MEDTRONIC RECEBE MARCA CE PARA SISTEMA DE CIRCUITO FECHADO HÍBRIDO MINIMED™ 670G

A Medtronic, líder mundial no setor da tecnologia médica, anunciou a atribuição de marca CE (Conformidade Europeia) ao sistema de circuito fechado híbrido MiniMed™ 670G – o primeiro e único sistema que automatiza e personaliza a administração de insulina basal 24 horas por dia1. O sistema recebeu a marca CE para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 1 com 7 ou mais anos de idade e estão a decorrer estudos para alargar a indicação a outras populações de doentes.

"Orgulhamo-nos de introduzir fora dos EUA o nosso algoritmo mais avançado SmartGuard Auto Mode, que ajuda a prevenir hipoglicemias e utiliza o conceito Tempo no Intervalo Alvo (Time in Range) – o mais importante indicador do efeito da gestão da diabetes nos níveis de glicose – ao reduzir o tempo em hiperglicemia", diz Alejandro Galindo, presidente da divisão Advanced Insulin Management da área Diabetes Group da Medtronic. "O sistema MiniMed 670G eleva ao próximo nível a nossa capacidade de, automaticamente, suspender e retomar a administração de insulina, graças à automatização da administração de insulina basal autoajustável a cada 5 minutos com base nos valores de glicose do sensor – permitindo que com o algoritmo mais avançado que existe se obtenham resultados clínicos de excelência."

A mais avançada tecnologia da Medtronic, SmartGuard™ e o  Guardian™ Sensor3, o mais preciso2 monitor contínuo de glicose (CGM), trabalham em conjunto para ajustar automaticamente a administração de insulina basal e proteger o doente de picos e baixas de glicose, ajudando a melhorar o Tempo no Intervalo Alvo (percentagem de tempo passado no intervalo ótimo de glicémia de 70-180 mg/dL ou 3,9-10 mmol/L)3,4. A tecnologia SmartGuard é o único algoritmo inteligente que se adapta à variabilidade dos níveis da glicose e automaticamente ajusta a administração de insulina para os estabilizar. Este algoritmo avançado imita algumas das funções de um pâncreas saudável e é a única tecnologia no mundo que proactivamente causa um aumento do Tempo no Intervalo Alvo – respondendo tanto a picos como a baixas de glicose.

"Verificámos que esta inovação é altamente promissora para um melhor controlo da glicose e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes tipo 1", refere Pratik Choudhary, M.D., professor e consultor na área da diabetes do King's College, em Londres. "A capacidade que o MiniMed 670G tem de estabilizar os níveis de glicose automaticamente é um avanço importante e espero ansiosamente por poder apresentá-lo aos meus doentes na Europa."

A Medtronic introduzirá o MiniMed 670G em alguns países do mercado europeu no outono de 2018 e sujeito aos requisitos regulamentares locais.

Tempo no Intervalo Alvo (Time in Range)

Tempo no Intervalo Alvo refere-se à percentagem de tempo que as pessoas com diabetes tipo 1 passam num intervalo ótimo de glicémia, de 70-180 mg/dL (3,9-10 mmol/L). O objetivo da gestão da diabetes é aumentar o tempo passado neste intervalo saudável e minimizar os picos e baixas dos níveis de glicose, que tanto podem provocar complicações imediatas e no longo prazo danos nos vasos sanguíneos - aumentando o risco de doença coronária, ataque cardíaco e enfarte - podendo provocar perda de visão, doença renal e no sistema nervoso. Aumentar o "Tempo no Intervalo Alvo" no longo prazo é possível através da evolução das terapias para diabetes, como o sistema MiniMed 670G que usa a tecnologia SmartGuard para automatizar e administrar a insulina basal.3,4

Sobre a área Diabetes Group da Medtronic (www.medtronicdiabetes.com)

A Medtronic trabalha em conjunto com a comunidade para mudar a forma como as pessoas gerem a diabetes. O objetivo da empresa é transformar os cuidados com a diabetes, expandindo o acesso, integrando os cuidados e melhorando os resultados clínicos, para que as pessoas que vivem com diabetes possam ter mais liberdade e melhor saúde.

A Medtronic (www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo e dispõe de serviços e soluções que aliviam a dor, restabelecem a saúde e prolongam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic conta com mais de 86.000 colaboradores, que trabalham com médicos, hospitais e doentes em mais de 150 países. A Medtronic está empenhada na colaboração com stakeholders em todo o mundo para levar os cuidados de saúde Further, Together.

1 Iturralde E, et all. The Diabetes Educator. 2017; 43(2):223 - 232.

2 Christiansen M, et al. Diabetes Technol Ther. 2017; 19(9): 1-11.

3 Bergenstal, R. M. et al. Jama. 2016; 316 (16): 1407 - 1408.

4 Garg SK et al. Diabetes Technol Ther. 2017 Mar;19(3):155-163