Mais antigo Concessionário Mazda: Santos da Cunha 2 festeja o seu 50º aniversário

Lisboa, 17 Novembro 2023. Fundada há 50 anos, a Santos da Cunha 2 é a mais antiga representante da marca Mazda em Portugal, tendo, por essa razão, dado início a um conjunto de celebrações que se irão prolongar até final do ano, muitas delas naturalmente direcionadas aos seus clientes, presentes e futuros. Feito a 6 de agosto de 1973, o seu registo data de cerca de meio século antes da própria criação da Mazda Motor de Portugal, entidade que, a partir do dia 8 de Fevereiro de 1995 e herdeira do anterior importador, se tornou na Companhia Nacional de Vendas oficial da Mazda Motor Corporation no nosso país.
“É com enorme orgulho que todos nós, na Mazda, festejamos com a Santos da Cunha 2 e toda a sua equipa de profissionais este meio século de vida e de comprovadas competências, que lhe permitem ser um dos mais dinâmicos Concessionários e Reparadores Autorizados da marca Mazda no nosso país”, sublinha Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal.
É uma data que, para além de emblemática, representa, na Santos da Cunha 2, todo um conjunto de alicerces que nos permitem olhar para o futuro com enorme esperança e expectativas. Junto com a sua equipa e com as demais semelhantes estruturas da nossa rede, iremos conseguir adaptar-nos às realidades e especificidades do nosso mercado, acompanhando os seus diferentes ciclos de evoluções, em especial a actual transição energética que, muito em breve, levará a Mazda a vôos maiores”.
Neste âmbito, aquando da mais recente Reunião de Concessionários Mazda, Luis Santos da Cunha, responsável máximo pela Santos da Cunha 2, viu-se agraciado com um troféu simbólico, comemorativo desta importante marca histórica, entregue por Matthias Seleghem, Vice-Presidente, Experiência de Cliente, Comunicação e Relações Públicas da Mazda Motor Europe.

Cinquenta anos de uma vasta e rica história de sucessos
Com sede no Lote 4 do Parque Comercial de Esporões, em Braga, a Santos da Cunha 2 e o próprio grupo onde se insere, tem hoje ao seu leme Luis Santos da Cunha, neto mais novo de um dos seis filhos dos fundadores Sebastião e Libânia Santos da Cunha. Foi em 1834 que este casal deu início à empresa familiar que, em Agosto de 1973, passaria a integrar a Santos da Cunha 2 como Concessionário Oficial Mazda.
O pequeno resumo destas primeiras cinco décadas é, por isso, feito por este responsável, num longo período temporal naturalmente recheado de destaques, sublinhando-o com uma palavra simples, mas forte em conteúdo “Sucesso! Um sucesso que está alicerçado na centenária história que sustenta esta nossa empresa de raízes familiares, e que, em meados de 1973, levou a que a Mazda Motor Corporation, através da Mazda Motor Europe, nomeasse a empresa Santos da Cunha como Concessionário Oficial da marca. Outro ponto alto que gostaria de destacar passa pela inauguração, no ano 2000, das novas instalações, espaço onde hoje nos encontramos e de que muito nos orgulhamos, casa de todos os nossos clientes da envolvente da região de Braga”.
“Ao longo deste meio século têm sido, naturalmente, diferentes os contextos do negócio automóvel, destacando-se, no presente, o processo de enorme transformação e transição para a electrificação que o sector está a atravessar, criando todo um conjunto de novas necessidades de mobilidade dos nossos clientes. Tal como nos diferentes contextos anteriores, a Santos da Cunha 2 conta com as ferramentas, com destaque para os nossos excelentes profissionais, para fazer face a esta nova realidade. O facto de sermos uma PME permite-nos apoiar de perto essa nossa equipa, numa estrutura jovem mas muito experiente, que se tem sabido adaptar e trabalhar cada um desses momentos, passados e presentes, para podermos continuar a trilhar o percurso de sucesso junto dos nossos clientes”, refere Luis Santos da Cunha.
“De entre as estratégias que temos delineadas para continuarmos a manter os actuais clientes e a conquistar novos aderentes à marca Mazda, destacamos algumas das que temos vindo a implementar ao longo deste ano de 50º aniversário, permitindo-nos envolvê-los nos nossos festejos, nomeadamente no evento ‘Mazda Happy Week’ e no da apresentação do novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, a mais recente proposta do catálogo da Mazda que estamos neste momento a lançar no mercado”.
Com 50 anos passados, Luis Santos da Cunha faz uma projecção, em face do actual contexto, do que poderá vir a ser o mercado automóvel daqui a 50 anos, data em que este concessionário Mazda irá festejar o seu primeiro Centenário: “Em termos pessoais, por razões de natureza humana, não conseguirei testemunhar a situação, mas posso adiantar que com o sangue novo que, em breve, estará ao leme da Santos da Cunha 2, iremos continuar a trilhar este caminho de sucesso que temos vindo a pavimentar ao longo do tempo. Tal como no passado, será um trabalho intenso, mas desafiante, de realização pessoal e profissional que será feito em conjunto, rumando à concretização dos objectivos que temos delineados, colocando a Mazda num elevado patamar que é seu por direito próprio”.

