• MANZ/

Snowkel, banda sensação de Naruto, e MION, cantautora japonesa, confirmados no Iberanime do Porto, em outubro

Report this content

As primeiras confirmações anunciadas para o Iberanime, o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, que se realiza nos dias 12 e 13 de outubro, na Exponor, no Porto, incluem uma estreia total em Portugal. É a primeira vez que os Snowkel, banda de rock japonesa que interpreta a música “Namikaze Satellite”, tema da sétima abertura do anime Naruto, vêm a Portugal, com o seu estilo j-rock a incorporar elementos de música programada e uma abordagem folclórica.

Venderam o seu primeiro álbum de forma independente em 2004 e, no ano seguinte, produziram um miniálbum, “Sora Colorful”. Em 2006, conseguiram contrato com a Sony Music Japan e lançaram o seu primeiro álbum de estúdio, “Snowkel Snorkel”, que contém a música “Namikaze Satellite”, que lhes deu projeção internacional.

A partir daí, tiveram várias músicas usadas em outros animes, como o segundo encerramento de Kiba, “Solar Wind”, e o sexto encerramento de Gintama, “Kiseki”.

Prometem um verdadeiro j-rock imperdível e que vai ficar, certamente, na memória de quem visitar o Iberanime.

MION regressa a Portugal, após passagem por Lisboa em 2023

MION é uma cantora e compositora japonesa premiada que viu a sua carreira musical começar com o seu primeiro single "Fifteen" em 2010. Mais tarde, nesse mesmo ano, entrou no YAMAHA's Music Revolution (a principal competição musical do Japão). Venceu as finais locais e regionais e qualificou-se para as finais nacionais em representação de Nagoya.

Na final do Music Revolution Japan, MION interpretou a sua canção original "Ameagari -the best friend-" e ganhou o prémio Outstanding Performance Award, que ajudou a lançar a sua carreira musical profissional.

Tendo estado ativa no Japão como cantora e compositora durante mais de dez anos, MION tem uma vasta experiência como artista ao vivo. Já atuou em inúmeros festivais de música e concertos e realizou quatro digressões nacionais. Desde que voltou a sua atenção para o estrangeiro, já atuou em mais de 15 países em três continentes diferentes e, claro, Portugal, em Lisboa, em 2023. É agora a vez de o Porto testemunhar a sua música original (J-Pop, J-Rock & balada) e versões de canções famosas de anime.

Iberanime é o maior evento da cultura pop japonesa em Portugal

Após o sucesso da edição de Lisboa no passado mês de maio, que juntou, na FIL, 38 529 visitantes, 100 expositores de diversas marcas e mais de 95 atividades divididas por palcos e áreas, é a vez do Porto voltar a receber e dar a conhecer os vários aspetos da cultura pop japonesa, com áreas de karaoke, dança (Para Para Dance), coreografias (JoJo Pose), desenho manga, séries e filmes de anime, concursos de noodles e feira de marcas e artistas do universo japonês e da cultura pop.

A área de gaming é uma componente igualmente forte do evento, com a presença de áreas de experimentação de videojogos, zonas de jogos arcade e retro gaming, jogos de tabuleiro, trading card games e ativações de marcas como Nintendo, Playstation e RP Gaming.

Definido, no ano passado, como um dos eventos oficiais de comemoração dos 480 anos da amizade entre Japão – Portugal, o Iberanime conta igualmente com atividades de cultura tradicional japonesa, como momentos musicais, exibição de artes marciais, workshops de reiki, caligrafia japonesa e muitos outros aspetos da cultura japonesa.

Competições internacionais de Cosplay são sempre um ponto alto do evento

No Iberanime do Porto, acontece a etapa portuguesa do World Cosplay Summit, a maior competição internacional de Cosplay, que levará o representante português à final que acontece em Nagoya, no Japão. Esta competição acontece em 38 países dos diversos continentes e é a maior competição de Cosplay do mundo.

Também no fim de semana do Iberanime, acontece a etapa portuguesa do Cosplay World Masters que vai selecionar quem vai representar Portugal na única final do mundo que acontece no nosso país, em maio de 2025, e, habitualmente, conta sempre com mais de 12 países todos os anos na final.

Há, ainda duas competições mais informais: o Cosplay de Grupo e o Iberanime Kids Contest, o concurso de Cosplay dedicado aos mais pequenos, dos 6 aos 13 anos.

Os bilhetes para o Iberanime permitem o acesso a todas as atividades do evento e podem ser adquiridos a 20 € a entrada individual por dia. Os passes de dois dias custam 36 € e há ainda bilhetes para criança (15 € cada dia) e bilhete família, para dois adultos e duas crianças, a 55 € cada dia.

Tags: