Novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV: Candidato a ‘Híbrido Plug-in do Ano 2024’ em Portugal

• Conjunto plug-in híbrido assente num motor eléctrico, cuja bateria de 17,8 kWh é alimentada por um motor rotativo de 830 cc, que opera como gerador, é candidato ao troféu “Tecnologia do Ano 2024”.
  • Autonomia EV de 85 quilómetros e uma autonomia total flexível superior a 600 km, para apenas 21 g/km de emissões de CO2 (WLTP).
  • Preços a partir dos 40,974 €[1], da versão de entrada de uma gama composta por 4 níveis de equipamento e uma complementar Edição Especial.

Lisboa, 8 Janeiro 2024. O inovador e exclusivo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV é, oficialmente, candidato ao galardão ‘Híbrido Plug-in do Ano 2024’, troféu integrado na iniciativa mais abrangente ‘Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024”. Variante que sublinha a Abordagem Multi-Soluções da Mazda, a nova proposta marca o regresso ao mercado do motor rotativo, completando a oferta inerente à gama Mazda MX-30, um SUV de características únicas e que estava apenas disponível com o motor 100% eléctrico e-Skyactiv EV. Em complemento, a inovadora solução da Mazda apresenta-se como candidata ao troféu “Tecnologia do Ano 2024”.
“Foi com enorme orgulho que inscrevemos o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV como candidato a ‘Híbrido Plug-in do Ano 2024’ em Portugal, ao mesmo tempo que apresentámos a candidatura da nossa inovadora abordagem mecânica ao troféu de ‘Tecnologia do Ano 2024’”, refere Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal. “Trata-se de um automóvel que, pelas suas características únicas, permite recolocar a Mazda num patamar muito representativo do que tem para oferecer em termos de conteúdos e de tecnologias no crescente mercado de viaturas plug-in híbridas. Destaco, em particular, o motor rotativo que o integra, solução que, assim, regressa ao mercado, e que nos permite oferecer um automóvel que, na nossa perspectiva, constitui a solução perfeita para os clientes que pretendem um EV para uso diário, mas com a flexibilidade necessária para as viagens mais longas, sem dependência das infraestruturas de carregamento.”
Com as primeiras unidades entregues aos clientes em Novembro último, o MX-30 e-Skyactiv R-EV vem, de facto, proporcionar valências acrescidas às do 100% eléctrico MX-30 e-Skyactiv EV, traduzindo-se numa nova forma de utilização de um automóvel como veículo eléctrico a bateria. Equipado com uma bateria de 17,8 KWh, oferece uma autonomia 100% eléctrica de 85 km[2] e, fruto da utilização da tecnologia de motor rotativo exclusiva da Mazda, permitindo viagens de longa distância sem ansiedades ao nível dessa mesma autonomia ou nos carregamentos.
Com 830 cc de cilindrada[3], esse novíssimo motor a gasolina de rotor único aloja-se no compartimento mecânico, ao lado do motor e-Skyactiv EV. Actuando apenas como gerador, ou seja, sem ter qualquer ligação mecânica directa com as rodas, a unidade rotativa assegura a locomoção do MX-30 R-EV através do motor eléctrico, proporcionando uma experiência de condução eléctrica perfeita. A combinação da sua bateria de 17,8 kW e do depósito de combustível de 50 litros permitiu criar um híbrido plug-in único, com uma autonomia total flexível superior a 600 km.
A compatibilidade com carregamentos AC e DC representa outra vantagem, nomeadamente ao nível dos carregamentos, com o processo AC trifásico a fazer-se em cerca de 50 minutos e o carregamento rápido DC a poder ser concluído em cerca de 25 minutos.
O Mazda MX-30 R-EV conta com três modos de condução – Normal, EV e Charge – permitindo adequar-se aos diferentes ambientes rodoviários e graças a uma potência de 125 kw / 170 CV, oferece uma performance de aceleração ligeiramente acima da do MX-30 100% eléctrico, de 145 CV. Com apenas 21 g/km de emissões de CO2 (WLTP), garante-se um desempenho ambiental líder na sua classe.
“O novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV veio complementar a gama MX-30, um SUV de características únicas e que nos permitiu passar a dar aos nossos clientes um maior leque de escolha em função das suas necessidades, complementares às do 100% eléctrico MX-30 EV”, acrescenta Luis Morais. “Independentemente da versão escolhida, garante-se a mesma experiência ininterrupta de condução eléctrica, uma condução envolvente e um habitáculo de conteúdos de excelência, com destaque para a elevada oferta tecnológica, num design que recorre a materiais únicos, incluindo cortiça de origem portuguesa.”
“O novo MX-30 R-EV representa o mais recente exemplo de como a Abordagem Multi-Soluções da Mazda gera automóveis que se adequam a todas as necessidades dos nossos clientes, melhorando o desempenho ambiental com uma combinação de electrificação e tecnologias inteligentes de motores de combustão interna", sublinha o responsável máximo da Mazda Motor de Portugal.

