• Medtronic Portugal/

NOVO ESTUDO DEMONSTRA SEGURANÇA E EFETIVIDADE DO SISTEMA MINIMED™ 640G NA REDUÇÃO DA HIPOGLICEMIA, QUANDO COMPARADO COM A TERAPIA COM BOMBA DE INSULINA SEM MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DE GLICOSE, EM DIABETES TIPO 1

A Medtronic, empresa líder em tecnologia médica, anunciou hoje a publicação do estudo SMILE no The Lancet Diabetes & Endocrinology[1]. O SMILE (Study of MiniMed 640G Insulin Pump with SmartGuard TM in prevention of Low Glucose Events in adults with Type 1 diabetes) é o maior estudo randomizado controlado de investigação da efetividade e segurança do sistema MiniMed™ 640G com SmartGuard™, em comparação com a terapia com bomba de insulina sem monitorização contínua de glicose (CGM), na diminuição de hipoglicemias (baixo teor de açúcar no sangue). O estudo foi realizado com adultos com diabetes tipo 1 (DM1) propensos a hipoglicemia grave, uma condição que pode causar confusão, desorientação, perda de consciência, convulsões e, em casos mais graves, resultar em coma ou morte.

“Estes novos dados contribuem para o robusto corpo de evidência dos nossos sistemas de bombas de insulina e demonstram a eficácia clínica da nossa tecnologia SmartGuardTM – disponível nos sistemas MiniMed ™ 640G e MiniMed ™ 670G. Além disso, estes resultados foram obtidos com um grupo de doentes que estão entre os mais difíceis de tratar com sucesso”, refere Robert Vigersky, chief medical officer, Global Medical and Clinical Affairs do Diabetes Group da Medtronic. “A Medtronic está comprometida com a inovação tecnológica contínua e em expandir o acesso às nossas terapias. Estes resultados suportam ainda mais o nosso objetivo de proporcionar um melhor controlo glicémico e de reduzir o número de pessoas que vivem com diabetes.”

O estudo SMILE foi realizado em 16 centros em França, Itália, Reino Unido, Holanda e Canadá, e incluiu 153 adultos, que foram acompanhados durante 6 meses. Já se tinha provado que o sistema MiniMed 640G com SmartGuard reduz a hipoglocemia comparativamente com a terapia Sensor-Augmented Pump (SAP) em pessoas com diabetes tipo 1[2][3] Agora, o estudo SMILE demonstrou a efetividade do sistema na redução da hipoglicemia, em comparação com a terapia com bomba de insulina sem monitorização contínua de glicose em adultos com risco aumentado de hipoglicemia grave. Adicionalmente o SMILE mostrou ainda uma melhoria no Tempo no Intervalo Alvo por pessoas que usam o sistema MiniMed 640G com SmartGuard, comparativamente com aquelas que usam a terapia com bomba de insulina sem monitorização contínua de glicose.

Os resultados parciais do SMILE foram apresentados antes da sua publicação durante a 12th International Conference on Advanced Technologies & Treatments for Diabetes (ATTD 2019), em Berlim, no passado mês de fevereiro. Estes resultados sugerem que a terapia seria clinicamente benéfica para os doentes impactados pelos episódios de hipoglicemia.

“O estudo demonstrou que o sistema MiniMed 640G com SmartGuard foi associado a uma redução significativa tanto na hipoglicemia grave como na bioquímica, em comparação com a terapia com bomba de insulina. Esta redução, incluindo 84% menos eventos de hipoglicemia grave, foi alcançada sem aumentar os níveis de HbA1c. As melhorias nos resultados clínicos manifestaram-se mais durante a noite, quando os episódios de hipoglicemia são mais problemáticos”, refere o Professor Emanuele Bosi, do Diabetes Research Institute, Vita Salute Raffaele University & San Raffaele Hospital, em Milão, Itália.

“Outra conclusão importante é que os doentes que usaram a tecnologia SmartGuard revelaram menos medo da hipoglicemia e maior satisfação com o tratamento. O desconhecimento e o medo da hipoglicemia têm um grande impacto nas pessoas com diabetes e na vida dos seus familiares. Estes resultados confirmam a confiança que tenho nesta tecnologia avançada e a melhoria que proporciona aos meus doentes no controlo da glicémia e na qualidade de vida.”

Tecnologia SmartGuardTM
SmartGuard é uma tecnologia exclusiva da Medtronic que imita algumas das funções de um pâncreas saudável. Cada avanço da tecnologia SmartGuard assume mais tarefas de gestão da diabetes para ajudar a melhorar o controlo glicémico. A característica Suspend before low da SmartGuard suspende a administração de insulina quando a glicose do sensor se aproxima de um limite inferior pré-estabelecido, ajudando assim a evitar a hipoglicemia.
O sistema MiniMed 670G incorpora a caraterística Suspend before low no seu “Manual Mode” e promove a tecnologia automatizando e personalizando a administração de insulina basal 24 horas por dia. É a única tecnologia comercialmente disponível no mundo que proactivamente minimiza a ocorrência de hipoglicemia.

Sobre o Grupo Diabetes da Medtronic (www.medtronicdiabetes.com)
A Medtronic trabalha em conjunto com a comunidade para mudar a forma como as pessoas gerem a diabetes. O objetivo da empresa é transformar os cuidados com a diabetes, expandindo o acesso, integrando os cuidados e melhorando os resultados clínicos, para que as pessoas que vivem com diabetes possam ter mais liberdade e melhor saúde.

A Medtronic (http://www.medtronic.pt) é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo e dispõe de serviços e soluções que aliviam a dor, restabelecem a saúde e prolongam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic conta com mais de 86.000 colaboradores em todo o mundo, que trabalham com médicos, hospitais e doentes em mais de 150 países. A Medtronic está empenhada na colaboração com stakeholders em todo o mundo, para juntos levarmos os cuidados de saúde mais longe.

[1] Bosi E, et al. Lancet Diabetes Endocrinol. Published online, April 29, 2019. doi:https://doi.org/10.1016/S2213-8587(19)30150-0.
2 Biester T, et al. Diabetes Technol Ther. 2017;19(3):173-182.
3 Abraham BA, et al. Diabetes Care 2017;41(2):303-310.

[2] Biester T, et al. Diabetes Technol Ther. 2017;19(3):173-182.

[3] Abraham BA, et al. Diabetes Care 2017;41(2):303-310.