"Um dia de cada vez"

Isabel Saldanha retrata famílias apoiadas pela  Fundação Infantil Ronald McDonald

A Fundação Infantil Ronald McDonald™ (FIRM), a McDonald’s® Portugal e a fotógrafa Isabel Saldanha inauguram hoje, 15 de maio, Dia da Família, a exposição fotográfica “Um dia de cada vez”, na Estação Ferroviária do Rossio, em Lisboa.  Depois da capital, a exposição que retrata famílias apoiadas pela FIRM vai estar patente no Porto e em Coimbra.

Assinalando o Dia Internacional da Família, a McDonald’s e a Fundação Infantil Ronald McDonald promovem, em conjunto com a fotógrafa Isabel Saldanha, uma exposição itinerante que retrata a vida de muitas das mais de 2650 famílias, com crianças em tratamento hospitalar, que as Casas Ronald McDonald já acolheram e apoiaram de diferentes formas.
Para além dos retratos das famílias, Isabel Saldanha é também a autora dos textos que os acompanham, dando a conhecer um pouco da sua história. Entre muitas, encontra-se a história dos irmãos Catarina e Daniel Marques João: “A Catarina salvou a vida ao irmão de apenas três meses, ao doar-lhe a medula óssea quando tinha quatro anos e meio. Os pais perguntaram-lhe se estaria disponível para fazer a operação e a Catarina disse que sim. “Eu vou salvar o mano” disse. E salvou mesmo. Hoje estão livres de perigo, mas recordam com carinho os dias passados na Casa longe de casa.”

Com o apoio das Infraestruturas de Portugal, a exposição “Um dia de cada vez” tem entrada gratuita e vai estar aberta ao público em Lisboa, na Estação do Rossio, de 15 a 30 de maio, seguindo para o Porto, na Estação de São Bento - de 31 de maio a 14 de junho - e terminando em Coimbra, na Estação de Coimbra, de 15 de junho a 1 de julho.

Para Gonçalo Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald™:
“Estas magníficas imagens são o registo e expressão da forma como tantas famílias, com crianças em tratamento hospitalar, são diariamente tocadas pelo trabalho das Casas Ronald McDonald. Todos os que diariamente, de forma direta ou indireta, ajudam a que estes sorrisos aconteçam, sentir-se-ão felizes ao ver esta exposição. Agradeço esse apoio diário, bem como à McDonald’s, à fotógrafa Isabel Saldanha e à Infraestruturas de Portugal todo o apoio e carinho colocado nesta causa e, em particular nesta exposição.

Para Isabel Saldanha, fotógrafa: “Sou fotógrafa é verdade, mas é nas palavras que respiro. Tenho uma paixão platónica por imagens, mas só porque sei que nelas reside o preâmbulo de uma história qualquer. Os trabalhos que mais me apaixonam são aqueles que se aventuram no cruzamento destes dois caminhos, uma mão cheia de histórias e um espólio imenso de fotografias. Tive a sorte de conseguir conjugar essas duas paixões neste desafio que a Fundação Infantil Ronald McDonald me lança: a oportunidade de me fazer testemunha e compositora de imagens e textos acerca das famílias que passaram ou que ainda residem nas Casas da Fundação. Tenho tanto de gratidão, como de orgulho, porque o melhor que levamos desta vida é o sumo das nossas histórias. Parece que não, mas é mais fácil captar uma história numa imagem, que condensá-la em caracteres. Há uma timidez tão justa, como a responsabilidade que isto tem, o de ser mais autêntico que proverbial e tão metafórico como essencial. Aqui está um desafio que levo na primeira fila da minha tribuna emocional. É por aqui que quero caminhar, nesta fração de oxigênio perfeita, que casa palavras com imagens e quem sabe daí para outras viagens.”

Clique para fazer o download dos textos e fotografias

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald™:
A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como missão a promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados.
A Casa Ronald McDonald de Lisboa, inaugurada em 2008, situa-se no Largo Conde Pombeiro, perto do Hospital Dona Estefânia e apoia o Centro Hospitalar Lisboa Central. A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em 2013, situa-se no campus do Hospital de S. João, e apoia o Centro Hospitalar S. João e o IPO-Porto. O primeiro Espaço Infantil Ronald McDonald em Portugal, inaugurado em 2017, situa-se no Hospital de Santa Maria em Lisboa. No total, as duas Casas e o Espaço Familiar Ronald McDonald já acolheram mais de 2650 famílias.
www.fundacaoronaldmcdonald.com

Com cerca de 6 500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 168 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, os nossos Franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 37.000 restaurantes.

Hashtags:
#FundacaoInfantilRonaldMcDonald