Os resultados do segundo trimestre do Grupo Mercedes-Benz realçam o sólido desempenho financeiro

• Desempenho: o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars no segundo trimestre atingiu os 10,2% e 17,5% na divisão Mercedes-Benz Vans; o retorno de capital ajustado na Mercedes-Benz Mobility atingiu os 8,4%. O EBIT no segundo trimestre do Grupo atingiu os 4 mil milhões de euros, 5% superior ao do primeiro trimestre de 2024.
  • Fluxo de caixa: o Grupo Mercedes-Benz obteve um sólido fluxo de caixa livre da atividade industrial de 1,6 mil milhões de euros.
  • Transformação: Capacidade de desenvolvimento de baterias reforçada com o novo centro de competências eCampus para tecnologias de baterias. Implementação da funcionalidade Mudança Automática de Faixa de Rodagem na Europa.
  • Atualização do programa de recompra de ações: a geração sustentável de fluxo de caixa continuou e o volume de recompra de ações atingiu os 2,8 mil milhões de euros no segundo trimestre. Desde o início do programa, em março de 2023, a empresa recomprou ações no valor de 5,1 mil milhões de euros até à data de 30 de junho de 2024.
  • Perspetivas: o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Cars deverá situar-se entre 10 e 11%, o retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans entre 14 e 15% enquanto o retorno de capital próprio ajustado da Mercedes-Benz Mobility está previsto ficar entre 8,5 e 9,5%. A previsão de receitas, EBIT e fluxo de caixa livre do Grupo da atividade industrial permanece inalterada.

O Mercedes-Benz Group AG (símbolo: MBG) alcançou sólidos resultados no segundo trimestre com Resultados Antes de Juros e Impostos do Grupo de 4 mil milhões de euros (2T 2023: 5 mil milhões), apoiado pela eficiência operacional e concentração em vendas saudáveis de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros num ambiente difícil. O retorno de vendas ajustado na divisão Mercedes-Benz Cars alcançou os 10,2% (2T 2023: 13,5 %) e 17,5% (2T 2023: 15,5 %) na divisão Mercedes-Benz Vans. As receitas do Grupo atingiram os 36,7 mil milhões de euros (2T 2023: 38,2 mil milhões) no trimestre.

Mercedes-Benz Group 2T 2024 2T 2023 Variação 24/23 1T-2T
Receitas*  36,743 38,241 -3,9 % 72,616 75,757 -4,1 %
Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*  4,037 4,988 -19,1 % 7,900 10,492 -24,7 %
Lucro/prejuízo líquido*  3,062 3,641 -15,9 % 6,087 7,652 -20,5 %
Fluxo de caixa livre (atividade industrial)*  1,629 3,363 -51,6 % 3,862 5,527 -30,1 %
Resultados por ação em EUR  2,95 3,34 -11,7 % 5,81 7,03 -17,4 %
* em milhões de euros

Investimentos, fluxo de caixa livre e liquidez

O fluxo de caixa livre da atividade industrial no segundo trimestre atingiu os 1,6 mil milhões de euros (2T 2023: 3,4 mil milhões de euros) devido à sólida taxa de conversão de caixa em veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros. Isto foi influenciado por um menor resultado antes de juros e impostos e condições desfavoráveis ao desenvolvimento de fundo de maneio devido aos níveis mais altos de inventário antes das vendas esperadas no segundo semestre. A liquidez líquida da atividade industrial atingiu os 28 mil milhões de euros (final de 2023: 31,7 mil milhões de euros) devido ao pagamento de dividendos de 5,5 mil milhões de euros e saídas de caixa para recompra de ações de aproximadamente 2,8 mil milhões de euros no segundo trimestre. Desde o início do programa de recompra, em março de 2023, a empresa recomprou ações no valor de 5,1 mil milhões de euros até à data de 30 de junho de 2024. Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no segundo trimestre ascenderam a 0,9 mil milhões de euros (2T 2023: 0,8 mil milhões de euros). Os gastos em investigação e desenvolvimento diminuíram para 2,3 mil milhões de euros (2T 2023: 2,4 mil milhões de euros).

