Classe para todos os dias: o novo Classe A

Um design equilibrado, detalhes de alta qualidade e equipado com a última geração de telemática MBUX, o novo Classe A é sem dúvida um modelo totalmente orientado para o condutor. Disponível nas variantes Limousine compacta e limousine, o novo Mercedes-Benz Classe A, combina a superioridade desportiva com o conforto da classe de luxo e traz uma nova dinâmica ao segmento compacto. Um companheiro flexível para o dia-a-dia que está à altura de qualquer desafio.

Exterior desportivo e musculado: O design exterior atualizado do novo Classe A impressiona. Com uma nova frente progressiva, dominada pelo capot aerodinâmico com dois powerdomes e pelo formato em 'nariz de tubarão’, a grelha do radiador tem um novo design com padrão de estrela Mercedes-Benz e os faróis planos, disponíveis, como opção, na variante de LED. O seu carácter desportivo é realçado pelas jantes, agora com a possibilidade de escolha entre quatro modelos de jantes adicionais até 19 polegadas, incluindo jantes de liga leve multi raio em preto brilhante e com aro brilhante para versão AMG. O novo difusor traseiro e os farolins traseiros LED de série asseguram uma aparência que apela à emoção, quer à luz do dia quer durante a noite. Um design exterior de elevada classe é perfeitamente complementado por uma seleção de pinturas exteriores bastante atrativas: disponível uma variedade de pinturas sólidas, metalizadas e MANUFAKTUR.

Interior personalizado com alta tecnologia: a exclusividade também é evidente no interior do novo Classe A. O destaque absoluto vai para o ecrã duplo independente de série, constituído por um ecrã de 7 polegadas e um ecrã de 10.25 polegadas ao centro. Estão disponíveis como opção dois ecrãs de 10.25 polegadas que aparentam flutuar com a sua aparência de ecrã largo. A arquitetura interna, que é única nesta classe, dá origem a uma iluminação ambiente muito especial, que possivelmente relembra a iluminação de um edifício futurista durante a noite. As três saídas de ventilação redondas em forma de turbina, tão características da Mercedes-Benz, são uma homenagem ao mundo da aviação. O volante aperfeiçoado da atual geração de volantes, com revestimento em pele napa de série, é compacto e combina com o carácter de alta tecnologia e o novo design da consola central.

No interior do novo Classe A, tudo gira à volta do condutor e das suas pretensões de personalização: mesmo na versão base do novo Classe A, os bancos conforto poderão combinar com o novo revestimento ARTICO tridimensional realçando um carácter desportivo. A versão Progressive, disponibiliza três cores de estofos: o preto, o bege de aparência luxuosa e a nova cor cinzento sage. Um novo revestimento com visual de fibra de carbono escura melhora ainda mais o visual do painel de instrumentos e das portas. A versão AMG foi concebida para acrescentar desportividade e inclui revestimento em alumínio escovado brilhante e pesponto contrastante vermelho nos bancos com estofos ARTICO/MICROCUT.

Na sua iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz definiu o objetivo de lançar um portfólio de novos veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros neutros em CO2 em toda a cadeia de valor e ciclo de vida dos modelos a partir de 2039. O objetivo consiste em reduzir pelo menos para metade as emissões de CO2 durante todo o ciclo de vida de cada veículo ligeiro de passageiros do novo portfólio comparativamente a 2020, até ao final desta década. Uma das medidas corresponde à utilização de materiais reciclados. Por esta razão, a composição de todos os materiais a utilizar também foi reconsiderada durante o projeto do novo Classe B e a possibilidade de utilização de alternativas mais sustentáveis foi examinada. Os bancos de conforto integram tecido na secção central que são fabricados em material 100 por centro reciclado. No caso dos bancos ARTICO/MICROCUT, esta proporção é de 65 por cento nas superfícies de revestimento do banco e de 85 por centro no material debaixo do mesmo.

Equipamento significativamente melhorado: mesmo na sua especificação de série, o novo Classe A inclui uma grande variedade de equipamentos, por exemplo, uma câmara de marcha-atrás, o pack USB ou o volante revestido em pele napa. A partir da versão Progressive, os clientes também podem contar com faróis LED, bancos com apoio lombar, Pack Parking e Pack Espelhos como equipamento de série.

