• Microsoft Portugal/

Na abertura da COP28, a decorrer no Dubai, a Microsoft anuncia uma parceria que permitirá à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês) criar uma plataforma impulsionada por Inteligência Artificial (IA) e um hub global de dados climáticos para medir e analisar o progresso global na redução das emissões.

Esta solução simplificará drasticamente o processo de validação e análise dos dados climáticos apresentados pelas 196 Partes do Acordo de Paris.

A parceria surge num momento crítico, quando os governos mundiais se reúnem na COP28, organizada pela UNFCCC e pela Presidência dos Emirados Árabes Unidos, para fazer um balanço dos lentos progressos no cumprimento dos objetivos climáticos estabelecidos pelo Acordo de Paris.

"O mundo tem de avançar mais rapidamente para reduzir as emissões de carbono. Em termos simples, não se pode corrigir o que não se consegue medir, e estas novas ferramentas de IA e de dados permitirão às nações medir as emissões muito melhor do que o fazem atualmente", afirma Brad Smith, Presidente e Vice-Chair da Microsoft.

"O Acordo de Paris fornece a framework para que todas as nações do mundo reduzam as emissões de gases com efeito de estufa de forma a limitar o aquecimento global a 1,5 graus", afirma Simon Stiell, Secretário-executivo da UNFCCC. "As alterações climáticas são uma emergência global que ultrapassa fronteiras. Exigirá tecnologia para adaptação e mitigação. O progresso também requer a colaboração de parceiros de confiança para desenvolver as ferramentas que a framework exige para ser implementada. Estamos satisfeitos por trabalhar com a Microsoft neste esforço".