Resumo da gama MX-30 R-EV em Portugal
Disponível em toda a Rede de Concessionários Mazda, o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é proposto em quatro níveis de equipamento – Prime-Lime, Advantage, Exclusive-Line e Makoto – numa gama que se complementa com a inédita versão “Edition R”, de conteúdos específicos.
Exteriormente são poucas as diferenças face às versões EV, destacando-se o símbolo do rotor nos guarda-lamas dianteiros e a referência “e-Skyactiv R-EV” no portão da bagageira. Jantes exclusivas diferenciam os patamares de equipamento, tendo acabamento cinzento escuro no nível Prime-Line e em preto com corte diamantado na restante oferta.
Ao nível das composições interiores, a opção por um dos tradicionais acabamentos Industrial Vintage, Modern Confidence ou Urban Expression não tem qualquer influência nos preços finais das viaturas. A versão “Edition R” conta com elementos específicos, do seu posicionamento como Edição Especial.
No domínio dos Preços[4], já segundo o OE 2024, as versões de entrada de cada nível de equipamento custam, respectivamente, 40.974 € (Prime-Line), 41.924 € (Exclusive-Line), 42.224 € (Advantage) e 43.724 € (Makoto). O Mazda MX-30 e-Skyativ R-EV “Edition R” tem um PVP de 46.474 € na sua configuração mais completa.

Resumo da gama nacional do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV
  • Carroçaria: SUV
  • Níveis de equipamento: Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage, Makoto e Edition R (Edição Especial)
  • Mecânica
    • Motor eléctrico e-Skyactiv EV
      • Tipo de motor: síncrono AC
      • Sistema de arrefecimento: A água
      • Poténcia máxima: 125 kW / 170 CV
      • Binário máximo: 260 Nm
      • Tipo de bateria / células: Iões de lítio / prismática
      • Capacidade / Peso da bateria: 17,8 kWh, 355 V / 188,2 kg
      • Carregamentos DC / AC (cargas máximas): 36 kW / 11 kW (trifásico), 7,2 kW (monofásico)
      • Tracção: dianteira
    • Motor Rotativo
      • Cilindrada: 830 x 2 [5]
      • Dimensões do trocoide - e: 17.5 mm, R: 120 mm, b: 78 mm
      • Taxa de compressão: 11.9:1
      • Potência máxima: 55 kW / 74 CV às 4.700 rpm
      • Binário máximo: 116 Nm às 4.000 rpm
      • Mecanismo de alimentação de combustível  Injecção directa (DI)
      • Tipo / nº de janelas de admissão: Lateral / 2
      • Tipo / nº de janelas de escape: Lateral / 2
      • Segmentos periféricos: 2,5 mm de espessura; ferro forjado; dois elementos

• Principais registos (Valores combinados WLTP) [6]:
    • Velocidade máxima: 140 km/h
    • Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,1 seg.
    • Consumos de combustível / energia (ponderados): 1,0 l/100 km / 17,5 kWh/100 km
    • Emissões de CO2 (combinadas; Stage 6 G2): 21 g/km

• Preços de Venda ao Público [7]  [8]:
    • Prime-Line (1 configuração): 40.974 € €
    • Exclusive-Line (1 configuração): 41.924 €
    • Advantage (4 configurações): 42.224 € a 42.474 €
    • Makoto (18 configurações): 43.724 € a 46.174 €
    • Edition R (4 configurações): 45.123 € a 46.474 €

• Cores de carroçaria [9]:
    • Sólida: Arctic White (sem custo)
    • Metalizadas: Jet Black, Ceramic White, Polymetal Gray (700 €)
    • Metalizada Especial: Machine Grey (900 €)
    • Metalizadas Multi-Tone (apenas Makoto e Advantage): MT Ceramic White, MT Jet Black-Silver, MT Zircon Sand (1.600 €) e MT Soul Red Crystal (2.100 €)
    • Exclusiva para Edition R: Maroon Rouge 2-Tone (2.100 €)

• Interiores:
    • Prime-Line: Pretos
    • Exclusive-Line: Pretos
    • Advantage: Industrial Vintage (preto/castanho); Modern Confidence (preto/branco/ cinza)
    • Makoto: Industrial Vintage (preto/castanho); Modern Confidence (preto/branco/  cinza); Urban Expression (preto)
    • Edition R: Pele Preta, com elementos / detalhes específicos

• Packs 9:
    • Driver Assistance and Sound (1.400 €)
    • TAE (800 €)

Consoante a utilização e diferenciação que cada cliente pretenda para o seu Mazda MX-30, no portal www.mazda.pt estão disponíveis diferentes acessórios específicos para as diferentes versões da gama.
Informações complementares sobre a Gama Mazda MX-30 (R-EV e EV) disponíveis no Portal de Imprensa da Mazda; inclui Comunicados de Imprensa, com referência às composições de gamas e preços em vigor em Portugal, Press Kits e imagens de alta resolução (fotografias e vídeos).

Contactos:            Mazda Motor de Portugal | Assessoria de Imprensa

[1] PVP (OE 2024); sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[2] Autonomia de condução 100% eléctrica: 85 km (ciclo combinado WLTC) e 110 km (ciclo urbano WLTC). Os valores da autonomia aplicam-se quando é seleccionado o modo EV; baseados em condições de teste específicas; a autonomia real de condução 100% eléctrica variará dependendo das condições reais de condução.

[3] O volume da câmara de 830 cc necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Fiscalmente o modelo tem uma cilindrada de 1.660 cc.

[4] PVP (OE 2024); sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[5] Fiscalmente o modelo tem uma cilindrada de 1.660 cc. O volume da câmara de 830 cc necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151.

[6] Veículos homologados segundo a norma WLTP (Regulamento (EU) 1151 / 2017; Regulamento (EU) 2007/715).

[7] PVP (OE 2024); sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[8] As alterações nas composições dos interiores não têm custo associado; os intervalos de preços devem-se à inclusão (ou não) de determinados equipamentos.

[9] PVP com IVA incluído.