Em geral, a Mercedes mais uma vez simplificou significativamente a lógica dos packs de equipamento por forma a reduzir a complexidade da seleção das muitas opções individuais. Os equipamentos que são frequentemente selecionados em conjunto são agora agrupados em packs de equipamento com base nas preferências reais do cliente. Além disso, estão disponíveis opções adicionais. No que diz respeito às opções de design como a pintura, os estofos, o revestimento e as jantes, os clientes continuam a poder configurar os seus veículos individualmente tal como anteriormente.

Mais digital, inteligente, seguro: No novo Classe A, o hardware e o software foram alvo de um importante avanço tecnológico: a última geração do MBUX é intuitiva e tem capacidade de aprendizagem. O ecrã do condutor e o ecrã central criam uma experiência completa, proporcionam imagens de grande beleza e podem ser personalizados conforme desejado com o auxílio dos estilos de exibição recém-concebidos (Classic com toda a informação importante para o condutor, Sporty com o conta-rotações dinâmico, Discreet com redução da quantidade de conteúdos apresentados), três modos (Navigation, Assistance, Service) e sete mundos de cores. O ecrã central oferece todas as funções anteriores como navegação, multimédia, telefone, veículo etc. e pode ser operado direta e comodamente como um ecrã tátil.
O sistema de telemática foi revisto e impressiona com o seu novo design e desempenho melhorado. Outra nova funcionalidade é a integração de um sensor de impressão digital (disponibilidade prevista a partir do primeiro trimestre de 2023) para a identificação e autorização do condutor. Naturalmente é possível ligar smartphones ao sistema através da Apple Carplay ou da Android Auto com funcionalidade sem fios. Além disso, foi adicionada uma porta de carregamento USB-C adicional para uma maior versatilidade de soluções de conectividade e a potência de carregamento foi novamente aumentada.

Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me[1], o assistente de voz “Olá Mercedes” no novo Classe A tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem. Por exemplo, certas ações também podem ser acionadas sem o termo de ativação "Olá Mercedes". O assistente de voz MBUX também pode explicar as funções do veículo e fornece apoio quando pretende ligar o seu smartphone através da rede Bluetooth ou procurar o kit de primeiros-socorros.

Inicialmente disponível exclusivamente na Alemanha, a nova orientação de itinerário por áudio "Tourguide", que é parte integrante do "Assistente de Voz do MBUX" dos serviços Mercedes me connect, acrescenta uma funcionalidade emocionante às anteriores funções de informação do percurso. Em resposta a um comando de voz "Olá Mercedes, inicia a Tourguide", o sistema de informação e de entretenimento MBUX lê a extensa informação sobre os locais de interesse ao longo do percurso e reage a aproximadamente 3400 sinais de informação turística de cor castanho nas autoestradas da Alemanha, entre outros.

O novo Classe A também foi atualizado em termos de sistemas de assistência. Com a atualização do pack Assistência à Condução, por exemplo, o controlo do Assistente de Faixa de Rodagem é muito mais confortável através da utilização do Controlo Ativo da Direção. A próxima geração do Pack Parking fornece assistência em estacionamento longitudinal e oferece, entre outros, uma vista de 360 graus durante o estacionamento assistido por câmara, utilizando imagens a três dimensões.

Cadeias cinemáticas eletrificadas e potentes: os motores do novo Classe A também foram aperfeiçoados. A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de 7 ou 8 velocidades de série. As versões híbridas parciais estão equipadas com um sistema elétrico adicional de 48 V que acrescenta agilidade ao modelo durante o arranque, com uma potência adicional de 10 kW.

O novo motor de arranque/alternador acionado por correia melhora notoriamente o conforto e a experiência de condução do novo Classe A. Durante o arranque, por exemplo, o motor de arranque/alternador assegura um arranque mais silencioso e com menos vibração do que os motores de arranque convencionais. Além disso, permite circular em roda livre a uma velocidade constante com o motor de combustão desligado. Durante as manobras de travagem e de desaceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e desta forma alimenta o sistema elétrico de bordo de 12 V e a bateria de 48 V. Desta forma, a energia gerada pode ser utilizada durante as manobras de aceleração para apoiar o motor de combustão. Através da avaliação diferenciada das várias fases de condução, a função ECO Score 3.0 recém-introduzida em alguns motores, também motiva o condutor a adotar uma condução mais económica.