Resultados por divisão

O lucro ajustado antes de juros e impostos da divisão Mercedes-Benz Cars atingiu os 2,8 mil milhões de euros (2T 2023: 3,8 mil milhões de euros) com volumes de vendas mais baixos, mas resultou num retorno de vendas ajustado de 10,2%, acima dos 9,0% no primeiro trimestre (2T 2023: 13,5%), devido à concentração na qualidade das vendas num ambiente difícil e devido aos custos de materiais favoráveis. As vendas unitárias da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 496.712 unidades no segundo trimestre, um aumento de 7% em comparação com o primeiro trimestre devido à maior disponibilidade de produtos na China e nos Estados Unidos. As vendas do segmento de luxo superior no segundo trimestre aumentaram 6% em comparação com o primeiro trimestre, mas permanecem abaixo dos níveis do ano anterior, principalmente devido às mudanças de modelo e a um ambiente de mercado moderado na Ásia. A disponibilidade dos modelos topo de gama continuou a melhorar com o lançamento do novo Classe G elétrico1. As vendas dos modelos AMG CLE 53, AMG E 53 e AMG GLC 43 tiveram início no segundo trimestre.Adicionalmente, o Mercedes-Benz Classe S continua a ser o líder indiscutível do seu segmento em todos os principais mercados. As vendas no segmento core aumentaram 8% no segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior, impulsionadas principalmente pelo Classe E e GLC, que manteve o seu estatuto de modelo mais vendido.

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz 2T 2024 2T 2023 Variação 24/23 1T-2T
Vendas unitárias 496.712 515.746 -3,7% 959.690 1.019.229 -5,8%
de veículos xEV 89.963 95.910 -6,2% 180.140 187.608 -4,0%
de veículos elétricos 45.843 61.211 -25,1% 93.364 112.850 -17,3%
Quota de xEV nas vendas unitárias em % 18,1 18,6 - 18,8 18,4 -
Receitas* 27.170 28.244 -3,8% 52.883 56.056 -5,7%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT)* 2.756 3.852 -28,5% 5.212 8.000 -34,9%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados* 2.763 3.812 -27,5% 5.086 7.925 -35,8%
Retorno de vendas em % 10,1 13,6 +1,4% 9,9 14,3 -4.4%
Retorno de vendas ajustado em % 10,2 13,5 -3,3% 9,6 14,1 -4,5%
Fluxo de caixa livre antes de juros e impostos (CFBIT)* 2.156 3.769 -42,8 % 4.453 6.750 -34,0 %
Fluxo de caixa livre antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado* 2.192 3.842 -42,9 % 4.533 6.862 -33,9 %
Taxa de conversão de caixa ajustada 0,8 1,0 - 0,9 0,9 -
* em milhões de euros

O retorno de vendas ajustado na divisão Mercedes-Benz Vans subiu para 17,5% (2T 2023: 15,5%). As vendas unitárias inferiores foram compensadas pelos preços líquidos saudáveis e por uma estrutura de preços favorável, bem como por custos de materiais favoráveis e efeitos cambiais positivos. O Resultado Antes de Juros e Impostos aumentou 5% para 834 milhões de euros (2T 2023: 792 milhões de euros). As vendas globais da divisão Mercedes-Benz Vans atingiram as 103.435 unidades no segundo trimestre, mantendo as vendas ao mesmo nível do primeiro trimestre (-2% em comparação com o primeiro trimestre). Assim, a divisão alcançou um forte primeiro semestre em 2024, com o segundo trimestre influenciado por mudanças de modelo tanto no segmento privado como no segmento empresarial de furgões médios e grandes e um aumento gradual do eSprinter.

Mercedes-Benz Vans 2T 2024 2T 2023 Variação 24/23 1T-2T
Vendas unitárias  103.435 119.505 -13,4% 208.860 218.390 -4,4%
de veículos elétricos 5.209 5.054 +3,1% 8.189 8.624 -5,0%
Quota de veículos elétricos nas vendas unitárias em %  5,0 4,2 - 3,9 3,9 -
Receitas*  4.774 5.123 -6,8% 9.667 9.738 -0,7%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*  830 806 +3,0% 1.763 1.568 +12,4%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*  834 792 +5,3% 1.634 1.511 +8,1%
Retorno de vendas em %  17,4 15,7 +1,7% 18,2 16,1 +2,1%
Retorno de vendas ajustado em %  17,5 15,5 +2,0% 16,9 15,5 +1.4%
Fluxo de caixa livre antes de juros e impostos (CFBIT)*  591 777 -23,9% 1.234 1.187 +4,0%
Fluxo de caixa livre antes de juros e impostos (CFBIT) ajustado*   624 819 -23,8% 1.312 1.269 +3,4%
Taxa de conversão de caixa ajustada 0,7 1,0 - 0,8 0,8 -
* em milhões de euros

