Produção Mazda registou crescimento de 14,8% a nível global em 2023

• Produção mundial da Mazda Motor Corporation ultrapassou 1.250.000 unidades no ano findo, 14.8% acima do volume registado no ano anterior
  • 67% da produção Mazda oriunda das unidades fabris japonesas
  • SUV CX-5 mantém-se como o modelo Mazda mais vendido no mundo; MX-30 impôs-se em Portugal, gama enriquecida com a inédita composição e-Skyactiv R-EV

Hiroshima | Lisboa, 1 Fevereiro 2024. A Mazda Motor Corporation acaba de difundir os Volumes de Produção e de Vendas referentes ao Ano Comercial de 2023, período compreendido entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano findo.

Com produção maioritariamente concentrada no seu país natal – Hiroshima (Ujina), Hofu (Nishinoura/Nakanoseki) e Miyoshi – e também gerada pelas unidades fabris espalhadas pelo mundo (China, Tailândia, México, EUA, Vietname e Malásia), a Mazda Motor Corporation registou um volume de produção global[1] de 1.253.654 unidades, 14,8% acima do registado no conjunto dos doze meses de 2022.

Particularizando, foram 839.170 os veículos saídos do conjunto das unidades fabris japonesas (67% da sua produção total), um volume 14,2% acima dos registos de há um ano. Nos sites de produção localizados fora das fronteiras nipónicas fabricaram-se 414.484 unidades, um volume superior em 16,1% ao registado há um ano.

No que se refere à produção doméstica, os três modelos Mazda mais produzidos de Janeiro a Dezembro de 2023 foram o SUV CX-5 (366.149 unidades), registando um aumento de 3,5% face a idêntico período anterior de doze meses, seguindo-se a berlina Mazda3 (101.764 unidades; +31,4%) e o SUV Mazda CX-9[2] (88.340 unidades; +50,1%).
No domínio Overseas[3], a produção foi consolidada pelo SUV CX-30 (141.579 unidades; +16,7%), pela berlina Mazda3 (93.466 unidades; +2,7%), e pelo novo SUV CX-50[4] (73.328 unidades) com um muito expressivo output adicional de 132,8% face à sua produção total em 2022.

América do Norte e Europa impulsionam vendas mundiais

Ao nível das Vendas Globais, também estas se aproximaram da fasquia de 1,25 milhões de unidades, atingindo um total de 1.244.613 viaturas, mais 11,5% do que em 2022, fruto, em grande parte, dos crescimentos registados em regiões como os EUA e Europa, mercados que, em ambos os casos, evoluíram mais de 23% face aos 12 meses do Ano Comercial anterior.

Desse volume total, 177.788 unidades foram comercializadas no Japão, representando uma subida de 10,2% face a 2022. O segmento dos ditos veículos tradicionais representou 80,2% desse volume, ficando o denominado segmento dos micro-mini com os restantes 19,8%.

[1] Produção Global = Produção Doméstica + Produção Overseas

[2] O Mazda CX-9 não é comercializado em Portugal; mais informações no quadro no final deste Comunicado

[3]  Unidades da marca Mazda produzidas nas suas linhas de produção (não inclui unidades CKD)

[4] O Mazda CX-50 não é comercializado em Portugal; mais informações no quadro no final deste Comunicado

As restantes 1.066.825 unidades foram vendidas nos mercados de Overseas, volume que é 11,7% superior ao registado em 2022: 363.355 nos mercados da América do Norte (+23,2% do que no Ano Comercial anterior) e 186.705 na Europa (+23,4%). Fruto das condicionantes que afectam a região, o mercado chinês absorveu apenas 84.949 unidades (-21,4%,). As restantes 431.816 unidades dividem-se pelos mercados do Resto do Mundo (+7,8%).

SUV CX-5 foi o mais vendido a nível global; MX-30 foi o preferido dos portugueses
Foi o SUV CX-5 que, uma vez mais, se destacou no topo das tabelas de vendas globais da Mazda no Ano Comercial de 2023, com um volume de 354.850 unidades, encimando um top-3 que se completou com o SUV CX-30 (200.784 unidades) e com o Mazda3 (178.745 unidades).
No mercado interno japonês, os três mais vendidos em 2023 foram, por esta ordem, o CX-5 (25.706 unidades), seguido do CX-60, com 23.916 unidades e um expressivo crescimento na procura de 316,1%, e do Mazda2, do qual se comercializaram 20.684 unidades.

Já em Portugal, o modelo Mazda preferido dos clientes portugueses no Ano Comercial de 2023 foi o MX-30, proposta que, assente em duas campanhas de enorme sucesso, associadas à versão e-Skyactiv EV (100% eléctrica), viria a garantir-lhe 26,7% do total de vendas da marca. Recorde-se que este SUV de características muito próprias, perto do final do ano, passou a contar com uma segunda variante, com o bloco EV associado a um motor rotativo, transformando-o num PHEV com ampla autonomia. O segundo modelo mais vendido no nosso país foi o Mazda2 Hybrid, pequeno citadino full-hybrid que garantiu 22,1% das vendas de 2023, seguindo-se o SUV compacto CX-30, com 12,2%.

Passaram, desde então, a ser quatro as propostas Mazda – Mazda2 Hybrid, CX-60 PHEV, MX-30 R-EV e MX-30 EV – com um maior nível de electrificação à venda no nosso mercado. No seu conjunto, representaram perto de 59% do seu volume de vendas em 2023, espelhando uma oferta perfeitamente adequada à actual evolução das tendências de consumo, inerentes ao crescente processo de electrificação do mercado.

A gama em comercialização na Rede de Concessionários Mazda é presentemente composta pelos citadinos Mazda2 e Mazda2 Hybrid, das berlinas Mazda3 (Hatchback e Sedan), do roadster MX-5 (Soft-Top e RF-Retractible Fastback) e dos SUV CX-30, CX-5, CX-60 e MX-30.

Catálogo Mazda a nível global: quatro berlinas, um roadster e múltiplos SUV
Em termos de catálogo Mazda, a actual oferta a nível planetário divide-se por um considerável leque de propostas para o segmento SUV (incluindo uma versão 100% eléctrica), a que se juntam algumas berlinas tradicionais, para os diferentes segmentos de mercado, e um roadster em duas declinações de carroçaria, para além de uma pick-up.
A produção e comercialização de todos estes modelos divide-se de acordo com as necessidades de cada mercado ou região, como se detalha no quadro abaixo.