www.lipor.pt/pt/residuos-urbanos/prevencao/semana-europeia-da-prevencao-de-residuos-ewwr-2019/.

Em caso de dúvidas, por favor contacte Rita Rebelo – rita.rebelo@lipor.pt ou Rosa Veloso – rosa.veloso@lipor.pt ou pelo telefone 229 770 100.

Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da prevenção de resíduos (EWWR) é uma iniciativa que promove a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana.

Incentiva um vasto grupo de atores (autoridades públicas, empresas privadas, sociedade civil, bem como os próprios cidadãos) a envolverem-se.

A LIPOR associou-se a esta iniciativa desde a primeira edição, estando a decorrer a 11.ª edição. Na área de influência da LIPOR foram registadas 185 ações em todos os municípios e em todas as categorias.

Ter acesso a informações confiáveis sobre o impacto do consumo e da geração de resíduos no meio ambiente é um precursor essencial para mudar o comportamento e os hábitos diários em torno desses problemas. Para o EWWR 2019, desafiamos os participantes a educar a si mesmos e aos outros sobre resíduos e colocar esse conhecimento em prática, alterando seus hábitos diários de consumo para reduzir seu desperdício.