O portfólio da Mercedes-Benz Mobility apresenta uma percentagem crescente de veículos xEV (veículos elétricos e veículos híbridos plug-in) no segundo trimestre de 2024. Como resultado, mais de um em cada dois veículos é agora alugado ou financiado pela Mercedes-Benz Mobility. No geral, o portfólio total ascendia a 135,7 mil milhões de euros no final de junho de 2024, estando, portanto, ao mesmo nível do final do ano de 2023 (2023: 135,0 mil milhões de euros). Com 14,8 mil milhões de euros, os novos contratos da Mercedes-Benz Mobility ficaram abaixo do nível do ano transato (2T 2023: 15,4 mil milhões de euros). O Resultado Antes de Juros e Impostos diminuiu para 271 milhões de euros, principalmente devido a uma margem de juros mais baixa e a um custo mais elevado do risco de crédito (2T 2023: 448 milhões de euros). Como resultado, o retorno de capital ajustado diminuiu para 8,4% (2T 2023: 12,8%).

Mercedes-Benz Mobility 2T 2024 2T 2023 Variação 24/23 1T-2T
Receitas*  6.347 6.506 -2,4% 13.202 13.145 +0,4%
Novas vendas*  14.094 15.415 -8,6% 28.844 30.116 -4,2%
Volume de contratos (30 de junho)*  135.747 131.375 +3,3% 135.747 135.027** +0,5%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT)*  271 172 +57,6% 550 711 -22,6%
Resultados antes de juros e impostos (EBIT) ajustados*  271 448 -39,5% 550 987 -44,3%
Retorno de capital em %  8,4 4,9 +3,5% 8,5 10,2 -1.7%
Retorno de capital ajustado em %  8,4 12,8 -4.4% 8,5 14,2 -5,7%
*em milhões de euros
** Valor no final do ano de 2023

Transformação

A capacidade de desenvolvimento de baterias foi reforçada com um novo centro de competências para o desenvolvimento de células e baterias, o designado eCampus, concebido para desenvolver composições químicas inovadoras e processos de produção otimizados para células de elevado desempenho com o “ADN Mercedes-Benz”. Além disso, a Mercedes-Benz avançou com o lançamento da sua funcionalidade Mudança Automática de Faixa de Rodagem2 na Europa. A Mercedes-Benz Auto Finance Ltd. (MBAFC), parte da divisão Mercedes-Benz Mobility, emitiu com sucesso o seu primeiro Green Auto Loan Asset-Backed-Security (ABS) em julho de 2024 no mercado interbancário chinês de obrigações. Trata-se do primeiro ABS verde da Mercedes-Benz em todo o mundo e a Mercedes-Benz é a primeira empresa automóvel estrangeira a emitir um ABS verde na China.

Perspetivas

A situação económica e os mercados automóveis continuam a ser caracterizados por um grau de incerteza. Para além de desenvolvimentos macroeconómicos inesperados, podem surgir incertezas para a economia global e para o desenvolvimento das atividades do Grupo Mercedes-Benz devido a acontecimentos geopolíticos e à política de trocas comerciais.

A empresa prevê vendas unitárias da divisão Mercedes-Benz Cars ao nível do ano anterior, com vendas globais que deverão aumentar no segundo semestre de 2024, impulsionadas pela disponibilidade total de todos os novos modelos Classe E e GLC e por um aumento das vendas de veículos topo de gama.

Na Europa, a Mercedes-Benz vê melhorias no sentimento da economia em geral.

Na China, a Mercedes-Benz tem uma visão cautelosa sobre o sentimento macroeconómico e a forte concorrência no segmento de entrada na marca e, em certa medida, no segmento core. Na China, a empresa procura defender com sucesso a sua posição de liderança no segmento de veículos topo de gama num ambiente de mercado mais suave.

