Microsoft Disrupt - Importância da Inteligência Artificial no setor energético

O ritmo da inovação nos últimos anos tem sido sem precedentes. Num curtíssimo espaço de tempo, passámos da emergência da transição digital para um salto quântico no desenvolvimento e adoção de ferramentas tecnológicas inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA).

A partir desta realidade, a questão que se coloca é: qual a capacidade dos diversos setores de atividade na adoção e implementação de novas soluções baseadas em IA?

Com o objetivo de democratizar todas as inovações em IA, ajudar pessoas e organizações a serem mais produtivas e apoiar o mercado português a entender melhor esta oportunidade, a Microsoft criou o DisruPT, um novo videocast executivo que contará com a participação de alguns líderes de empresas nacionais a atuar em diversos setores de atividade.

Este conjunto de conversas lideradas por Andrés Ortolá, Diretor Geral e Presidente da Microsoft Portugal, terão como quarta convidada Ana Paula Marques, Administradora Executiva do grupo EDP, com quem se abordou como a IA está a influenciar a transformação do setor energético, com destaque para:

“O investimento que tem de ser feito na transição energética é muito significativo, e vai passar claramente não só pela descarbonização, mas também pela descentralização do ponto de vista da energia, e pela digitalização que acelera tudo isto.”

“A EDP vai investir, até 2026, 26 mil milhões de euros em tecnologias verdes, e vamos fazer um investimento em cerca de 2 mil milhões de euros em toda a componente de tecnologia e de digital – tanto numa vertente do que fazemos nas nossas soluções tecnológicas para utilizadores finais, como para tudo aquilo que são os nossos colaboradores.”

“Começámos com cerca de 300 casos identificados de como é que poderíamos utilizar a tecnologia (…) priorizámos 25, nos quais estamos ativamente a trabalhar.”

“Na nossa estratégia de IA generativa desenvolvemos um conjunto do que designamos por Golden Rules (as Regras de Ouro), que têm de estar sempre associadas a um tratamento muito consciencioso, seguro e em compliance de tudo aquilo que fazemos em IA e do ponto de vista de dados.”

“Na EDP, desde a fase inicial, e em conjunto com a Microsoft, a preocupação foi em criar o nosso próprio Copilot, em ambiente seguro, para conseguirmos garantir que informação confidencial da organização não era colocada de uma forma totalmente aberta, fazendo a sensibilização dos nossos colaboradores para perceberem como é que o podiam fazer, ao abraçarmos ferramentas que nos trazem outra produtividade e em que queremos levar os nossos colaboradores a um patamar diferente de produtividade.”

“Quando penso no que é que eu poderia ser, penso numa pioneira que abraça a tecnologia como uma extensão das nossas capacidades humanas.”

Temas como a sustentabilidade, as competências do futuro, o perfil das lideranças no contexto da rápida evolução tecnológica, ou a regulação para a IA foram temas centrais abordados numa conversa em que ambos os gestores destacaram o papel da IA na aceleração e optimização do processo de transição energética das empresas e dos países, mas também nas potencialidades da IA trazidas para os negócios e para a performance dos colaboradores. Assista a este episódio a partir do dia 18 de março aqui.

Até lá, aproveite para rever o primeiros três episódios desta série de conversas com Miguel Maya, CEO do Millenium BCP, João Dias, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, e Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, onde abordaram a importância da IA no futuro da banca, do setor público, e do setor alimentar, respetivamente.