Crianças, jovens, pais e seniores em ação da Microsoft e GNR de norte a sul do País a falar de Internet Segura

Cyberbullying, furto de identidade, privacidade, vírus informáticos e dependência são alguns dos perigos para que a Microsoft e a GNR pretendem alertar em sessões conjuntas em todo o País;
Além das crianças e jovens, pais e encarregados de educação, pela primeira vez a iniciativa dirige-se também a seniores;
Ação que assinala o Dia Europeu da Internet Segura chega a 75.000 crianças e jovens e 300 seniores.

Lisboa, 2 de fevereiro de 2016 – “Faz o teu papel para uma Internet melhor” é o mote da iniciativa promovida hoje pela Microsoft Portugal e Guarda Nacional Republicana (GNR) em cerca de 200 escolas em todo o País e que pretende assinalar o Dia Europeu da Internet Segura. No total serão impactadas 75.000 crianças e jovens, 600 pais e encarregados de educação e 300 seniores. Esta é uma iniciativa que a Microsoft Portugal e a GNR têm vindo a organizar todos os anos com o objetivo de alertar a população para a necessidade de adotar comportamentos seguros online. Porque se a questão da privacidade até está no radar de algumas faixas etárias – em especial dos jovens mas não dos seus pais, que insistem em publicar fotos dos filhos nas redes sociais, por exemplo – há outros riscos a que qualquer pessoa fica exposta a partir do momento em que está online, como sejam o cyberbullying, o furto de identidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência.
E se até aqui os mais jovens eram considerados os grupos de maior risco no que toca ao cibercrime, neste momento os seniores, por estarem cada vez mais online, são também um grupo com algum potencial de risco. Daí ser fundamental não só despertá-los para os perigos mas também para os comportamentos a adotar online, e o que fazer no caso de serem vítimas de cibercrime.

De acordo com dados da GNR, no ano passado o crime mais comum ligado à Internet foi a burla informática e nas comunicações (1.360 denúncias), seguindo-se a burla com fraude bancária (706). Registaram-se ainda mais de uma centena de crimes de devassa da vida privada e violação de segredo e de devassa da vida privada por meio de informática.

E é para prevenir este tipo de crimes que a Microsoft Portugal e a GNR têm investido nesta ação de sensibilização. Em 2015, os pais e encarregados de educação foram impactados pela primeira vez. Este ano, a mensagem estende-se aos seniores. Para cumprir este objetivo, a ação conta com o apoio de voluntários da multinacional e de 650 militares da GNR, que são os responsáveis pelas centenas de sessões de sensibilização que acontecem em todo o País. Destas, o destaque vai para a sessão que decorreu esta manhã na Escola da Guarda, em Queluz, e onde estiveram cerca de 360 crianças e jovens e 120 seniores, todos dos concelhos de Lisboa e Sintra. Para reafirmar o compromisso das duas instituições em contribuir para a criação de uma Internet mais segura, nesta sessão estiveram presentes João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal e do Major-General Luís Filipe Tavares Nunes, 2º Comandante-Geral da GNR. “Queremos que as pessoas usem a tecnologia mas de uma forma segura e responsável. Desde que bem utilizada, a tecnologia tem um potencial ilimitado e cada um de nós pode ter nas mãos as ferramentas certas para fazerem mais do que mais gostam. Por isso, a cidadania digital tem sido uma das bandeiras da Microsoft e com o contributo da GNR temos levado essa mensagem cada vez mais longe”, afirma João Couto. Uma opinião que é partilhada pelo 2º Comandante-Geral da GNR, Major-General Luís Filipe Tavares Nunes: “É objetivo para a GNR cooperar com todas as entidades, organismos, Forças e Serviços com responsabilidades na área da Segurança para, de forma sinérgica e articulada, contribuir para que o Ciberespaço seja um Espaço Seguro, livre e que promova o desenvolvimento da sociedade no respeito dos Direitos do Homem e das suas Liberdades Fundamentais”.

Mais informações:
Web Imprensa: www.microsoft.pt/imprensa