• Makro Portugal/

Makro Portugal apoia Equipa de Competição Culinária da ACPP na 25ª edição das Olimpíadas de Culinária 2020, na Alemanha

Estugarda é a cidade escolhida para acolher a maior competição de culinária global a ter lugar entre 14 e 19 de fevereiro
Participação de 59 países

Portugal faz-se representar por duas equipas: a sénior, orientada pelo Chef Celso Padeiro e a júnior, liderada pelo Chef Jorge Fernandes

A Makro Portugal é a patrocinadora oficial das Equipas de Competição Culinária da ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal) desde o primeiro momento. Entre 14 e 19 de Fevereiro, decorre a 25ª Edição das Olimpíadas de Culinária/IKA 2020 (IKA/Culinary Olympics2020) em Estugarda. A comitiva será liderada pelo Presidente Carlos Madeira e Paulo Pinto, Team Manager.

No evento deste ano, que reúne mais de 2000 chefs, apresentar-se-ão assim, duas equipas portuguesas. A sénior, cujo capitão é Celso Padeiro, é ainda constituída por Luís Gaspar (Capitão Adjunto), Pedro Monteiro, João Silva, Fábio Santos, Marcelo Santos, Diogo Ornelas, Joaquim Sousa (Chef Pastelaria) e João Simões.

Jorge Fernandes é o capitão e Hélio Gonçalves Capitão Adjunto da equipa júnior, constituída ainda por Paulo Vieira, Miguel Ramos, Sérgiu Ursu, André Serra, Tiago Silva, Tomás Pereira, Tomás Morgado, Iuri Duarte, Rafael Pombeiro e João Duarte.
Há quatro anos, nas olimpíadas de culinária que decorreram em Erfurt, em 2016, a equipa portuguesa trouxe para o nosso país três medalhas:
_A Equipa da ACPP conquistou a medalha de prata na categoria “Culinary Arts”, com o Chef Celso Padeiro e medalha de bronze na categoria “Pastry Art”, com o Chef Luís Gaspar;
_A Equipa Júnior conquistou a medalha de bronze.

Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal comenta que: “É mesmo com muito orgulho, não apenas nas equipas que representarão Portugal, mas também no caminho que a gastronomia portuguesa tem feito, que apoiamos as Equipas de Competição Culinária da ACPP desde sempre. Os Chefs, que asseguram a presença de Portugal nas Olimpíadas da Culinária em 2020, na Alemanha, trabalham todos os dias para garantirem o sucesso deste acontecimento tão importante. Os treinos já tiveram início há muito tempo e já estão na fase de apresentação dos resultados finais aos patrocinadores. Para nós, apoiar a participação portuguesa em Estugarda, naquela que é a maior competição de culinária do mundo, é muito gratificante. Com o apoio da makro, as equipas levam Portugal e a gastronomia portuguesa ao mundo em linha com o nosso propósito”.

A competição é dividida em 2 provas:

A Mesa do Chef que acontece a 15 de fevereiro. Tem uma preparação de 5 horas, e é servida a 12 pessoas. Na mesa do Chef será servido em vários momentos: 2 x Dips ou manteiga ou paté, 6 x Finger foods (canapés), Travessa de peixe e marisco, Prato vegan, Prato principal de Borrego, Sobremesa, Petit fours, Escultura de chocolate, açúcar e pastilhagem.

O Menu Quente que vai a competição a 17 de Fevereiro, inicia com STARTER PORTUGAL NATIONAL TEAM (Rolo de lavagante com coentros, robalo corado com molho de caldeirada, ravioli de robalo, espargos brancos, saladinha de tomate e rebentos), MAIN COURSE PORTUGAL NATIONAL TEAM (Magret de pato recheado com foie gras e cogumelos, aba leitão assado com molho de vinho do Porto, bolinha de carne crocante, puré de batata doce e salteado de ervilhas, aipo e hortelã) e DESSERT PORTUGAL NATINAL TEAM (Bolo dacquoise de amêndoa, mousse e sablé de coco, gelatina de manga e maracujá, gelado de manga, fruta fresca).

As equipas têm 6 horas para toda a preparação do menu de raiz, sendo este servido a 110 pessoas.

Segundo Carlos Madeira, Presidente da Direção da ACPP, “A participação é o culminar de vários meses de preparação e intensos treinos, mostrando a ACPP, que o desafio lançado a todos os elementos das equipas está ganho à partida, pois a presença é fruto de enorme esforço dos envolvidos, todos eles com posições de destaque nas diversas cozinhas onde laboram. De referir que os treinos são intensos e sempre nas suas folgas. O sempre fundamental apoio da Makro, nosso parceiro desde 1992, está uma vez mais visível através de todo o apoio logístico e financeiro. A exigência na qualidade e o leque de produtos que conseguimos encontrar na Makro permite-nos encarar a competição com a tranquilidade necessária e fundamental a uma boa participação.

De notar, a equipa júnior é composta por mais elementos, sendo esta uma aposta na continuidade para a equipa sénior nacional, uma vez que toda a experiência e aprendizagem que se consegue numa competição com esta grandeza dará tranquilidade a futuras participações.

O sentimento com que partimos para estas competições é sem dúvida de vencedores! Obrigado Makro pela amizade e por todo o apoio.”

As Olimpíadas de Culinária são reconhecidas como o torneio mais importante da gastronomia global, sendo que reúnem mais de 2000 concorrentes de 59 nações, que em conjunto apresentam mais de 7000 menus.

As Equipas de Competição Culinária surgiram pela primeira vez em 1992 e fazem parte da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), membro da Federação Mundial de Chefs (WACS). Desde esse momento, as Equipas já participaram em dezenas de competições internacionais, tendo trazido medalhas de ouro, prata e bronze.

Para mais informações: https://www.olympiade-der-koeche.com/en/

Junto enviamos comunicado de imprensa completo, bem como imagens.