Mazda Stories | CX ou MX? Que SUV Mazda escolher?

• Do design à tecnologia, são múltiplas as características importantes que levam à escolha de um automóvel que nos acompanhe, no quotidiano e nas grandes deslocações.
  • Procurando um crossover com um design premium e um desempenho de condução excecional, o cliente poderá estar dividido entre as várias opções disponíveis na gama SUV da Mazda, nomeadamente as de assinatura CX.
  • Complementar, numa óptica MX, o Mazda MX-30 apresenta-se como uma real alternativa, agora disponível em dupla vertente: 100% eléctrica ou PHEV, aqui com apoio de um motor rotativo.

Leverkusen / Lisboa, 23 Setembro 2023. Qual de entre a oferta “CX” da Mazda escolher? O SUV médio CX-30, o maior e best-seller CX-5 ou o mais recente Mazda CX-60 de características premium? Ainda que contando com elementos comuns, nomeadamente nas vertentes da segurança e conectividade, cada um tem especificidades próprias, inerentes à composição das suas gamas e à oferta mecânica que lhes está associada.

Mas há que não esquecer o MX-30, singular SUV da actual gama Mazda que e que passou a estar disponível em duas versões: EV 100% eléctrico ou PHEV, aqui registando-se o regresso ao mercado do motor rotativo, ainda que com um papel diferente do que teve no passado.

Jinba Ittai, a ligação entre o veículo e seu condutor
Filosofia transversal a toda a gama de modelos Mazda, o conceito Jinba Ittai – que sublima a ligação entre o condutor e o seu automóvel – nota-se nomeadamente na oferta SUV da marca, resultando, não só mas também, da exclusiva tecnologia G-Vectoring Control da Mazda, que recorre a diferentes configurações do binário dos motores para controlar a carga dos veículos, contribuindo para um comportamento natural, consistente e reactivo às reais pretensões do condutor.

Equipados com tecnologia i-Activsense[1], os SUV Mazda estão mais do que preparados para enfrentar as diferentes situações do dia-a-dia das nossas deslocações, seja em estrada aberta ou no trânsito das cidades e localidades. Elemento de segurança exclusivo da Mazda, a tecnologia i-Activsense representa um conjunto de avançadas funcionalidades que permitem alertar o condutor para diversas situações e perigos, ajudando-o, por exemplo, a evitar colisões ou a reduzir a sua potencial gravidade. As funções Cruising & Traffic Support (Apoio à Condução e Situações de Tráfego), 360° View Monitor (Visão a 360º), com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e Smart Brake Support (Apoio Inteligente à Travagem) são alguns dos sistemas de segurança disponíveis nos diferentes modelos do seu catálogo.
Outras funcionalidades, comuns à generalidade da gama de modelos Mazda[2], abrangem os sistemas Remote Keyless Entry System (Sistema de Acesso Remoto sem Chave), Blind Spot Monitoring (Monitorização do Ângulo Morto), Lane Departure Warning System (Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem), Lane-Keep Assist (Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem), Mazda Radar Cruise Control  (Controlo de Velocidade de Cruzeiro por Radar Mazda), Rain sensing Windshield Wipers (Limpa Párabrisas com Sensores de Chuva), Automatic On/Off LED Headlights (Faróis LED com Activação/Desactivação Automática), High Beam Control (Controlo de Luzes de Máximos, entre outras, nomeadamente ao nível da conectividade, nomeadamente a permitida pelos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Com tantas e impressionantes funcionalidades, a escolha das melhores composições aquando da aquisição de um novo SUV Mazda – CX-30, CX-5 e CX-60, ou mesmo do irreverente Mazda MX-30 – depende do estilo de vida e das reais necessidades dos clientes.

Mazda CX-30: Performance de requinte para um estilo de vida activo

O elegante Mazda CX-30 transmite uma clara emoção sem sacrificar o design premium, traduzindo-se no SUV urbano ideal para nos deslocarmos com família e amigos. Do mais esperado evento de música ao vivo, a uma aventura de fim-de-semana improvisada, o CX-30 mostra-se apto para tudo.

Introduzido no mercado em 2019 e reconhecido pelo seu carácter futurista, o Mazda CX-30 incorpora a natureza adaptável do design Kodo de uma forma totalmente inovadora, linguagem que atrai a atenção dos condutores entusiastas do desenho automóvel. Transmite uma sensação de movimento, fruto da curvatura em “S” ao longo das suas laterais, reflectindo um jogo entre luzes e sombras. É a chamada obra-prima que todos gostaríamos de ter na nossa garagem, de um SUV compacto que responde às necessidades dos clientes que buscam uma combinação entre dimensões urbanas, facilidade de manobra e espaço interior.

