Irão tem como alvo as eleições de 2024 nos EUA

Segundo o relatório do Microsoft Threat Analysis Center

Lisboa, 09 de agosto de 2024 – O Microsoft Threat Analysis Center (MTAC) apresenta o relatório especial "Iran steps into US election 2024 with cyber-enabled influence operations" e o blog da autoria de Clint Watts, que destaca as ações levadas pelo Irão para influenciar as eleições presidenciais marcadas para novembro deste ano nos EUA. Através da intimidação ou o incitamento à violência contra figuras ou grupos políticos, estas ações têm como objetivo promover o caos e semear a dúvida sobre a integridade deste ato eleitoral.

Nas últimas semanas, grupos ligados ao governo iraniano intensificaram dois tipos de atividade. Em primeiro lugar, lançaram as bases para campanhas de influência em temas relacionados com as eleições e começaram a ativar estas campanhas com o propósito de suscitar controvérsia ou influenciar os eleitores - especialmente em estados indecisos. Em segundo lugar, lançaram operações que, segundo a Microsoft, se destinam a obter informações sobre campanhas políticas, o que lhes irá permitir influenciar futuros processos eleitorais.

Um dos grupos identificados tem vindo a lançar sites de notícias que visam grupos de eleitores norte-americanos em extremos opostos do espetro político. Um dos sites, chamado Nio Thinker, destina-se a audiências de esquerda e insulta o ex-presidente Donald Trump, apelidando-o de "elefante cheio de opiáceos na loja de porcelana MAGA" ou "litigiossauro louco e delirante". Outro, chamado Savannah Time, afirma ser uma "fonte fiável de notícias conservadoras na vibrante cidade de Savannah" e centra-se em temas como as questões LGBTQ+ e a mudança de género. A Microsoft detetou informação que sugere que este site está a utilizar serviços de Inteligência Artificial (IA) para plagiar pelo menos parte do conteúdo de publicações dos EUA.

Um outro grupo iraniano, ligado ao Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) enviou em junho um email de spear phishing a um oficial de alta patente de uma campanha presidencial a partir da conta comprometida de um antigo conselheiro de estado. O email continha uma ligação que encaminhava o utilizador através de um domínio controlado pelo grupo antes de ser encaminhado para um site com conteúdo falso. Poucos dias depois, o mesmo grupo tentou, sem sucesso, aceder a uma conta pertencente a um antigo candidato presidencial. A partir desse momento, todos os destinatários desses email foram notificados pela Microsoft deste tipo de intrusões.

Desde o início de 2023, o MTAC identificou um conjunto de operações, de um outro grupo de atores, que tem como principal foco a recolha de informações estratégicas, particularmente nos sectores dos satélites, da defesa e da saúde, com algumas organizações governamentais dos EUA como alvo, muitas vezes em estados onde os eleitores estão mais indecisos.

O MTAC tem acompanhado de forma regular as ameaças às eleições como parte de um trabalho mais amplo da Microsoft "Democracy Forward" e este relatório baseia-se no trabalho que a equipa realizou para acompanhar as ameaças às recentes eleições na Índia, Reino Unido e França. A atualização de hoje também inclui actividades observadas pela Microsoft por parte de agentes que promovem os objetivos geopolíticos da Rússia e da China, cada um com diferentes graus de eficácia.

De referir que a partilha destes relatórios tem como único objetivo enfatizar a importância de combater as deepfakes eleitorais e promover a educação e o conhecimento sobre possíveis interferências estrangeiras, para que eleitores, organizações governamentais, candidatos, partidos e outros se possam proteger contra estas ameaças.

Aceda ao relatório completo aqui.

SOBRE A MICROSOFT
Microsoft (Nasdaq "MSFT" @microsoft) cria plataformas e ferramentas robustecidas por Inteligência Artificial
para entregar soluções inovadoras que correspondam às necessidades crescentes dos nossos clientes. Enquanto empresa de tecnologia está comprometida com a democratização do acesso a Inteligência Artificial de forma responsável, mantendo a missão de capacitar todas as pessoas e organizações no planeta para atingir mais.