Aposta nos reforços de segurança global também na Geração 2024 do Mazda CX-30

• Actualizações ao nível do infotainement; gama de cores de carroçaria complementada com o tom Ceramic White.
  • Nova estrutura de níveis de equipamento, dividida pelos novos níveis Prime-Line e Exclusive-Line e pelo popular e muito completo patamar Homura.
  • Mantém-se os motores e-Skyactiv-G (122 cv e 150 cv) e o e-Skyactiv-X (186 cv) com tecnologia SPCCI

Lisboa, 5 Setembro 2023. O Mazda CX-30 de 2024 apresenta pequenas actualizações, mantendo, ao mesmo tempo, inalterados o seu premiado design exterior e os eficientes motores a gasolina. Em linha com os outros modelos da gama Mazda, o bem-sucedido SUV compacto adopta a mais recente estrutura de níveis de equipamento, com as versões Homura, de grande sucesso, complementando os patamares Prime-Line e Exclusive-Line.
Sendo um dos mais importantes protagonistas da presente gama Mazda no segmento SUV, o Mazda CX-30 é um perfeito exemplo dos avanços tecnológicos de vanguarda. A nova geração apresenta-se no mercado nacional com importantes actualizações de segurança cibernética, nomeadamente na protecção contra ameaças informáticas externas, soluções que tornam o popular SUV do segmento C mais seguro do que nunca, dando aos condutores uma total paz de espírito, nas suas informações pessoais e na própria segurança do veículo.
No domínio da segurança ativa, o modelo integra quatro importantes funções que operam em conjunto, para garantir os melhores resultados: adição do sistema Distracted Driver Alert, melhoria no funcionamento do Autonomous Emergency Braking (AEB) de noite, maior precisão do sistema Intelligent Speed Assist (ISA) e evolução na velocidade do sistema Cruising & Traffic Support (CTS).
Integra, também, um novo ecrã central de maiores dimensões, de 10,25 polegadas, permitindo um mapeamento de navegação mais nítido, bem como outras actualizações de conetividade que incluem os sistemas wireless Apple CarPlay e Android Auto, com navegação apresentada no head-up display, base QI Wireless Charging [1] para telemóveis e entradas de carregamento USB-C.
Com estas actualizações em termos de conetividade e ao nível dos de ecrãs, o Mazda CX-30 2024 mantém-se como um dos SUVs compactos mais atraentes, de maior qualidade e mais generosamente equipados do mercado. Subjacente ao conceituado conceito Jinba Ittai da Mazda, proporciona uma ligação perfeita entre condutor e veículo. Demonstrando o empenho da marca de Hiroshima em vários patamares, o modelo é um claro testemunho da arte automóvel, fruto do multi-premiado design Kodo.

Estrutura mecânica: em equipa vencedora não se mexe
Mantém-se inalterada a gama de motores, exclusivamente a gasolina, numa aposta divida entre as versões 2.0 e-Skyactiv-X, de 186 cv, e os blocos 2.0 e-Skyactiv-G, de 122 cv ou 150 cv. O bloco mais potente conta com uma taxa de compressão de 15,0:1, controlo de combustão optimizado, pistões de desenho específico e a inovadora tecnologia de combustão SPCCI - Spark Controlled Compression Ignition da Mazda. Proporcionando uma maior eficiência de combustão, garante não só um binário máximo mais elevado, de 240 Nm às 4.000 rpm, como menores consumos e emissões em condições reais de utilização. A regulação das válvulas de admissão foi adaptada através da modificação da árvore de cames da admissão, reduzindo-se as perdas por bombagem e aumentando-se, ainda mais, o índice de calor específico do motor, resultando em melhorias na operacionalidade do bloco e-Skyactiv X.
Todos os motores integram a tecnologia mild-hybrid Mazda M Hybrid, que sublinha essa máxima eficiência. O seu software assegura reacções de binário emitidas através do ISG acionado por correia, suficientemente rápidas para aplanar a curva de binário. Consequentemente, os motores são ainda mais suaves durante acelerações lineares.
Ampliando as possibilidades de escolha do cliente e independentemente do nível de equipamento, todos os motores do Mazda CX-30 2024 podem ver-se associados a caixas de velocidades automática (Skyactiv-AT) ou manual (Skyactiv MT). Em termos de tracção, a unidade e-Skyactiv G de 122 cv só está disponível com transmissão de potência às rodas da frente, reservando-se o sistema integral (i-Activ AWD) para os dois motores mais potentes.