A forma conjuga-se com a função no elegante interior do Mazda CX-30, SUV repleto de pormenores sofisticados, numa combinação inspirada composta por materiais robustos e atraentes, incluindo cromados e pele, resultando num habitáculo ideal para quem aprecia a qualidade. Detalhes de design meticulosos dão vida a um veículo que parece ter sido esculpido em redor de si mesmo, incluindo a colocação cuidadosa dos ecrãs e dos comandos. O CX-30 oferece um espaço de carga com capacidade para malas de diferentes dimensões ou até mesmo para equipamento de campismo. Há espaço de sobra para nos levar à que será a próxima aventura.

Para o efeito, o cliente pode usufruir de um desempenho superior sem sacrificar a eficiência, inerente aos motores a gasolina disponíveis, em três níveis de potência – 2.0 e-Skyactiv (G nas versões de 125 e 150 CV e X na variante de 186 CV – proporcionando acelerações suaves e enérgicas. De série em algumas versões, o sistema G-Vectoring Control Plus ajuda o condutor a melhor relacionar-se com o seu CX-30 em trajectos com curvas mais encadeadas.

Mazda CX-5: Experiências sofisticadas e aventuras de requinte

Best-seller da marca, nomeadamente a nível europeu, o Mazda CX-5 de 2023 revela-se como uma excelente opção para enfrentar o quotidiano citadino com estilo, bem como para a condução em ambientes longe das cidades. Graças às novas versões Newground, Homura e Takumi, integradas numa gama que contempla outros níveis de equipamento, cada condutor pode encontrar um CX-5 à sua medida.

A versão Takumi foi concebida tendo em mente o desempenho e a elegância, elevando os seus percursos diários, proporcionando conforto em deslocações com família e amigos até ao mais recente restaurante inaugurado na cidade, ou para cumprir, com confiança, as viagens por autoestrada. A pintura brilhante das jantes de liga leve de 19 polegadas realça o visual de um modelo cujo interior apresenta revestimentos em couro Nappa e luxuosos acabamentos.

Por seu turno, a versão Homura espelha um acabamento mais desportivo, fruto, em parte, da asa de assinatura em preto brilhante, cor extensível às secções inferiores dos pára-choques, aos rebordos dos guarda-lamas, guarnições das portas e capas dos retrovisores exteriores. No interior, as costuras em vermelho nos bancos em couro preto, volante, punho da caixa de velocidades e painéis das portas complementam este nível de equipamento de teor mais desportivo.

Para os que acreditam que há sempre novos caminhos a descobrir, o CX-5 Newground pode revelar-se o parceiro ideal para esses passeios. Diferenciando-se do resto da gama, esta versão destaca-se pelo tratamento prateado de diversos elementos – protecção inferior dos pára-choques dianteiro e traseiro e guarnições das portas – aliando-o aos retrovisores exteriores pretos e às jantes de liga leve pretas maquinadas, de 19 polegadas.

Seja qual for a opção escolhida, o cliente do Mazda CX-5 sentir-se-á sempre confortável, fruto da incorporação de um Human Centric Design desenvolvido pela Mazda: o banco do condutor foi concebido para proporcionar a posição ideal ao volante, mantendo-o em modo Jinba Ittai, ou seja, em perfeita sintonia com o automóvel.

Com três opções mecânicas, o Mazda CX-5 garante uma flexibilidade com base nas diferentes necessidades de condução: na vertente a gasolina a gama contempla um bloco 2.0 e-Skyactiv G com 165 cv e outro 2.5 e-Skyactiv G de 194 cv; no domínio diesel a oferta cinge-se ao motor 2.2 e- Skyactiv D, com dois níveis de potência (150 e 184 cv).

Disponível em algumas versões, o sistema de tracção integral i-Activ AWD permite aos condutores do Mazda CX-5 enfrentar, com confiança, uma grande variedade de terrenos, dando-lhes uma maior sensação de controlo e segurança, seja em viagens em estradas com chuva e neve até às estâncias de esqui, ou em estradões de fora-de-estrada. Independentemente da escolha, o Mazda CX-5 oferece um conforto sofisticado e uma soberba dinâmica de condução.

Mazda CX-60: Tecnologias de personalização automática para o condutor, design nobre e robusto que o destacam entre a multidão

O Mazda CX-60 representa tudo o que a marca de Hiroshima tem incorporado no seu ADN ao longo dos últimos 100 anos, do design exterior ao interior, concebidos segundo o mais apurado artesanato japonês, subjacente ao conceito “Crafted in Japan”. Robustez e nobreza descrevem bem este automóvel que faz com que as pessoas virem a cabeça à sua passagem!

O poder imponente retratado pelo estilo atraente e dinâmico do CX-60 espelha os mais recentes desenvolvimentos ao nível do design Kodo, combinados com a robustez da arquitectura de um SUV de grandes dimensões. À semelhança dos demais modelos da marca, a perfeita curvatura em “S” visível nas laterais faz com que o modelo pareça estar em movimento mesmo quando se encontra parado.

O artesanato japonês é o que melhor sintetiza o interior do Mazda CX-60. A versão Takumi, em particular, apresenta tradições históricas de uma forma moderna: os kimonos japoneses serviram de inspiração para o tecido aparentemente brilhante usado no interior das portas; a costura no painel de instrumentos é feita ao estilo tradicional Musubu com entrelaçados e nós, contribuindo para a criação de um SUV premium moderno e luxuoso.

