Portuguesa Precise adotou Blue Friday há 1 ano. Produtividade aumentou.

Report this content

• Empresa 100% portuguesa implementou o conceito de Blue Friday desde janeiro de 2022.
  • Produtividade aumentou, processos foram otimizados e as taxas de absentismo e turnover por parte dos colaboradores foram de 0%.
  • Iniciativa é atrativa para recrutamento.
  • Precise é um dos principais parceiros de Outsourcing de profissionais de saúde para hospitais e instituições de saúde em Portugal. Empresa foi responsável pela rápida colocação de cerca de 5 mil profissionais de saúde durante a pandemia
  • Clientes internacionais respondem pela maior fatia de serviços de recrutamento de TI

Um ano após ter adotado o conceito de Blue Friday, a portuguesa Precise, empresa de recursos humanos e outsourcing, marca a estratégia como muito positiva.

A decisão de adotarmos a Blue Friday levou a uma otimização dos processos internos, ao aumento da produtividade e uma comunicação mais eficiente entre as equipas”, diz Nuno Neves, CEO e Partner da Precise.

Mas o que considerámos como o maior sucesso desta medida foi a taxa nula de absentismo e de turnover por parte dos colaboradores internos.”

Apesar de ser uma iniciativa estratégica ainda pouco aplicada e até consensual no nosso país, devido ao argumento da produtividade e qualidade de serviço e às eventuais perdas da entidade patronal, Nuno Neves refere que os indicadores dizem o contrário:

Apesar do que se possa pensar, não existiu qualquer quebra de qualidade na capacidade de resposta dada aos clientes. Registámos sim uma maior motivação dos colaboradores. As pessoas organizam melhor o seu tempo para que tudo fique funcional, adotaram mecanismos de trabalho mais eficientes e a própria comunicação entre as várias equipas foi melhorada e essencial neste processo.

A estratégia foi pensada no final de 2021 e inspirada nas políticas de recursos humanos dos clientes de TI internacionais. O CEO da Precise admite que existiram alguns desafios iniciais, mas que todos eles foram rapidamente ultrapassados por todos.

Como trabalhamos com a área da Saúde, temos de assegurar uma resposta imediata sempre que um hospital ou qualquer outra entidade necessita de recursos, portanto foi necessário ajustar as equipas. Uma das principais estratégias adotadas tem vindo a ser a aposta na comunicação, bem como a divisão da equipa em parelhas, para que esta situação fique salvaguardada. Mas tudo foi feito de uma forma rápida e natural. Especialmente na área de saúde, a gestão de risco é fundamental.”

Nuno Neves defende ainda que esta parte do dia extra ajudou na questão da saúde mental e bem-estar dos colaboradores. “A área de saúde consegue ser muito desgastante, porque existe uma sensação de caos diário que pode levar ao burnout. A tarde de sexta-feira livre permitiu um alívio do stress vivido nos outros dias.

Esta estratégia, reforça o CEO da Precise, tornou-se “num grande benefício em termos de contratação interna, onde os colaboradores se tornam nos próprios referenciadores da empresa”.

Precise foi braço direito do SNS na pandemia

A Precise atua em duas áreas distintas: Saúde, com serviços de outsourcing; Tecnologia de Informação, com serviços de recrutamento;

A empresa é um dos principais parceiros de Outsourcing de profissionais de saúde para hospitais e demais instituições de saúde em Portugal. Durante a pandemia, e num panorama de grande urgência de recrutamento, a Precise alocou cerca de 5 mil profissionais de saúde a hospitais, centros de vacinação e de testagem.

Com uma base de profissionais de saúde composta por mais de 57 mil pessoas, a Precise oferece “um serviço end-to-end – desde a seleção dos profissionais, à sua alocação e gestão.  A nossa base é composta por profissionais que querem trabalhar neste regime de prestação de serviços. Por ser muito vasta e experiente, conseguimos responder a todo o tipo de necessidades, incluindo as mais urgentes. O cliente apenas nos diz qual a necessidade que possui.” Indica Nuno Neves.

A Precise conta com uma carteira de 180 clientes nacionais e internacionais nas áreas de tecnologia e saúde. Desde ARS do Vale do Tejo e Algarve, até a empresas privadas.

Na área de recrutamento de TI, a empresa integra profissionais de TI e trabalha principalmente com o mercado internacional, oferecendo serviços de consultoria que ajudam as empresas a ajustarem a sua operação ao mercado nacional, e a criar departamentos técnicos de raiz em Portugal.

A empresa regista uma taxa de sucesso de integração de praticamente 100% e oferece ainda um período de garantia, se o candidato não corresponder às expetativas do cliente. A sua base de dados tem cerca de 25 mil profissionais de TI.

Com um crescimento previsto de 20% em 2022, as previsões para 2023 são positivas.