Santos da Cunha 2 integrada numa rede Mazda cada vez mais sólida e homogénea
São hoje sete as empresas que compõem o Grupo Santos da Cunha, distribuindo-se pelas regiões de Braga, Viana do Castelo, Caminha, Esposende, Vila Verde, Fafe e Fão, actuando não só na área do retalho de veículos, como nas indústrias dos combustíveis (gás, combustíveis, lubrificantes), material de queima, painéis solares, fotovoltaicos, ar condicionado, redes de gás, etc.
Contando com uma equipa de 130 profissionais especializados e em constante processo de qualificação, de modo a melhor ir de encontro às necessidades dos diferentes clientes, as suas actividades têm sido reconhecidas através de múltiplos prémios e certificações, destacando-se os galardões PME Excelência e PME Líder.
Cabe à Santos da Cunha 2 a gestão do negócio do retalho automóvel, empresa que se integra numa Rede de Concessionários da Mazda Motor de Portugal presentemente composta por cerca de duas dezenas e meia de entidades, distribuídas pelo continente e regiões autónomas, as quais também asseguram serviços de após-venda, entre outros.
“Cada vez mais sólida, abrangente e estruturada, apta a actuar nos mais diversos domínios, a Rede de Concessionários e Reparadores Autorizados Mazda tem registado, repetidamente, uma melhoria contínua em termos dos resultados de Qualidade de Serviço e Satisfação dos Clientes, comentários que os responsáveis da marca registam com enorme agrado, continuando a entender como fundamentais para a sustentabilidade da Mazda Motor de Portugal e da própria rede”, acrescentou José Santos, Director de Após Venda e Desenvolvimento de Rede da Mazda Motor de Portugal. “A Santos da Cunha 2 é um desses nossos parceiros que tem, ano após ano, actuado em prol dos valores de qualidade, de atendimento e acompanhamento dos diferentes serviços prestados aos seus clientes, contribuindo para os amplos objectivos da Mazda em Portugal. Por esse facto e pelo aniversário, os votos de parabéns, extensivos a toda a sua vasta equipa são, assim, mais do que devidos”.
Numa área de negócio que se mostra cada vez mais dinâmica destaca-se o facto de quatro das actuais entidades manterem a representação Mazda desde há muito, antes mesmo da fundação da actual Companhia Nacional de Vendas, transitando do anterior importador. Assim, para além da Santos da Cunha 2, fundada a 6 de Agosto de 1973, fazem parte deste grupo a Pontautos (início das operações em 1983, sob a designação Nipauto), a M Coutinho Porto (em 1984, anteriormente Parauto) e a Santogal (1994, anteriormente sob a denominação Portelcar).
Informações adicionais sobre a Santos da Cunha 2 e o Grupo Santos da Cunha podem ser consultadas em https://santosdacunha.com/grupo/