Merck KGaA investe na investigação portuguesa para desenvolvimento de biofármacos

Report this content

• Reforço das competências do iBET na descoberta e desenvolvimento de novos biofármacos.
  • Investimento da Merck KGaA enquadra-se na estratégia de expansão do Laboratório Satélite da Merck no iBET anunciada em 2019

Oeiras, 12 de novembro de 2020 - A divisão de saúde da Merck KGaA adquiriu um equipamento com tecnologia de ponta para ser instalado no laboratório satélite do iBET, fortalecendo as competências da equipa de investigação Portuguesa na descoberta e desenvolvimento de novos biofármacos.

A espectrometria de massa de troca de hidrogénio e deutério (HDX-MS) é uma tecnologia cada vez mais utilizada para estudar o modo de ação de biofármacos e a dinâmica das proteínas. A caracterização detalhada da estrutura de proteínas com interesse terapêutico é um aspeto crítico no desenvolvimento de novos medicamentos uma vez que pequenas alterações podem afetar a segurança e a eficácia dos biofármacos.

Este novo equipamento tem a capacidade de determinar os locais de ligação de pequenas moléculas e para mapear a zona de ligação de biofármacos complexos. Além disso, o HDX-MS permite estudar a dinâmica de proteínas organizadas em pequenos e grandes complexos, bem como de proteínas de membrana.

Sobre a nova aquisição, Paula Alves, CEO do iBET, comenta: “Este novo equipamento tem exigências menos rigorosas no que respeita à quantidade de proteínas utilizada, em comparação com outros métodos como a cristalografia de raios-X, podendo, assim, acelerar o processo de descoberta de novos medicamentos. Desta forma será possível obter dados funcionais e estruturais mesmo em casos em que a estrutura 3D da proteína não é ainda conhecida. Este investimento é uma demonstração clara da confiança nos nossa equipa e um reforço da parceria iBET-Merck KGaA, iniciada nos anos 90”.

Este investimento integra a estratégia de expansão do Laboratório Satélite da Merck no iBET, comunicado em 2019, e está associado a um financiamento extraordinário da Merck Portugal a um projeto de investigação e uma bolsa de estudante de doutoramento para os próximos 4 anos.

Atualmente, o iBET acolhe 4 laboratórios satélite de empresas farmacêuticas internacionais - Merck KGaA, Bayer, Sanofi e Novartis - permitindo a atração de investimento estrangeiro e a retenção de profissionais altamente qualificados em Portugal.

##

Sobre o iBET
Fundado em 1989 como uma instituição de Investigação e Desenvolvimento (I&D) vocacionada para estabelecer pontes entre a academia e a indústria, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) é hoje a maior instituição privada portuguesa sem fins lucrativos, dedicada à investigação em biotecnologia, área em que foi pioneiro.
Referência global na aplicação da biotecnologia e da bioengenharia à saúde, o iBET (www.ibet.pt) aposta no desenvolvimento de vacinas, anticorpos, proteínas recombinantes, células estaminais, terapia génica e outros produtos terapêuticos inovadores. Para além do sector da saúde, o iBET tem ainda uma forte posição nas áreas da Nutrição Clínica, Indústria Alimentar e no setor Agroflorestal.
O iBET desenvolve em simultâneo mais de 70 projetos de I&D, assegurados por cerca de 215 investigadores, incluindo doutorados, engenheiros, técnicos e bolseiros. As suas competências são apoiadas por uma rede académica e empresarial dinâmica e multidisciplinar o que, juntamente com a sua estrutura orientada para a obtenção de resultados aplicados, lhe permite transferir o conhecimento que cria para as empresas, ajudando-as a inovar, a criar valor, emprego e crescimento económico.

Tags: