Nuno Baltazar veste bonecos solidários da Fundação Infantil Ronald McDonald para o Portugal Fashion

A “Maria e Pedro design by Nuno Baltazar” vão estar presentes no Portugal Fashion que se realiza de 18 a 20 de outubro no Edifício da Alfandega do Porto, numa edição limitada, numerada.

A Fundação Infantil Ronald McDonald e o criador Nuno Baltazar apresentam na 43ª edição do Portugal Fashion, evento de moda que decorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no Edifício da Alfândega do Porto, “Maria e Pedro design by Nuno Baltazar”. Cada um dos bonecos estará à venda pelo valor de 35 euros e as receitas vão contribuir, na integra, para ajudar a Fundação Infantil Ronald McDonald e os seus programas – as Casas Ronald McDonald (em Lisboa, junto ao Hospital Dona Estefânia e no Porto, no campus do Hospital de S. João) e o Espaço Familiar Ronald McDonald (no Hospital de Santa Maria, em Lisboa) a receberem gratuitamente mais famílias com crianças em tratamento hospitalar.

Em cada desfile do Portugal Fashion haverá um lugar disponível, na primeira fila, para as primeiras pessoas que adquirem um dos bonecos desta edição especial assinada por Nuno Baltazar. Esta é a terceira vez que o Portugal Fashion e criadores portugueses se associam a esta causa vestindo os bonecos da Coleção Solidária da Fundação Infantil Ronald McDonald. Em 2017 Katty Xiomara criou a “Maria by Katty Xiomara” e, em março de 2018 Miguel Vieira criou “Pedro - um Pirata vestido para ajudar, por Miguel Vieira”.

A coleção de presentes solidários da Fundação Infantil Ronald McDonald, da qual fazem parte a Maria e o Pedro, utiliza retalhos de tecido 100% portugueses trabalhados à mão por artesãs e visa angariar fundos para a Fundação permitindo apoiar cada vez mais famílias deslocadas das suas casas para acompanharem as crianças que se encontram em tratamento hospitalar.

Declarações do criador Nuno Baltazar

“Vestir a Maria e o Pedro é antes de tudo um grande prazer. Contribuir para as beneméritas causas da Fundação Infantil Ronald McDonald através do trabalho que desenvolvo há mais de duas décadas deixa-me extraordinariamente feliz. Casar a minha arte com as histórias de vida daquelas crianças é um desafio enorme, mas especialmente recompensador. A Maria é feminina, sofisticada e urbana, mas também enérgica, corajosa e determinada. O Pedro é um rapaz bondoso, sensível e compreensivo, qualidades às quais junta a perseverança, a coragem e a garra. Ambos capazes de ultrapassar quaisquer adversidades.”

Declarações de Isabel Aragão, Fundação Infantil Ronald McDonald:

“Agradeço todo o envolvimento, dedicação e empenho do Nuno Baltazar. Sabemos o tempo que retiramos à vida profissional destes artistas. Mesmo considerando os valores da solidariedade, da ajuda ao próximo e da responsabilidade social, princípios que sempre orientam as iniciativas da Fundação Infantil Ronald McDonald, temos de enaltecer o gesto de entrega a quem nada espera em troca. Esta será a quarta vez seguida que estaremos presentes no Portugal Fashion em stand próprio para comercializarmos a coleção de presentes solidários da Fundação Infantil Ronald McDonald. Uma parceria que permite mediatizar as nossas ações em grande escala, angariar novos públicos para os nossos projetos e arrecadar fundos tão necessários para alargar as nossas atividades.”

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald™:

A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como missão a promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados.

A Casa Ronald McDonald de Lisboa, inaugurada em 2008, situa-se no Largo Conde Pombeiro, perto do Hospital Dona Estefânia e apoia o Centro Hospitalar Lisboa Central. A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em 2013, situa-se no campus do Hospital de S. João, e apoia o Centro Hospitalar S. João e O IPO-Porto.  No total, as duas Casas já acolheram mais de 1980 famílias. A Fundação Infantil Ronald McDonald abriu, em 2017, o primeiro Espaço Infantil Ronald McDonald em Portugal que se situa no Hospital de Santa Maria em Lisboa e já recebeu mais de 300 famílias.

Sobre a Coleção Solidária:

A Maria – juntamente com o Pedro, a Joana, o Orelhas e o Coração - são algumas das personagens que integram a Coleção Solidária da Fundação Infantil Ronald McDonald – artigos desenvolvidos à mão por artesãs, que utilizam retalhos de tecido 100% portugueses. A venda da Coleção Solidária contribui para que a Fundação Infantil Ronald McDonald possa ajudar ainda mais crianças e famílias a ficarem gratuitamente nas Casas Ronald McDonald.

A história desta coleção pretende espelhar a história de muitas crianças e famílias que passam, diariamente, pelas duas Casas Ronald McDonald existentes em Portugal, sediadas em Lisboa e no Porto ou pelo Espaço Familiar Ronald McDonald.

Foto Maria e Pedro by Nuno Baltazar: https://we.tl/t-VotdNSOF70

Site: www.fundacaoronaldmcdonald.com