MAKRO PORTUGAL CELEBRA CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS

• Contrato a 10 anos abrange grande parte das necessidades de abastecimento de eletricidade da empresa em Portugal, sendo agora realizado a partir de fontes livres de CO2.
  • Engloba a instalação de sistemas de refrigeração natural, sistemas fotovoltaicos instalados na cobertura das lojas e postos de carregamento para veículos elétricos em Portugal, assim como noutros países METRO.
  • Estas medidas apoiam a meta METRO de ser neutra para o clima nas suas próprias operações empresariais até 2040.
A makro Portugal acaba de firmar um contrato a 10 anos para o fornecimento de eletricidade a partir de fontes renováveis com a empresa de construção e infraestruturas Acciona SA. Este contrato permite à grossista, com 10 lojas a nível nacional, a compra de 62,5% da sua necessidade de eletricidade, sendo esta realizada agora a partir de fontes livres de CO2, a preços competitivos e estáveis.

A base da compra de eletricidade é exclusivamente energia renovável com foco na fotovoltaica. Adicionalmente, a makro Portugal vai instalar os primeiros sistemas de refrigeração, com recurso a refrigeradores naturais, sendo que o primeiro sistema fotovoltaico vai ser instalado, em breve, na cobertura da loja makro de Coimbra. A empresa adianta ainda que todas as lojas makro estão já equipadas com postos de carregamento para veículos elétricos.

“Estas medidas fazem parte dos objetivos e compromissos que estabelecemos no que à descarbonização diz respeito. Temos metas muito claras no que se refere a este tema, tendo vindo a traçar um caminho que nos permita ser neutros do ponto de vista climático até 2040. Estamos no caminho e a um bom ritmo para conseguirmos cumprir os nossos objetivos”, comenta Jorge Alexandre, Head of Services & Facilities da makro Portugal.

A makro Portugal tem vindo há já a alguns anos a estabelecer metas internas e a desenvolver projetos in house que permitem reduzir a sua pegada de carbono. Enquanto associada da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, integrou recentemente o Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição. A insígnia encontra-se comprometida para a redução da pegada de carbono, não apenas da empresa, como também do setor, estando empenhada em encontrar formas que permitam reduzir o consumo de eletricidade, investir na produção de energia renovável, fomentar a mobilidade sustentável e adotar modelos circulares de produção.