Câmara Municipal e McDonald's de Viseu divulgam projeto de 'Proteção Sénior'

Demonstração de rendas de bilros, workshop de informática, sessões de maquilhagem e teatro são algumas das atividades que a Câmara Municipal de Viseu e o restaurante McDonald’s de Viseu vão dinamizar, entre maio e junho, junto da população sénior. O projeto foi apresentado no dia 2 de maio, no restaurante McDonald’s de Viseu, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas e Rui Moiteiro, franquiado da McDonald’s, e com o apoio de IPSS locais que aderiram ao projeto.

O primeiro projeto de 2018, no âmbito da iniciativa global que tem como principal intuito mostrar o trabalho de Instituições de Solidariedade Social do Distrito de Viseu, pretende continuar a dar a conhecer o contributo e a partilha autêntica de todos aqueles que se dedicam a ajudar os outros, proporcionando o bem-estar da sociedade e da comunidade local, apresenta-se sob o tema da ‘Proteção Sénior’, realçando um programa de atividades intergeracionais durante dois meses. O objetivo deste projeto, cujas atividades terão lugar no restaurante McDonald’s Viseu, sob um calendário específico, é envolver ativamente a comunidade sénior do distrito com um conjunto de ações lúdico-pedagógicas e que reforçam também o contacto com crianças.

Depois do projeto, que decorre de 2 de maio a 27 de junho, o restaurante McDonald´s de Viseu será também palco para uma exposição composta por algumas fotografias que são o reflexo das atividades desenvolvidas pelas entidades parceiras deste projeto.

De acordo com os resultados espelhados no PorData, a população idosa residente em Portugal em 2016 equivalia a, aproximadamente, 2.158.732 do total da população residente (10.325.452). No Concelho de Viseu, no ano de 2016, existiam 19.661 idosos do total da população residente no concelho -  98.007 pessoas.

Nos últimos Censos, o número de indivíduos com 65 ou mais anos no concelho de Viseu representa mais de 18,6% do total populacional do concelho, apresentando um aumento de praticamente 31% relativamente a 2001. Do total de idosos residentes no concelho de Viseu, cerca de 58% vivem sozinhos ou na companhia de indivíduos inseridos em idêntica faixa etária.

Link para fotos

Declarações de Rui Moiteiro, franquiado McDonald’s Portugal:

“Acredito que as empresas devem ter um papel importante na participação ativa da vida das comunidades e, é isso, que a McDonald’s tem procurado promover em Viseu, logo desde a abertura do meu primeiro restaurante, em 2001. Com esta iniciativa, pretendemos continuar a materializar a filosofia de “retribuir à comunidade parte do que ela nos dá”, dando a conhecer o distinto trabalho desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social do Distrito. Neste projeto intergeracional que terá lugar no nosso restaurante McDonald’s de Viseu, pretendemos envolver ativamente a comunidade sénior e reforçar o contacto com as crianças, através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, seguindo-se, depois disso, uma exposição com fotografias que são o reflexo das atividades desenvolvidas pelas nossas entidades parceiras locais.

O papel da Câmara Municipal de Viseu e de todas as IPSS do Distrito tem sido, de facto, fundamental para a implementação e continuação desta iniciativa global pelo que espero que continuemos a desenvolver este trabalho conjunto e importante junto da comunidade porque ‘Juntos Fazemos a Diferença’.

Com mais de 6 200 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 163 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, os nossos Franquiados.

Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 37.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: https://www.mcdonalds.pt/