Mazda já produziu mais de dois milhões de veículos com motor rotativo

O Mazda Cosmo Sport (Mazda 110S), lançado em 1967, foi o primeiro veículo com motor rotativo da marca.

· A Mazda foi o único construtor automóvel a produzir em massa veículos com motor rotativo, ao longo de vários anos.

· Em junho de 2023, a Mazda retomou a produção de veículos com motor rotativo com o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, onze anos após ter descontinuado o Mazda RX-8

Leverkusen, 30 Outubro 2023. A Mazda Motor Corporation anunciou hoje que o volume total de produção de veículos com motor rotativo Mazda ultrapassou os dois milhões de unidades.1

O motor rotativo é um propulsor com uma estrutura única que utiliza o movimento de rotação de rotores triangulares para gerar potência. O primeiro veículo Mazda equipado com um motor rotativo foi o Mazda Cosmo Sport (Mazda 110S), introduzido em 1967. A partir daí, a Mazda continuou a aperfeiçoar o desempenho dos seus motores rotativos, melhorando a potência, a economia de combustível e a durabilidade, e mantendo a sua posição como o único construtor de automóveis a produzir motores rotativos em massa durante longos anos.

Em Junho deste ano, a Mazda retomou a produção de veículos com motor rotativo pela primeira vez em onze anos, depois de ter terminado a produção do Mazda RX-8 em 2012. A marca começará a comercializar o seu décimo segundo veículo com motor rotativo, o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, muito em breve. As vendas na Europa terão início no Outono de 2023, consoante o mercado.

Takeshi Mukai, Director e Administrador-Delegado Sénior da Mazda, fez a seguinte declaração relativamente ao facto de terem sido alcançados os dois milhões de unidades produzidas:

“O motor rotativo é uma vertente essencial da história da Mazda e representa o nosso 'imparável espírito desafiante'. O motor rotativo é muito apreciado pelos clientes em todo o mundo e é com grande entusiasmo que retomamos a sua produção e assistimos ao seu regresso. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a todos os que nos apoiaram nesta jornada, em particular, aos muitos clientes que adquiriram veículos com motor rotativo, aos nossos fãs de motores rotativos e a todos os nossos parceiros de negócio que estiveram envolvidos no desenvolvimento e produção. No futuro, continuaremos a transmitir este 'imparável espírito desafiante', oferecendo veículos atractivos que proporcionam aos nossos clientes uma experiência de condução emocionante, mesmo na era da eletrificação.”

A Mazda continuará a apostar na “Alegria de Conduzir” no âmbito do seu valor central, “Centrada no Ser Humano”, e tem como objectivo proporcionar a “Alegria de Viver”, criando experiências emocionantes no dia a dia dos clientes.

Cronologia dos motores rotativos Mazda

Julho 1961 Acordo técnico com a NSU e Felix Wankel

Maio 1967 Anúncio da conclusão do motor rotativo e lançamento do Mazda Cosmo Sport (Mazda 110S).

Julho 1968 Lançamento do Mazda Familia Rotary coupé (Mazda R100 coupé).

Outubro 1969 Lançamento do Mazda Luce Rotary coupé (Mazda R130 coupé).

Maio 1970 Lançamento da gama Mazda Capella Rotary (Mazda RX-2).

Setembro 1971 Lançamento do Mazda Savanna (Mazda RX-3).

Novembro 1972 Lançamento da 2ª Geração da gama Mazda Luce Rotary (Mazda RX-4).

Junho 1973 Volume total da produção de veículos com motor rotativo atinges 500.000 unidades.

Fevereiro 1974 Lançamento da 2ª Geração do Mazda Capella (Mazda RX-2).

Abril 1974 Lançamento da Mazda Rotary Pickup (REPU) na América do Norte.

Julho 1974 Lançamento do Mazda Parkway Rotary 26.

Abril 1975 Lançamento do Mazda Roadpacer AP.

Outubro 1975 Lançamento da 2ª Geração do Mazda Cosmo AP (Mazda RX-5).

Outubro 1977 Lançamento da 3ª Geração do Mazda Luce (Mazda 929L).

Março 1978 Lançamento da 1ª Geração do Mazda Savanna RX-7 (Mazda RX-7).

Novembro 1978 Produção de veículos com motor rotativo totaliza 1 milhão de unidades.

Novembro 1981 Lançamento da 3ª Geração do Mazda Cosmo e da 4ª Geração da gama Luce Rotary

(Mazda 929).

Outubro 1985 Lançamento da 2ª Geração do Mazda Savanna RX-7 (Mazda RX-7).

Abril 1986 Produção de veículos com motor rotativo totaliza 1,5 milhão de unidades.

Setembro 1986 Lançamento da 5ª Geração do Mazda Luce (Mazda 929).

Abril 1990 Lançamento da 4ª Geração do Mazda Cosmo (Eunos Cosmo), equipado com um motor rotativo de três rotores.

Junho 1991 Mazda 787B vence a 59ª edição das 24 Horasde Le Mans.

Dezembro 1991 Lançamento da 3ª Geração do Mazda RX-7 (?~fini RX-7).

Abril 2002 Lançamento da última edição especial do Mazda RX-7, Série Spirit R.

April 2003 Lançamento do Mazda RX-8.

Novembro 2011 Lançamento da última edição especial do Mazda RX-8, Série Spirit R.

Junho 2012 Fim da produção do Mazda RX-8.

Junho 2023 Início da produção do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV.

Outubro 2023 Produção de veiculos com motor rotativo totaliza 2 milhões de unidades.