Microsoft promove “Do IT, Girls!” para capacitar a próxima geração de mulheres em tecnologia

• Edição de 2024 do “Do IT, Girls!” irá reunir cerca de 50 raparigas nos escritórios da tecnológica
  • Pela primeira vez, esta iniciativa irá contar com sessões On the Road com o objetivo de levar sessões de mentoring e workshops a escolas em todas as regiões do país

Lisboa, 19 de março de 2024 – Microsoft Portugal promove mais uma edição do programa “Do IT, Girls!”, iniciativa que pretende capacitar a próxima geração de jovens mulheres com conhecimento e os recursos necessários para se tornarem mais inovadoras, e incentivar a prosseguir por carreiras em STEM (science, technology, engineering e mathematics). Adicionalmente às sessões de mentoring e workshops, a edição deste ano irá contar pela primeira vez com sessões On the Road, com o objetivo de levar estes conteúdos a escolas em várias regiões do país.

Dirigido às estudantes do 3º ciclo, o programa “Do IT, Girls!” irá reunir cerca de 50 raparigas, a 21 de março, nos escritórios da Microsoft Portugal, com o objetivo de ajudar a promover uma maior cultura digital entre as jovens, desmitificar as carreiras na área das STEM e inspirar todas as participantes a prosseguir a educação e oportunidades de carreira na indústria tecnológica.

Ao longo do evento, as participantes terão a oportunidade de assistir a sessões inspiradoras sobre carreiras em tecnologia, role models e enviesamento de género, estando ainda previsto um workshop dedicado a professores sobre este tema. Durante a tarde as participantes terão uma experiência prática de programação, através de um workshop interativo, seguido de uma visita à casa Microsoft, onde irão conhecer colaboradoras da empresa. O evento contará com a presença de Andres Ortola, Diretor-Geral e Presidente da Microsoft Portugal, Sónia Falcão, Diretora Executiva da Unidade de Customer Success, Ana Rita Serra, Education Lead e Mayte Cubino Gonzalez, Diretora de Engenharia de Suporte e Site Lead.

Mayte Cubino Gonzalez, site lead do Centro de Suporte e Engenharia da Microsoft Portugal, afirma “segundo os dados mais recentes do The World Bank, as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho mundial em domínios relacionados com a tecnologia. Numa análise mais fina, na União Europeia, as mulheres representam apenas 19,1% do sector das TIC. É com base nestes indicadores que sentimos a necessidade de criar estratégias e soluções que permitam combater este gap, como a aposta em programas como o “Do IT, Girls!”. As jovens, que atualmente frequentem o 3ª ciclo, são as mulheres do futuro, pelo que é fundamental começar o quanto antes a desmitificar esta área e, consequentemente, a inspirar a prosseguir a carreira nesta indústria”.

Este ano, para potenciar estas sessões de mentoring e workshops junto de um maior número de jovens, a Microsoft Portugal vai levar estes conteúdos a escolas em todas as regiões do país. Estas sessões On the Road, a ter início a partir de 21 de março, pretendem impactar cerca de 450 estudantes tanto do sexo feminino, como masculino, do 3º ciclo, sendo que vão estar disponíveis em duas dimensões (curta e longa duração) com o objetivo de abordar os conceitos fundamentais e estereótipos de género, com diferentes dinâmicas de grupo entre os jovens.