Mazda alcança lucros recorde no final do 3º Trimestre do presente Ano Fiscal

• A Mazda encerrou o 3º trimestre do presente Ano Fiscal com lucros recorde a todos os níveis
  • Vendas globais aumentaram, impulsionadas pelos fortes registos de modelos assentes nas grandes plataformas

Hiroshima / Leverkusen, 9 Fevereiro 2024. A Mazda Motor Corporation anunciou hoje os seus Resultados Financeiros e de Vendas acumulados do 3º Trimestre do presente Ano Fiscal, reportando vendas globais de 930.000 veículos no período compreendido entre os dias 1 de Abril e 31 de Dezembro de 2023, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

As vendas na Europa nesses nove meses do presente Ano Fiscal cresceram 24% face ao mesmo período do Ano Fiscal anterior, ascendendo a 135.000 veículos, suportados pelas vendas de modelos como o Mazda CX-60 e o Mazda CX-5. Alemanha e Reino Unido, os dois maiores mercados da Mazda na região, contribuíram com 34.000 e 22.000 unidades, respectivamente.

Os volumes de vendas da Mazda na América do Norte evoluíram 32% para 380.000 unidades. No mercado doméstico do Japão as vendas Mazda nos primeiros três trimestres deste Ano Fiscal totalizam 121.000 unidades, representando um aumento de 12% face a idêntico período ao ano anterior. A China, o maior mercado da Mazda na Ásia, registou 73.000 unidades, crescendo 1%.

Neste período de nove meses, a Mazda reportou valores recorde em todos os patamares: vendas líquidas de ¥3.566,5 mil milhões (€23 mil milhões*), num aumento de 32% face ao registado por esta altura no Ano Fiscal anterior, e um lucro operacional de ¥200,2 mil milhões (€1,3 mil milhões*), superior em 83%. O resultado líquido aumentou 60%, para ¥165,5 mil milhões (€1,067 milhões*).

Tendo analisado cuidadosamente os vários riscos e oportunidades, até levando em linha de conta o recente terramoto na Península de Noto, no Japão, a Mazda decidiu manter inalteradas as suas previsões para a totalidade do presente Ano Fiscal, apontando a vendas globais de 1.286.000 unidades, vendas líquidas de ¥4.800 mil milhões (€31,8 mil milhões*), um lucro operacional de ¥250 mil milhões (€1,7 mil milhões) e um lucro líquido de ¥170 mil milhões (€1,1 mil milhões*), num exercício fiscal que terminará no dia 31 de Março de 2024.

Neste que foi o terceiro trimestre do presente Ano Fiscal, a Mazda Motor Corporation restabeleceu o ‘RE Development Group’ para acelerar a investigação e desenvolvimento de motores rotativos, a serem utilizados como geradores em modelos eletrificados. O RE Development Group conduzirá a investigação e o desenvolvimento em áreas como a conformidade regulamentar nos principais mercados, bem como a aplicação de combustíveis neutros em carbono.

* Fonte: Apresentação dos Resultados Financeiros da Mazda Motor Corporation após o 3º Trimestre do Ano Fiscal 2023-24 (1 de Abril a 31 de Dezembro de 2023); Valores em Euros; calculados a €1 = ¥155 para os três primeiros  trimestres; calculados a €1 = ¥151 para a totalidade do Ano Fiscal, que terminará a 31 de Março de 2024.

Notas para Imprensa: Imagens de alta resolução (fotos e vídeos) da temática do presente Comunicado de Imprensa disponíveis no Portal de Imprensa da Mazda em www.mazda-press.pt

IMPORTANTE: Todos os conteúdos – textos e/ou imagens (fotografias e vídeos) – integrados no Portal de Imprensa da Mazda Motor de Portugal estão protegidos por direitos editoriais/autorais, destinando-se apenas e só para exclusiva utilização por parte dos órgãos de comunicação social e dos seus representantes