Mazda detalha roteiro para a neutralidade carbónica das suas fábricas, definindo planos a médio prazo para as unidades fabris no Japão

• A Mazda irá reduzir as emissões de CO2 no Japão em quase 70 por cento até ao Ano Fiscal de 2030.
  • Ao mesmo tempo, 75 por cento da energia a utilizar será proveniente de combustíveis não fósseis.

Renovando o seu compromisso de tornar as instalações fabris da Mazda globalmente neutras em carbono até 2035, a Mazda Motor Corporation acaba de detalhar os marcos mais importantes no seu roteiro rumo à neutralidade carbónica. Assim, até ao Ano Fiscal de 2030, a Mazda irá reduzir em 69 por cento as emissões de CO2 nas suas fábricas e instalações operacionais instaladas no Japão, face aos níveis do Ano Fiscal de 2013. À data, as instalações da Mazda no Japão são responsáveis por 75 por cento das emissões de CO2 da companhia, pelo que alcançar este objectivo irá permitir reduzir, significativamente e a médio prazo, as emissões de CO2 da Mazda, tendo um forte efeito na sua capacidade de atingir a neutralidade carbónica.

Para alcançar essa neutralidade carbónica em todas as fábricas a nível global até 2035, a Mazda irá focar-se em três pilares: Conservação de Energia; Transição para Energias Renováveis; e Introdução de Combustíveis Neutros em Carbono.
São as seguintes, as primeiras acções da Mazda, a implementar no Japão a curto prazo nas referidas três áreas:

1- Conservação de Energia
Como medida de apoio à conservação de energia, a Mazda irá introduzir o denominado Preço Interno do Carbono como um dos critérios de investimento de capital. Como resultado, as decisões de investimento relativas às instalações da Mazda terão em conta o preço futuro do comércio de carbono e darão prioridade aos investimentos que contribuam, significativamente, para a redução das emissões de CO2. A Mazda irá continuar a trabalhar em todas as áreas, incluindo, por exemplo, a produção e as infra-estruturas, para melhorar a eficiência das suas instalações e transformar as tecnologias utilizadas nestas áreas.

2- Transição para Energias Renováveis
Também no Japão, a Mazda vai dar início ao processo de transição do combustível utilizado para abastecer as instalações de produção de energia da MCM Energy Service Co. (Cidade de Hiroshima, Prefeitura de Hiroshima), na Fábrica de Hiroshima, Distrito de Ujina (Cidade de Hiroshima, Prefeitura de Hiroshima), de combustíveis fósseis para amoníaco líquido. A Mazda também fará uso dos Acordos de Aquisição de Energia corporativos assinados com outras entidades locais para incrementar a aquisição de energia sustentável, derivada de combustíveis não fósseis de empresas de electricidade. Em resultado destas acções, a Mazda planeia atingir um rácio de utilização de energia não-fóssil de 75% até ao Ano Fiscal de 2030.

3- Introdução de Combustíveis Neutros em Carbono
Para introduzir combustíveis neutros em carbono nas suas infraestruturas domésticas, a Mazda irá transitar do combustível utilizado nos veículos de transporte da empresa, do gasóleo para um biocombustível de última geração. Nos casos em que a produção de energia a partir de fontes alternativas de combustíveis se revele difícil, a Mazda utilizará o esquema de Créditos J, que promove a preservação das florestas e sua reflorestação para absorção de CO2 na região de Chugoku e noutras regiões.

Para o mesmo efeito, também a Mazda e a Mitsui & Co., Ltd. concluiram um acordo de compra e venda de Créditos J gerados através de uma gestão florestal adequada, com o objectivo de criar uma sociedade neutra em carbono. Os créditos são certificados pelo Governo do Japão ao abrigo do “Sistema de Créditos J” e serão gerados através de um projecto conjunto estabelecido entre a Mitsui e uma associação de interesse público, envolvida no desenvolvimento florestal na Perfeitura de Okayama.

As tecnologias digitais utilizadas nas Florestas da Mitsui, no Japão, incluindo levantamentos aéreos e dados de satélite, serão utilizadas para monitorizar as florestas e gerar Créditos J. Algumas das receitas geradas pelos Créditos J serão utilizadas através do projecto conjunto para desenvolvimento e gestão das florestas e melhorar a preparação para eventuais desastres naturais. Como primeira empresa a utilizar os Créditos J, a Mazda irá adquirir créditos com base na absorção de CO2, através da conservação das florestas, ao longo de um período de oito anos, entre os Ano Fiscais de 2022 e de 2029.

Comentando este anúncio, Takeshi Mukai, Diretor e Administrador-Delegado Sénior (Supervisão da Qualidade, Compras, Produção, Logística Empresarial e Neutralidade de Carbono; Assistente do Administrador que supervisiona a Inovação de Custos), afirmou: "A Mazda irá avançar com iniciativas de neutralidade carbónica em linha com os seus planos de contribuir para a redução das emissões de CO2 e para a prevenção do aquecimento global em todos os seus processos, incluindo a produção, transporte, utilização e reciclagem/eliminação, pois acreditamos que tais esforços são uma responsabilidade fundamental dos fabricantes de automóveis. Através destes três pilares, a Mazda tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em todas as suas fábricas a nível global até 2035 e tentará atingir a neutralidade carbónica em toda a cadeia de fornecimento até 2050, contribuindo para uma coexistência duradoura com o nosso planeta."

Para as instalações fabris fora do Japão, a Mazda irá investigar as melhores abordagens para cada região, utilizando como modelo de referência as iniciativas de neutralidade carbónica estabelecidas no Japão.