Nos Estados Unidos, observa-se uma dinâmica sólida nas vendas e na procura. Prevê-se uma evolução homóloga positiva para o segundo semestre de 2024, impulsionada pelas vendas do GLC.

Prevê-se que a quota de modelos xEV se situe entre 19 e 20%. Prevê-se que as vendas de híbridos plug-in aumentem no segundo semestre, impulsionadas pelos SUV e pela disponibilidade total do Classe E.

O retorno de vendas ajustado deverá situar-se entre os 10 e os 11% (anteriormente, entre 10 e 12%). A Mercedes-Benz prevê um aumento das vendas unitárias e uma melhoria da combinação de modelos na segunda metade do ano. A Mercedes-Benz também pretende manter os preços nos níveis atuais. A empresa regista alguma normalização do negócio de veículos usados que, em geral, se mantém num nível saudável. Os investimentos em instalações e equipamentos, as despesas de investigação e desenvolvimento e a taxa de conversão de caixa ajustada mantêm-se inalterados entre 0,8 e 1,0.

A divisão Mercedes-Benz Vans aumenta as suas previsões relativas ao retorno de vendas ajustado para 14 a 15% (anteriormente 12 a 14%), dada a continuação de preços líquidos saudáveis e uma estrutura de preços favorável, apoiadas por reduções de custos abrangentes. A divisão de comerciais ligeiros encontra-se atualmente num ponto ideal no que diz respeito ao ciclo de vida dos produtos. A empresa espera um retorno saudável das vendas no segundo semestre, mas influenciado pelo aumento dos custos da nova plataforma VAN.EA. Tendo em consideração a atual evolução macroeconómica e as incertezas em relação ao segundo semestre, a empresa mantém-se prudente e adota uma posição cautelosa. A procura do mercado deverá abrandar nos segmentos de monovolumes e comerciais ligeiros no segundo semestre. À medida que os mercados de veículos elétricos abrandam, a quota de xEV é agora de 5 a 7%. As previsões para o ano inteiro em termos de vendas, despesas de investigação e desenvolvimento, investimentos em instalações e equipamentos, bem como a taxa de conversão de caixa ajustada, permanecem inalteradas.

Devido ao ambiente de mercado exigente e às taxas de juro que se mantêm mais elevadas durante mais tempo, a Mercedes-Benz Mobility espera agora que o retorno de capital ajustado da divisão se situe no intervalo de 8,5 a 9,5% para o ano inteiro (anteriormente 10 a 12%). Partindo de um retorno de capital ajustado de 8,5% no primeiro semestre, a empresa prevê uma margem do portfólio estável no segundo semestre. A melhoria do custo do risco de crédito será parcialmente compensada pelo aumento dos custos de arranque da infraestrutura de carregamento e por um ambiente de mercado difícil, especialmente na China. A Mercedes-Benz Mobility continuará a trabalhar em termos de eficiência.

O Grupo Mercedes-Benz confirma as suas previsões. Prevê-se que as receitas do grupo se mantenham ao nível do ano anterior, com as previsões de receitas das divisões Mercedes-Benz Cars, Mercedes-Benz Vans e Mercedes-Benz Mobility inalteradas. Espera-se que o EBIT do grupo seja ligeiramente inferior ao nível do ano anterior, resultando das orientações divisionais, com o aumento das orientações na divisão de comerciais ligeiros a equilibrar a Mercedes-Benz Mobility. O fluxo de caixa livre do grupo da atividade industrial está previsto ficar ligeiramente abaixo dos níveis muito fortes registados a partir de 2023.

Ligação para o comunicado de imprensa “Vendas do 2T de 2024”: media.mercedes-benz.com/sales

Ligação para a apresentação do 2T de 2024 aos mercados de capitais: group.mercedes-benz.com/q2-2024/en

[1] Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ | consumo de energia em ciclo combinado: 30,3-27,7 kWh/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO2: A. Os valores declarados foram determinados de acordo com o método de medição WLTP (Worldwide harmonised Light vehicles Test Procedure). A autonomia indicada refere-se aos mercados da União Europeia. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.
[2] O sistema MBUX Navigation é um pré-requisito. Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são meramente auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve respeitar as instruções no manual do proprietário e os limites dos sistemas nele descritos.