O vasto leque de avançados sistemas de assistência ao condutor i-Activsense garante uma segurança activa ao mais alto nível, contribuindo para a certificação de 5 estrelas que o CX-60 alcançou na avaliação de segurança da Euro NCAP. O Driver Personalization System (Sistema de Personalização do Condutor) reconhece, de imediato, o condutor quando este se senta no seu banco, ajustando as definições de acordo com as suas preferências pré-gravadas, tornando a condução ainda mais fácil.

O Mazda CX-60 PHEV é um pioneiro no espaço europeu das propostas híbridas plug-in, contemplando um grupo propulsor que combina um motor a gasolina 2.5 e-Skyactiv G, de quatro cilindros e injecção direta, com um grande motor eléctrico de 100 kW e uma bateria de alta capacidade de 355 V e 17,8 kWh. No domínio diesel, a Mazda estreou um conceito, através de um novíssimo bloco de seis cilindros em linha e-Skyactiv D, com 3,3 litros de cilindrada.

Mazda MX-30: Uma proposta de dimensões ideais para as deslocações no quotidiano

Não é um “CX” em termos de nomenclatura, mas é um SUV a ter em conta, especialmente para quem vive na cidade: primeiro veículo 100% eléctrico da marca, o Mazda MX-30 foi concebido para satisfazer as necessidades diárias dos clientes, proporcionando-lhes um interior espaçoso e uma bateria de dimensões adequadas às suas deslocações diárias.

Este SUV de características urbanas tornou-se na opção ideal para os que se deslocam pelos centros das cidades, garantindo uma autonomia máxima diária até aos 200 km, valor que excede largamente as necessidades da maioria das comutações diárias. Levar as crianças às escolas ou aos infantários revela-se, por isso, fácil, nomeadamente pela adopção das portas Freestyle, de abertura oposta, oferecendo protecção quando os passageiros entram e saem do automóvel. A concepção integra-se no estilo “Human Modern”, conceito integrante do design Kodo e que explora uma orientação de design mais expressiva, centrada nos valores e estilos de vida emergentes.

O exterior do MX-30 é intransigentemente simples, realçando-se a sua beleza como uma massa sólida. As portas Freestyle e a ampla superfície vidrada e emoldurada sugerem uma sensação de abertura, frescura e espaço no habitáculo, espaço concebido para dar aos ocupantes essa sensação de estarem "envoltos num espaço amplo". Nele destaca-se uma consola central flutuante e materiais únicos, concebidos para minimizar o impacto ambiental, como revestimentos feitos a partir de garrafas PET recicladas e elementos em cortiça portuguesa, um material de origem natural que remete para o passado centenário da Mazda.

O conjunto de funcionalidades i-Activsense e, em particular, as tecnologias Turn-Across Traffic e Smart Brake Support (SBS) tornam ainda mais segura e tranquila a condução nos congestionados centros urbanos. Com um tempo de carregamento rápido DC de apenas 26 minutos, o MX-30 EV está pronto para a sua próxima deslocação.

Para os mais preocupados com a autonomia, a recém-lançada versão MX-30 e-Skyactiv R-EV é a solução, uma nova versão que responde às necessidades dos clientes que pretendem um automóvel que possam utilizar como veículo eléctrico tanto quanto possível nas comutações diárias, ao mesmo tempo que não querem ter de se preocupar com as limitações em termos de autonomia ou com os processos de carregamento em viagens mais longas. O MX-30 R-EV conta com uma bateria de iões de lítio de 17,8 kW e um depósito de combustível de 50 litros que alimenta um motor rotativo.

Que SUV Mazda escolher?

Os Mazda CX-30, CX-5, CX-60 e MX-30 proporcionam a dinâmica de condução extraordinária Jinba Ittai, as mais recentes tecnologias de segurança e de conectividade e o sempre elegante e actual design Kodo, adequando-se a todos os ambientes de trânsito e aos mais diversos objectivos e necessidades dos clientes

A decisão depende, assim, da forma como vivemos e onde os queremos conduzir, resumindo-se tudo à seguinte simples questão: Qual o modelo Mazda que combina com o seu estilo de vida?

Informações complementares sobre cada um destes SUV Mazda estão disponíveis nos respectivos links no Portal de Imprensa da Mazda2024 Mazda CX-30, 2023 Mazda CX-5, 2023 Mazda CX-60 e 2023 Mazda MX-30 – que dão acesso aos respectivos Comunicados de Imprensa, com referência às composições de gamas e preços em vigor em Portugal, Press Kits e às imagens de alta resolução (fotografias e vídeos).

[1] As diferentes tecnologias integradas no sistema i-Activsense da Mazda podem variar de modelo para modelo e consoante o seu nível de equipamento.

[2] As diferentes funcionalidades podem variar de modelo para modelo e consoante o seu nível de equipamento.