Sofia Vaz Pires assume Direção Executiva de Marketing e Operações da Microsoft Portugal

A Microsoft Portugal anuncia a contratação de Sofia Vaz Pires como Diretora Executiva de Marketing e Operações. A profissional conta com uma vasta experiência em cargos de liderança locais, regionais e globais, em áreas como Vendas, Parcerias, Marketing, Estratégia, Operações e Direção-Geral, em empresas de referência no setor de tecnologia e telecomunicações.

Com mais de duas décadas de experiência profissional, Sofia Vaz Pires será responsável pela gestão da implementação da estratégia comercial da Microsoft e pelos seus produtos e serviços no mercado português, junto dos diferentes públicos.

No último ano, Sofia Vaz Pires foi Presidente Executiva da Ericsson Portugal. Anteriormente, acumulou diferentes cargos de liderança em várias empresas, funções e geografias, nomeadamente em Espanha, Reino Unido e América Latina. Ao longo de quase uma década de experiência profissional no estrangeiro, Sofia Vaz Pires integrou a sede mundial do grupo BT (anteriormente British Telecom), onde chegou a assumir o cargo de Chefe de Operações (COO) para a região da América Latina. Anos mais tarde viria a ocupar o cargo de Vice-Presidente para a região da Europa e Médio Oriente. Em 2017, fez carreira na multinacional japonesa Ricoh como Vice-Presidente mundial das áreas de Novos Negócios e Vendas. Regressada a Portugal, em 2020, ocupou uma posição de direção na NOS SGPS antes de regressar à empresa na qual iniciara o seu percurso profissional.

Sofia Vaz Pires, Diretora Executiva de Marketing e Operações da Microsoft Portugal assume com entusiasmo o novo desafio profissional em território nacional, passando assim a integrar a equipa executiva da subsidiária portuguesa da tecnológica de Seattle.

“O momento de acentuada aceleração tecnológica que vivemos é uma oportunidade única para o desenvolvimento do negócio e do ecossistema no seu todo. A tecnologia está hoje no centro de tudo o que fazemos, e é com propósito e futuro sentido de missão que assumo esta função”, revelou a responsável.

Em 2017, Sofia Vaz Pires foi reconhecida como uma das 40 Líderes Empresariais mais promissoras de Portugal com menos de 40 anos, uma iniciativa do Jornal Expresso, Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE), Ministério da Economia, entre outras entidades.

Licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, a responsável detém um MBA pela ESADE Business School e um curso em Leadership Management pela Cornell University.

CONTACTOS:

Erica Macieira Inês Filipe
erica.macieira@lift.com.pt ines.filipe@lift.com.pt

Sobre a Microsoft
A Microsoft possibilita a transformação digital na era da Intelligent Cloud e Intelligent Edge. A sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para alcançarem mais.