• Mercadona Portugal/

UM SISTEMA DE ABERTURA FÁCIL NO CAFÉ SOLÚVEL E UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE DE CUSTOS SÃO INICIATIVAS DA MERCADONA RECONHECIDAS ENTRE AS GRANDES INOVAÇÕES DO CONSUMO EM 2022

Report this content

• A  aplicação interna da empresa, denominada DPPé capaz  de analisar os custos de cada produto de forma a otimizá-los, tornando-o compatível com melhorias de qualidade e serviço.
  • O novo sistema de abertura fácil, incorporado no opérculo da gama de café solúvel Hacendado, acelera e simplifica o processo de abertura.
V. N. Gaia, 09 de fevereiro de  2023.- O Institut Cerdà divulgou esta manhã, durante a celebração da sua sexta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo em Espanha, que decorreu no Ministério da Ciência e Inovação, as inovações do setor em 2022.

Entre elas, destacou a aplicação interna da Mercadona como inovação nos processos, denominada DPP, capaz de determinar os custos e a rentabilidade de cada produto, a nível unitário, em todas as etapas da sua cadeia de montagem e facilitando a tomada de decisões de custos acertadas.

O objetivo desta aplicação, desenvolvida internamente pela empresa e que representou um investimento de mais de 5 milhões de euros, é  otimizar os seus processos para se adaptar de forma ágil e flexível, à incerteza do contexto atual caracterizado pelo aumento do preço  da  energia, dos transportes e das matérias-primas (entre outros); tornando compatível a poupança de custos com as melhorias de qualidade em cada produto. Graças  ao uso desta ferramenta, até à data, a empresa conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros.

Além disso, também foi reconhecido como uma inovação de produto o sistema de abertura fácil que a empresa, em colaboração com o Fornecedor Totaler Prosol, incorporou no opérculo do café solúvel Hacendado (Clássico, Descafeinado e Espresso Creme).

Graças a esta nova embalagem, o consumidor pode facilmente abrir o produto pressionando a mesma tampa, evitando assim a utilização de utensílios adicionais, como colheres. Esta nova forma, que agiliza e simplifica o processo de abertura, permite manter o sabor e o aroma do café.

Modelo de coinovação  da Mercadona
Para a Mercadona, a satisfação do “Chefe” (Cliente)  é o ponto fundamental da sua atividade e coloca-o sempre no centro das suas decisões. Para isso, existe uma cultura corporativa baseada na excelência do serviço e na melhoria contínua da qualidade que impulsiona a inovação em toda a empresa.
Além disso, dispõe de um Modelo de Coinovação pioneiro no qual trabalha, desde 2011, através da sua Estratégia Avental: partilhando com os clientes experiências e hábitos de consumo de alimentação e bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação, para os transmitir depois aos fornecedores e impulsionar uma colaboração direta para melhorar a qualidade e desenvolver novos produtos.
A empresa conta com uma rede de  22 centros de coinovação em Portugal e Espanha, cujas instalações se dedicam à inovação, promovendo a melhoria contínua nos processos e produtos, estudando as necessidades e desejos dos clientes para lhes oferecer, de forma ágil, as melhores soluções, num contexto cada vez mais em mudança.

Tags: