Jovem cozinheira vence 1º Concurso de Formação da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

Concurso apoiado pela makro integra Joana de Brito no grupo júnior das “Equipas de Competição Culinária ACPP”, que representam o país nas maiores competições culinárias internacionais.

Lisboa, 23 de maio de 2022 – A jovem cozinheira Joana de Brito é a grande vencedora do 1º Concurso de Formação, promovido pela ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal com o apoio da makro Portugal, e passa a integrar o grupo júnior (sub-25) das “Equipas de Competição Culinária ACPP”, que representam o país nas maiores competições culinárias a nível internacional.
O talento conquistou o júri com a entrada Brandade de Bacalhau, o prato principal Lombo de Vitela com redução de vinho do Porto, puré e legumes e como sobremesa Tarte de Chocolate com curd de laranja, depois de ter superado várias eliminatórias. A grande final foi ainda disputada pelos promissores cozinheiros Hugo dos Santos, Jan Patrick Coelho e Nadilia Lopes.
“Este concurso, impulsionado pela ACPP, é o perfeito exemplo daquilo pelo qual nos movemos. Acreditamos no enorme potencial dos mais jovens e no seu contributo para preservar, inovar e divulgar a riqueza dos sabores nacionais. Aliás, ’viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade’ é o nosso propósito e, por isso, apoiamos esta iniciativa e queremos acompanhar a sua evolução”, sublinha Filipa Herédia, Head of Communications & Egagement da makro Portugal.
“Na ACPP acreditamos que é em modelo de parceria que se tem maior sucesso e é assim que trabalhamos com os nossos alunos, formadores, parceiros. A Gastronomia tem um papel crucial para a nossa identidade cultural e temos um orgulho gigante em podermos realizar o nosso primeiro concurso com o apoio da makro”, afirma Paulo Pinto, Secretário-Geral da ACPP.
O júri foi composto por um painel bastante experiente e com um curriculum de reconhecimento internacional: Chef Executivo Paulo Pinto, Secretário-geral da ACPP, Chef Carlos Madeira, Chef Executivo Unilever, Chef Antonio Boia, Chef Executivo JNCQUOI, Chef Residente da ACPP Ricardo Mourão.

Sobre a METRO:
A METRO, é uma empresa líder grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. A nível mundial, a METRO tem cerca de 16 milhões de clientes que podem optar por comprar numa das suas lojas de grande dimensão, fazer pedidos online e adquirir as suas compras na loja ou vê-las entregues na morada indicada. Por outro lado, a empresa apoia ainda a competitividade de empreendedores e negócios próprios com soluções digitais e, assim, contribui para a diversidade cultural no retalho e na hotelaria. A sustentabilidade é um pilar chave para A METRO. A empresa integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 7 anos consecutivos. Atualmente, a empresa opera em 34 países e emprega mais de 97.000 pessoas em todo o mundo. No ano fiscal de 2019/20, a METRO gerou vendas na ordem dos 25,6 mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.metroag.de
Sobre a Makro:
A makro, filial portuguesa da METRO, é uma empresa líder na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. A makro presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria.
A makro está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de 1.000 colaboradores. No ano fiscal 2019/20 a makro faturou 351 milhões de euros. A estratégia da makro traduz-se na especialização da empresa no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra nas suas 10 lojas em território nacional, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes.
A makro gere o seu negócio através dos seus Princípios Orientadores: Liderar pelo Exemplo, Poder dos Relacionamentos, Sucesso do Cliente, Negócio Sustentável e Faço Acontecer. Estes cinco pilares são chave para as decisões diárias que todos os colaboradores da makro tomam para cumprir o nosso objetivo empresarial.