Mais potência para as versões híbridas plug-in: o novo Classe A dá mais um grande passo com as cadeias cinemáticas híbridas plug-in (Mercedes-Benz A 250 e Compacto: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 1.1-0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 17.0-15.0 kWh/100km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP) 25-18g/km; Mercedes-Benz A 250 e Limousine: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 1.0-0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 16.7-14.8 kWh/100km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP) 24-17 g/km) [2]. A bateria de alta tensão foi novamente aperfeiçoada por forma a que a maior capacidade de armazenamento de energia útil permita um aumento da autonomia elétrica. A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW e agora atinge os 80 kW. No que diz respeito ao carregamento, continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria aperfeiçoada pode agora também ser carregada com corrente alternada com uma potência de até 11 kW, ao invés dos 7.4 kW do modelo antecessor. O novo Classe A também continua a disponibilizar a opção de carregar a bateria com corrente contínua e com uma potência de até 22 kW. Um carregamento com corrente contínua desde o estado de carga de 10 até 80 % demora cerca de 25 minutos, proporcionando uma experiência de carregamento versátil para a utilização no dia a dia.

Resumo dos dados técnicos dos motores:

A 250 e Limousine compacta A 250 e Limousine
Cilindrada cc 1332 1332
Potência do motor a gasolina kW/CV 120/163 120/163
Às rpm 5500 5500
Binário máximo Nm 270 270
Potência do motor elétrico kW/CV 80/109 80/109
Binário do motor elétrico Nm 300 300
Potência do sistema kW/CV 160/218 160/218
Binário do sistema Nm 450 450
Capacidade máxima da bateria kWh 15,6 15,6
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP)2 [3]2 l/100 km 1,1 - 0,8 1,0 – 0,8
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP)2 g/km 25,0 - 18,0 24,0 – 17,0
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP)2 kWh/100 km 17,0 - 15,0 16,7 – 14,8
Autonomia em modo totalmente elétrico (EAER combinado) (WLTP)2 km 70,0 - 81,0 72,0 – 82,0
Aceleração 0-100 km/h s 7,4 7,5
Velocidade máxima km/h 225 230

A 200 Limousine compacta
Cilindrada cc 1332
Potência máxima kW/CV 120/163
Às rpm 5500
Potência suplementar kW/CV 10/14
Binário máximo Nm 270
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2[4]2 l/100 km 6,4 - 5,8
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)2 g/km 145,0 - 133,0
Aceleração 0-100 km/h s 8,2
Velocidade máxima km/h 225

A 180 d Limousine compacta A 200 d Limousine compacta
Cilindrada cc 1950 1950
Potência máxima kW/CV 85/116 110/150
Às rpm 3,400 3,400
Binário máximo Nm 280 320
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2[5] l/100 km 5,5 - 5,0 5,4 - 4,9
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)2 g/km 145,0 – 132,0 143,0 – 128,0

Aceleração 0-100 km/h s 9,9 8,4
Velocidade máxima km/h 206 227

Mercedes-AMG Classe A

Com elevada potência e estilo num formato compacto, o novo Classe A também faz a sua estreia na Mercedes-AMG na forma de desportivo topo de gama desta série de modelos. O modelo topo de gama Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.2-8.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 208-200 g/km)22e particularmente o Mercedes-AMG A 35 4MATIC (Compacto, consumo de combustível em ciclo combinado: 8.6-8.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 196-188g/km; Limousine, consumo de combustível em ciclo combinado: 8.5-8.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 192-184g/km)2 beneficiam da remodelação realizada pelo fabricante de Affalterbach. Com o seu visual atualizado, o A 35 aproxima-se ainda mais da família AMG e continua disponível nas variantes Compacto e Limousine, enquanto o A 45 S está disponível na variante Compacto como o seu antecessor.

