Makro lança serviço Smart Kitchens

Comunicado de Imprensa

Makro lança serviço Smart Kitchens

Cozinhas chave na mão, totalmente equipadas e destinadas a negócios de entrega de refeições

Lisboa, 19 de junho de 2023 – A makro Portugal acaba de lançar as Smart Kitchens, um novo serviço direcionado a negócios que pretendam apostar no mercado de entrega de refeições. Este serviço é composto por um conjunto de cozinhas profissionais, em formato “chave-na-mão”, disponíveis para arrendamento flexível e com valores acessíveis, que estão totalmente equipadas e têm associadas diversas soluções de apoio ao negócio.

Com base no modelo dark kitchens (espaços que funcionam exclusivamente para entregas – sem balcão de atendimento, mesas ou equipa de sala), este projeto nasce de uma parceria entre a makro e a CityChefs, filial portuguesa da Cloud Kitchens que é atualmente líder global neste modelo de negócio.

Além dos equipamentos profissionais disponíveis (forno, fritadeira, placa, espaço de armazenamento de frio positivo e frio negativo), as Smart Kitchens contam com um conjunto de soluções de apoio à gestão de negócio. São exemplo a disponibilização de um software para gestão de pedidos de delivery que consolida toda a informação para uma leitura ágil das equipas; consultoria inicial para construção do menu e rentabilização do food cost; e acompanhamento equipa de gestores de clientes da makro.

Estas cozinhas destinam-se a clientes que pretendam começar ou ampliar os seus próprios negócios de entrega de refeições como restaurantes já estabelecidos com uma grande procura para entregas ao domicílio e que queiram separar a operação tradicional da virtual; restaurantes dedicados exclusivamente a entregas ao domicílio; e negócios que pretendam apostar num conceito inovador ou num novo restaurante, tendo por base o modelo virtual.

Podendo ser arrendadas com flexibilidade de duração dos contratos, as Smart Kitchens permitem a aposta no mercado de entregas de refeições com baixo investimento inicial e baixo risco para os clientes que procuram estas soluções.

“Na makro procuramos estar ao lado dos nossos clientes não só como fornecedores, mas também como parceiros. É com este objetivo que procuramos apresentar serviços inovadores que impulsionem o setor da restauração e ofereçam uma solução conveniente que permita aos negócios crescerem. As Smart Kitchens são exemplo disso e vêm acompanhar uma tendência crescente, também alavancada pela pandemia, como são as marcas de restauração virtual. Queremos assim afirmar o nosso posicionamento pioneiro no desenvolvimento de soluções para o segmento da restauração”, afirma Inês Resende, Business Development Manager na makro Portugal.

As Smart Kitchens estão integradas num edifício adaptado a esta operação, localizado em Lisboa, na zona de Alvalade, numa zona central para este tipo de mercado de entrega de refeições.

Sobre a METRO:
A METRO é uma empresa líder grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. A nível mundial, a METRO tem cerca de 17 milhões de clientes que beneficiam dos serviços multicanal únicos de uma empresa grossista. Os clientes podem adquirir os nossos produtos em todas as nossas lojas ou através do nosso serviço FSD (Food Service Distribution) – tudo isto com o suporte do digital.  Do grupo faz também parte a METRO MARKETS, um canal online para clientes profissionais que tem vindo a crescer e a expandir-se continuamente desde 2019. Agir de forma sustentável é um dos princípios do grupo METRO, que tem feito parte dos diversos índices e rankings de sustentabilidade, incluindo o FTSE4Good, MSCI, CDP e o Dow Jones Sustainability Index. A METRO opera em mais de 30 países e emprega mais de 93 mil pessoas em todo o mundo. No ano financeiro de 2021/22, a METRO gerou vendas de 29,8 mil milhões de euros. Mais informações podem ser encontradas em MPULSE.de, a revista online do Grupo.

Sobre a makro:
A makro, filial portuguesa da METRO, é uma empresa líder na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. A makro está presente em Portugal desde 1989 e conta com um modelo multicanal com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país, uma operação de food service distribution, duas plataformas logísticas e um conjunto diferenciado de serviços para hotelaria & restauração, desde consultoria profissional a soluções digitais para gestão e otimização do negócio. A makro conta com mais de 1.000 colaboradores na sua estrutura e a sua estratégia traduz-se na especialização da empresa no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes.

Mais informações em www.makro.pt