Makro Portugal junta-se à 12ª edição do “Arraial Composto”

• Festividade de carácter sustentável e eco-friendly
  • A realizar-se entre 31 de maio e 29 de junho no Largo da Rosa, na Mouraria, Lisboa

A Makro Portugal apoia mais uma edição, a décima segunda, do “Arraial Composto”, um evento organizado pela Associação Renovar a Mouraria, inserido nas celebrações do Dia de Santo António.

A Makro Portugal apoia esta festa na Mouraria através do transporte de peixe até ao local do festival.

“É com grande satisfação que apoiamos mais uma edição do ‘Arraial Composto’. Os Santos Populares são um momento ímpar na vida da cidade de Lisboa, e a Associação Renovar a Mouraria tem promovido momentos culturais de grande festa e muita gastronomia num dos bairros mais emblemáticos da capital. O lado sustentável deste Arraial é algo com que nos identificamos a todos os níveis, e aproveitamos para felicitar a Associação pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos”, comenta Isabel Caeiro, Communication and Engagement Manager da Makro Portugal.

O “Arraial Composto” 2019 pretende reforçar as boas práticas ambientais já iniciadas em anos anteriores, estando dedicado à sustentabilidade ambiental e à economia circular, ligado também à rede de compostagem comunitária que a Associação está a implementar no bairro lisboeta.

Assim, a decoração da 12ª edição do arraial é feita com materiais reutilizados, idealizada e concebida por mulheres migrantes e refugiadas – iniciativa que decorre no âmbito de um projeto europeu de integração de mulheres migrantes, a WEMIN -  desenvolvido  pela Associação Renovar a Mouraria. As estruturas são todas feitas a partir de madeiras e outros materiais reutilizados e o recinto tem um compostor, onde são colocados os resíduos orgânicos. Todo o lixo é separado e colocado nos locais apropriados para reciclar ou reutilizar, contando com copos e louça biodegradável. Até o café do arraial será biológico, sendo que a organização vai distribuir mensagens de sensibilização ambiental, com diversas temáticas, contando também, durante todo o mês, com a realização de oficinas focadas em diversas áreas ligadas à sustentabilidade ambiental.

No dia 8 de Junho, dia Mundial dos Oceanos, o arraial dará início aos sábados do carapau, sensibilizando para o consumo de pescado de forma sustentável, promovendo o consumo desta espécie. Esta iniciativa, apelidada de “Sábado do Carapau”, foi desenvolvida em parceria com PONG-Pesca, Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca.

Além da sua vertente sustentável, não podia faltar animação ao arraial, estando a cargo de várias bandas nacionais e internacionais que irão atuar todos os dias ao longo do mês do “Arraial Composto”.

Para mais informações: www.renovaramouraria.pt/ ou clique aqui.

Junto enviamos comunicado de imprensa completo.