Microsoft lança Copilot for Finance para capacitar os departamentos financeiros das empresas

• Copilot for Finance está em public preview a partir de hoje
  • Copilot for Sales e Copilot for Service estão agora disponíveis de forma generalizada
Lisboa, 29 de fevereiro de 2024 – A Microsoft anuncia hoje a public preview do Copilot for Finance, a mais recente oferta do Copilot concebida para funções empresariais que expande o Copilot para Microsoft 365 e revoluciona a forma como os departamentos financeiros das empresas abordam o seu trabalho diário. O Copilot for Finance junta-se ao Copilot for Sales e ao Copilot for Service, agora disponíveis de forma generalizada, para, através da Inteligência Artificial (IA), automatizar os workflows com base na função e fornecer recomendações e orientações durante o fluxo de trabalho.

Os departamentos financeiros são fundamentais nas decisões estratégicas de cada empresa. De acordo com um estudo recente da Microsoft, 80%[1] dos líderes e das equipas financeiras enfrentam desafios para assumir um trabalho mais estratégico fora das áreas operacionais das suas funções. No entanto, um outro relatório demonstra que 62%[2] destas equipas afirma estar refém do trabalho repetitivo ou tedioso de introdução e revisão de dados. O Copilot for Finance pode ajudar a libertar tempo para que estes departamentos desempenhem um papel mais estratégico na prestação de recomendações à empresa, simplificando as tarefas, automatizando os workflows e fornecendo insights durante o fluxo de trabalho.

O Copilot for Finance é parte integrante do Copilot para Microsoft 365, que significa que vem aperfeiçoar o Excel, o Outlook e outras aplicações de produtividade amplamente utilizadas com insights específicos sobre o workflow e dados para os departamentos financeiros. O Copilot for Finance baseia-se no contexto essencial das fontes de dados existentes, incluindo sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) tradicionais, como o Microsoft Dynamics 365 e o SAP, e o Microsoft Graph.

Em public preview, o Copilot for Finance apresenta um conjunto de funcionalidades essenciais para melhorar as operações financeiras:
  • Permite aos analistas financeiros efetuar rapidamente uma análise de variância no Excel, utilizando prompts de linguagem natural para rever conjuntos de dados à procura de anomalias, riscos e valores não correspondentes. Este tipo de análise ajuda os departamentos a fornecer insights estratégicos aos líderes das empresas sobre onde estas estão a atingir, exceder ou ficar aquém dos resultados financeiros planeados e porquê.
  • Simplifica o processo no Excel com comparações automatizadas de estruturas de dados e resolução de problemas orientado para ajudar a passar da perceção à ação, o que ajuda a garantir a fiabilidade e a precisão dos registos financeiros.
  • Fornece um resumo completo dos detalhes relevantes da conta do cliente no Outlook, tais como extratos de saldo e farturas para acelerar o processo de cobranças.
  • Permite que os clientes transformem dados em bruto do Excel em apresentações e relatórios prontos para serem partilhados no Outlook e no Teams.
Agora disponíveis de forma generalizada, o Copilot for Sales e o Copilot for Service têm permitido melhorar os workflows dos comerciais e colaboradores e transformar as experiências dos clientes:
  • O Microsoft Copilot for Sales permite que os comerciais fechem negócios mais rapidamente através de insights e recomendações impulsionados por IA. O estudo sobre os comerciais da Microsoft que utilizam o Copilot for Sales pelo menos uma vez por semana concluiu que este os torna mais produtivos, poupando uma média de 90 minutos por semana – e 67% refere que lhes permitiu passar mais tempo com os clientes.
  • O Microsoft Copilot for Service está a modernizar o contact center com IA para melhorar o serviço e aumentar a produtividade dos colaboradores. No departamento de customer service da Microsoft - um dos maiores do mundo - houve uma redução de 12% no tempo médio da resolução de casos (o tempo gasto ativamente na resolução de casos de clientes via chat) em duas áreas de negócios de suporte ao cliente, ao usar funcionalidades semelhantes no Copilot no Dynamics 365 Customer Service. Os benefícios e use cases da implementação do Copilot na própria Microsoft continuarão a moldar o Copilot for Service e as suas funcionalidades.
Transformar os negócios com o Microsoft Copilot
O Copilot ajuda os utilizadores empresariais a resolver um problema comum: passar dos insights ao impacto. O mais recente Work Trend Index revelou que as pessoas estão rodeadas de dados. Cerca de um quarto do dia é passado a procurar informação e apenas 50% da informação que consomem diariamente é considerada necessária para o seu trabalho.?
O Copilot ajuda a quebrar os silos de informações e aplicações, enquanto obtém ativamente insights, recomendações e orientações a partir de uma variedade de fontes de dados, tudo de acordo com os princípios de IA responsável da Microsoft.

Empresas de todas as dimensões estão a avançar além da experimentação em IA e a adotar o Microsoft Copilot de forma estratégica para capacitar aqueles que estão mais próximos das interações com os clientes e das operações críticas, criando assim valor de negócio.
Para mais informações sobre o novo Copilot for Finance, consulte: https://aka.ms/CopilotforFinancePreview.

[1] Future of Finance Trends | Microsoft Dynamics 365

[2] Metric of the Month: Time Allocation in Finance | CFO