Mazda na “Festa do Japão em Lisboa 2023”

COMUNICADO DE IMPRENSA - MAZDA MOTOR PORTUGAL

Mazda na “Festa do Japão em Lisboa 2023”

• Natural de Hiroshima, a Mazda é uma das mais de seis dezenas de entidades que disseram “presente” a este já conceituado evento de cariz anual
  • Portugal e Japão destacam a amizade e a cultura, num ano em que se completam 480 anos de relações entre os dois países

Lisboa, 20 Junho 2023. À semelhança de anteriores edições, a Mazda Motor de Portugal vai marcar presença na edição de 2023 da conceituada “Festa do Japão”, evento que se realiza no Jardim Vasco da Gama, em Belém, já este sábado (dia 24 de Junho), entre as 14 e as 22 horas, concentrando um amplo leque de entidades com um vínculo especial com o país do sol nascente.

É o caso da Mazda, marca centenária nascida em Hiroshima e que é uma das habituais participantes neste encontro onde que se celebra a amizade, a cultura e as relações empresariais entre o Japão e Portugal. Aliás, esta edição de 2023 acontece num ano em que se completam 480 anos de relações entre os dois países.
Como em anos anteriores, a “Festa do Japão 2023” oferece aos visitantes a oportunidade de descobrir e vivenciar algumas as artes tradicionais japonesas como o Ikebana (arranjos florais), Haiku (poesia japonesa) e Furoshiki (técnica de embrulho em pano), numa acção que também terá concertos com instrumentos tradicionais e alguma gastronomia, com vários pratos tradicionais confecionados por chefs de três restaurantes japoneses. Ao longo desse último sábado do junho realizar-se-ão workshops culturais, artísticos e até de desporto, aqui através de instituições ligadas às artes marciais japonesas. Destaque-se, também, a cultura pop, com desfiles de cosplay e espaços dedicados às populares temáticas de anime e manga.

10ª edição após três anos de intervalo forçado

Criada em 2010, a “Festa do Japão em Lisboa” tem vindo a crescer, tornando-se num evento imperdível, não só para indivíduos e entidades com um vínculo natural com o país do sol nascente, como também entre muitos curiosos que, ao longo das até agora nove edições – a COVID-19 impediu a sua realização entre 2020 e 2022 – puderam ver e aprender o quão ricas são as milenares tradições deste país onde os portugueses chegaram em 1543, dando início a uma relação de já quase cinco séculos.

A “Festa do Japão em Lisboa 2023” será, por isso, a 10ª edição, evento de acesso gratuito a todos os que nele queiram participar. Integrada nas “Festas de Lisboa 2023”, a organização está a cargo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa (CCILJ), Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC Cultura em Lisboa e Junta de Freguesia de Belém, com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal.

Aos participantes é sugerido que levem consigo um tsuru, um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa, neste caso representando o grou-da-manchúria, para que o pendurem em pontos específicos do recinto. As instruções e passos para a sua criação podem ser consultadas na página de Facebook da “Festa do Japão em Lisboa”.

Mazda MX-30, o irreverente conceito “Made in Japan”

Modelo disruptivo da actual gama Mazda, o 100% eléctrico Mazda MX-30 e-Skyactiv EV estará em destaque no espaço à beira Tejo, assente na muito atractiva campanha “Mazda MX-30 100% Eléctrico - Desde 29.900 €”,[1] válida para clientes particulares e profissionais e que está em vigor até final do corrente mês de Junho.
Única proposta com motorização exclusivamente eléctrica da Mazda, este SUV está disponível em Portugal em 4 níveis de equipamento – Prime-Line Exclusive-Line, Advantage e Makoto – com um intervalo de preços que, tradicionalmente iria dos 39.235 € (da versão de entrada) aos 43.935 € (versão mais equipada), mas que, com esta nova campanha, poderá ficar num patamar bem mais aliciante, o primeiro dos quais abaixo do limiar dos 30.000 euros.

O modelo destaca-se da demais oferta SUV 100% eléctrica do mercado, pela excelência e beleza artesanal das formas do design Kodo, uma criação segundo o conceito de estilo “Human Modern” em que se integram, por exemplo, as portas Freestyle (sem pilares centrais). Mas também o interior sóbrio, confortável e minimalista em que se destaca a consola central flutuante, elemento tecnológico associado a materiais únicos e de impacto ambiental mínimo, como a cortiça de sobreiros portugueses, alinhada com os revestimentos das portas em fibras resultantes da reciclagem de garrafas de plástico.

[1] Campanha limitada ao stock existente e apenas válida nos Concessionários Mazda Aderentes. Em contratos fechados com pagamento a pronto, os PVP não incluem as despesas de legalização e de transporte, nem contemplam a pintura metalizada; na vertente de financiamento, as despesas estão incluídas no valor de campanha, num processo gerido pelo Concessionário Mazda Aderente e pela Credibom, parceira financeira preferencial da Mazda Motor de Portugal neste domínio. Integra oferta da Garantia Mazda de 6 anos (ou 150.000 quilómetros; o que suceder primeiro) para os defeitos (material e fabrico) e custos de reparação ou de substituição dos componentes afectados (excepto peças de desgaste), mais a Garantia da Bateria de Alta Voltagem de 8 anos (ou 160.000 quilómetros).