Exterior: A remodelação dos faróis dianteiros, a grelha do radiador específica da AMG e a nova insígnia redonda AMG ao invés da estrela Mercedes com uma coroa de louros, destacam-se imediatamente quando olhamos para o novo Mercedes-AMG Classe A. Além disso, um novo para-choques dianteiro e as saliências acentuadas conhecidas do A 45 conferem ao A 35 uma face AMG nova e coerente. O visual AMG é reforçado pelo design das novas jantes, o spoiler traseiro, os farolins traseiros remodelados e as ponteiras de escape redondas características da marca (duplas no Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+).

Interior: O novo Mercedes-AMG Classe A está equipado de série com volante AMG Performance com botões de controlo, com os quais o condutor pode controlar funcionalidades específicas da AMG como o ESP de três níveis ou o sistema AMG Dynamics, sem retirar as mãos do volante. Além disso, o conhecido banco AMG Performance está agora também disponível na cor cinzento sage atualmente na moda.

Tecnologia: a gama de motores do Mercedes-AMG Classe A também foi atualizada. Em conformidade com os modelos de produção, o Mercedes-AMG A 35 está equipado com um sistema elétrico auxiliar de 48 V e um motor de arranque/alternador acionado por correia e atinge uma potência de 225 kW/306 CV e um binário máximo de 400 Nm. Na versão híbrida parcial, o motor de arranque/alternador apoia a agilidade do modelo durante as manobras de arranque com mais 10 kW de potência. Além disso, o modelo está agora equipado com uma caixa AMG SPEEDSHIFT DCT de 8 velocidades e o novo radiador dianteiro facilita a gestão da temperatura quando o modelo é levado aos limites.

Informação, entretenimento e conectividade: o novo Mercedes-AMG Classe A também beneficia da última geração do MBUX: o melhor desempenho, a integração de um sensor de impressões digitais (disponibilidade prevista a partir do primeiro trimestre de 2023) para a identificação e autorização do condutor no ecrã central, a maior potência de carregamento através da porta USB e os ecrãs com novo design característico da AMG tornam a condução no novo AMG Classe A uma experiência interativa agradável.

Pack AMG Street Style Edition: no lançamento do novo Mercedes-AMG Classe A, uma versão muito especial para o Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ estará disponível, por um período limitado. O pack AMG Street Style Edition impressiona com um design espetacular tanto no interior como no exterior, através da pintura MANUFAKTUR em cinzento mountain mate, o perfil aerodinâmico específico desta edição especial, uma película com gradiente de cores em preto/antracite mate, bem como detalhes em laranja fluorescente. Uma combinação perfeita com as jantes AMG em preto mate, as pinças de travão pintadas na cor vermelho.

O interior surpreende com bancos e volante AMG Performance, revestidos em microfibra MICROCUT com costuras decorativas laranjas, elementos decorativos específicos desta edição especial e estribos iluminados AMG com inscrição "AMG" iluminada em vermelho.
Com os seus quatro cilindros, o motor da AMG Edition Street Style produz 310 kW (421 CV) de potência e está equipado com o pack AMG Aerodynamics, os packs AMG Night I e II e o tampão do depósito de combustível AMG.

Resumo dos dados técnicos dos motores:
    Mercedes-AMG A 35 4MATIC
(Limousine)
Mercedes-AMG
A 35 4MATIC
(Limousine Compacta)
Mercedes-AMG
A 45 S 4MATIC+
(Limousine Compacta)
Cilindrada cc 1991 cc 1991 cc 1991 cc
Potência máxima kW/CV 225/306 225/306 310/421
às rpm 5800 5800 6750
Binário máximo Nm 400 400 500
às rpm 3000-4000 3000-4000 5000-5250
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2 l/100 km 8.5-8.1 8.6-8.2 9.2-8.8
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)2 g/km 192-184 196-188 208-200
Aceleração 0-100 km/h s 4,8 4,7 3,9
Velocidade máxima km/h 250 250 270

2 Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.

[1] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Os serviços apresentados e a disponibilidade e as funcionalidades dos mesmos dependem em particular do modelo do veículo, do ano de fabrico, do equipamento opcional e do país.

[2] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica e a autonomia foram determinados com base no Regulamento (UE) Nº 2017/1151.