Makro equipa lojas e sede com Kit Salva-Vidas

A Makro Portugal em parceria com a SeniLife, anuncia a introdução de Kits Salva-Vidas nas suas 10 lojas e sede a nível nacional. A iniciativa surge no âmbito do programa nacional de desfibrilhação automática externa, regulado INEM e licenciado pelo PNDAE, incluindo também formação em Suporte Básico de Vida aos colaboradores.

O direito de ser ajudado passa pelo dever de saber ajudar” é o lema do programa que faz com que as equipas Makro e respetivas lojas, espaços com um fluxo significativo de pessoas, possuam equipamentos e conhecimentos necessários para responder a uma paragem cardiorrespiratória.

“Em Portugal, estima-se que anualmente 10 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita, sendo que existe cerca de um desfibrilhador, por cada 10 mil habitantes. Neste sentido, sentimos a necessidade de dotar os nossos espaços com este tipo de equipamento, para que em casos extremos possamos agir de uma forma rápida e eficaz”, refere José António Meneses, Director de Segurança da Makro Portugal.

A Makro Portugal reforça o compromisso e comprometimento, no que diz respeito ao desenvolvimento de medidas e adesão a programas que salvaguardem a segurança e bem-estar dos seus clientes.

“Esta iniciativa pretende realmente salvar vidas. O objetivo de aprender para salvar, de ter os conhecimentos e meios necessários, porque nos casos de paragem cardiorrespiratória cada minuto conta para a possibilidade de sobrevivência da pessoa. Após este evento, a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência a cada minuto que passa. Ou seja, ao final de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade em sobreviver. O cérebro apenas sobrevive 3-5 minutos sem oxigénio.

Desta forma, esta iniciativa visa despertar consciências e melhorar a resposta a emergências médicas, uma vez que uma reanimação cardiorrespiratória de alta qualidade aumenta a probabilidade de sobrevivência do doente sem sequelas. Todos podemos salvar uma vida”, refere Pedro Santos, Diretor Pedagógico da Senilife.

Junto enviamos comunicado de imprensa mais imagem.