Resumo da gama nacional do Mazda CX-30 2024 [2]
  • Carroçaria: SUV
  • Níveis de equipamento: Prime-Line, Exclusive-Line, Homura
  • Motores (todos mild-hibrid a gasolina):
    • 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv
      • Potência máxima: 122 cv/90 kW às 6000 rpm
      • Binário máximo: 213 Nm às 4000 rpm
      • Tracção: às rodas da frente

• 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv
    • Potência máxima: 160 cv/110 kW às 6000 rpm
    • Binário máximo: 213 Nm às 4000 rpm
    • Tracção: às rodas da frente ou integral (i-Activ AWD)

• e 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv
    • Potência máxima: 186 cv/137 kW às 6000 rpm
    • Binário máximo: 240 Nm às 4000 rpm
    • Tracção: às rodas da frente ou integral (i-Activ AWD)

• Caixas de velocidades (em função do nível de equipamento):
    • Skyactiv MT (manual) de 6 velocidades
    • Skyactiv AT (automática) de 6 velocidades

• Principais registos (Valores combinados WLTP):
    • 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv
      • Velocidade máxima:
        • FWD: 186 km/h (6MT e 6AT)
      • Reprise dos 0 aos 100 km/h:
        • FWD: 10,6 seg. (6MT) e 11,2 seg. (6AT)
      • Consumos:
        • FWD: 5,9 l/100 km (6MT); 6,4 l/100 km (6AT)
      • Emissões de CO2
        • FWD: 134 g/km (6MT); 144 g/km (6AT)
    • 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv
      • Velocidade máxima:
        • FWD: 198 km/h (6MT); 194 km/h (6AT)
        • AWD: 197 km/h (6MT); 193 km/h (6AT)
      • Reprise dos 0 aos 100 km/h:
        • FWD: 8,8 seg. (6MT) e 10,0 seg. (6AT)
        • AWD: 9,1 seg. (6MT) e 10,4 seg. (6AT)
      • Consumos:
        • FWD: 5,9 l/100 km (6MT); 6,4 l/100 km (6AT)
        • AWD: 6,4 l/100 km (6MT); 6,9 l/100 km (6AT)
      • Emissões de CO2
        • FWD: 134 g/km (6MT); 144 g/km (6AT)
        • AWD: 144 g/km (6MT); 156 g/km (6AT)

• 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv
    • Velocidade máxima:
      • FWD: 204 km/h (6MT e 6AT)
      • AWD: 204 km/h (6MT e 6AT)
    • Reprise dos 0 aos 100 km/h:
      • FWD: 8,3 seg. (6MT) e 8,7 seg. (6AT)
      • AWD: 8,8 seg. (6MT) e 9,0 seg. (6AT)
    • Consumos:
      • FWD: 5,7 l/100 km (6MT); 6,1 l/100 km (6AT)
      • AWD: 6,1 l/100 km (6MT); 6,6 l/100 km (6AT)
    • Emissões de CO2
      • FWD: 128 g/km (6MT); 137 g/km (6AT)
      • AWD: 138 g/km (6MT); 149 g/km (6AT)

• Preços de Venda ao Público [3]:
    • Homura (4 configurações): 36 805 € a 40.405 €
    • Exclusive-Line (48 configurações): 35.805 € a 47.175 €
    • Prime-Line (4 configurações): 34 605 € a 37.605 €

• Cores de carroçaria [4]:
    • Sólida: Arctic White (sem custo)
    • Metalizadas: Branco Pérola, Azul Crystal, Platinum Quartz, Jet Black, Ceramic White (600 €)
    • Metalizadas Especiais: Machine Gray (800 €), Polymetal Gray e Soul Red Crystal (900 €)

• Interiores:
    • Prime-Line: Pretos / Estofos em tecido preto
    • Exclusive-Line: Pretos / Estofos em pele preta
    • Homura: Pretos / Estofos em tecido preto com costuras em vermelho

• Packs [5]:
    • Sunroof Pack (770 €)
    • Design Pack (1.300 €)
    • Driver Assistance & Sound Pack (1.520 €)
    • Comfort Pack (2.100 €)
Informações complementares podem ser consultadas no Press Kit disponível para download no Portal de Imprensa da Mazda, na secção dedicada à Geração 2024 – Mazda CX-30.
Consoante a utilização e diferenciação que cada cliente pretenda para o seu Mazda CX-30, no portal www.mazda.pt estão disponíveis diferentes acessórios específicos para o modelo.

[1] De série apenas em versões selecionadas

[2] Veículos homologados segundo o protocolo de aprovação WLTP (Regulamento (EU) 1151 / 2017; Regulamento (EU) 2007/715).

[3] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[4] PVP com IVA incluído.

[5] PVP com IVA incluído.