MC APOSTA NA FORMAÇÃO DE MAIS 23 COLABORADORES

Gestão Retalhista

Já arrancou a 2.ª edição do curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Retalhista, desenvolvido pela MC, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e que conta com mais 23 colaboradores.

O curso em Gestão Retalhista visa preparar os alunos para a evolução do negócio do setor, desenvolvendo competências que respondam às necessidades do mercado. A 2ª edição aborda, sobretudo, a nova era do mundo “figital” (modelo físico e digital em simultâneo), centrando-se na importância dos consumidores e nas novas maneiras dos retalhistas se conectarem, apoiando-se no digital, no omnicanal e na tecnologia em loja. Esta edição vai formar colaboradores da MC que desempenham funções de gerentes de loja ou de coordenadores de áreas de loja.

A formação, que decorre em regime pós-laboral e em formato b-learning, vai permitir o aumento das qualificações dos colaboradores da MC com uma escolaridade ao nível do 12º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de Técnico Superior Profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações). Tem a duração de 1 ano, acrescido de 6 meses de estágio (no próprio local de atividade).

“A criação deste curso - que já vai na 2ª edição - acontece no âmbito do plano de desenvolvimento assegurado pela MC, com o objetivo de valorizarmos as nossas pessoas, através do upskilling das suas competências. Na MC, queremos assegurar que estamos preparados para os desafios futuros do setor do retalho, apostando de forma clara na antecipação, planeamento e desenvolvimento estratégico dos nossos colaboradores e lideranças. Nesse âmbito, esta aliança estratégica com a academia é, do nosso ponto de vista, absolutamente central” explica Vera Rodrigues, Head of People da MC.

Após conclusão do curso, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas, desenvolvimento de estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing. Tem ainda como propósito responder à aprendizagem ao longo da vida, seguindo as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante.

O desenvolvimento deste curso em parceria com a ESCE vem no seguimento do protocolo criado entre a MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em janeiro de 2019, que também já possibilitou o lançamento do mestrado pioneiro em ‘Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, LGCA’ com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Comercial no Ponto de Venda, com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto (IPP).

A parceria entre a MC e o CCISP materializa-se numa plataforma de diálogo permanente, com o objetivo de promover o ingresso e as qualificações ao nível do Ensino Superior, e dar resposta às necessidades de recrutamento e desenvolvimento profissional, a partir duma oferta formativa mais alinhada com as atuais exigências das marcas e dos negócios que a MC representa.

Tags: