PRÉMIO FEMINA 2016 - NOTÁVEIS MULHERES PORTUGUESA E DA LUSOFONIA

O Prémio Femina agracia as Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia, oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo, pelo Conhecimento e pelo seu relacionamento com outras Culturas.

A cerimónia de entrega do Prémio Femina 2016 terá lugar no dia 22 de Outubro, às 20:00, no Salão das Naus, no Hotel Palácio do Governador, antigo Palácio do Governador da Torre de Belém, na Rua Bartolomeu Dias, nº 117, em Lisboa, onde será servido o jantar, e a cerimónia de imposição dos prémios às agraciadas.

O Prémio Femina foi criado em 2010, para agraciar as Notáveis Mulheres.
A atribuição dos prémios às agraciadas é feita por uma Comissão de Honra, constituída exclusivamente por membros masculinos – reconhecendo, assim, o seu valor e excelência na sociedade portuguesa moderna e evoluída, como seus pares de pleno direito.

O Prémio Femina tem como inspiração a Infanta Dona Maria de Portugal, patrona da Matriz Portuguesa – MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, última descendente de Dom Manuel I; digna representante da Era de Ouro de Portugal, e extraordinária mecenas das Artes e Ciências.

Comissão de Honra Prémio Femina 2016

João Micael
Fundador do Prémio Femina
Fundador e presidente da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, Director da Academia de Protocolo, e Director da revista Portugal Protocolo.

Adriano Moreira
Politólogo, sociólogo, presidente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História; Membro do Concílio de Honra da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.

Ruy de Carvalho
Um dos Maiores Actores Portugueses, com uma carreira internacional, do Teatro, Cinema e Televisão.

www.matriz-portuguesa.pt | premiofemina.com
Regulamentos do Prémio Femina

Sobre a Matriz Portuguesa

É uma instituição sem fins lucrativos, criada para o desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento. Trata-se de um conceito inédito cuja acção irá despertar consciências, iniciando um novo ciclo da Matriz Portuguesa no mundo.
No dia 29 de Abril de 2014, realizou-se, no Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos, a apresentação da sua missão e propósitos, contando com a presença de distintos oradores como o Prof. Doutor Adriano Moreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa; o Dr. António Ferreira de Carvalho, presidente da AERLIS – Associação empresarial da Região de Lisboa e vice-presidente da CIP – Confederação empresarial de Portugal; o Dr. José Arantes, director dos Canais Internacionais da Rádio e Televisão de Portugal; e a Doutora Helena Águeda Marujo, professora Auxiliar Convidada do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.